UM ESTUDO SOBRE LETRAMENTO MATEMÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UTILIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3987 |
Resumo: | Este artigo tem como tema central o desenvolvimento do Letramento Matemático através da metodologia de Resolução de Problemas no Ensino Fundamental. Para isso realiza reflexões acerca do Letramento Matemático tomando como base o aspecto histórico e os conceitos de Letramento na Língua Materna. Buscamos entender o que significa “ler” matemática a partir do entendimento de linguagem. Além disso, distinguimos o Letramento Matemático dos conceitos de Alfabetização Matemática e Numeramento que, por vezes, se encontram ou confundem. Também, refletimos a adoção da Resolução de Problemas para o ensino de Matemática, entendendo a razões e formas de utilizar essa metodologia. Esses estudos foram feitos visando apresentar a metodologia de Resolução de Problemas como forma de alcançar o desenvolvimento do Letramento Matemático. O referencial teórico adotado centra-se em autores que discorrem sobre a questão de Letramento, Alfabetização, Numeramento e Resolução de Problemas. |
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UM ESTUDO SOBRE LETRAMENTO MATEMÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UTILIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMASLetramento Matemático; Ensino Fundamental; Resolução de Problemas.Este artigo tem como tema central o desenvolvimento do Letramento Matemático através da metodologia de Resolução de Problemas no Ensino Fundamental. Para isso realiza reflexões acerca do Letramento Matemático tomando como base o aspecto histórico e os conceitos de Letramento na Língua Materna. Buscamos entender o que significa “ler” matemática a partir do entendimento de linguagem. Além disso, distinguimos o Letramento Matemático dos conceitos de Alfabetização Matemática e Numeramento que, por vezes, se encontram ou confundem. Também, refletimos a adoção da Resolução de Problemas para o ensino de Matemática, entendendo a razões e formas de utilizar essa metodologia. Esses estudos foram feitos visando apresentar a metodologia de Resolução de Problemas como forma de alcançar o desenvolvimento do Letramento Matemático. O referencial teórico adotado centra-se em autores que discorrem sobre a questão de Letramento, Alfabetização, Numeramento e Resolução de Problemas.Revista UniabeuSilva, Beatriz Pereira daVicter, Eline das Flores2020-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3987Revista Uniabeu; v. 13, n. 33 (2020): Revista UNIABEU; 99-1152179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3987/pdfDireitos autorais 2020 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-11T20:01:59Zoai:ojs2.abeu.local:article/3987Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2020-11-11T20:01:59Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
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