O ESPAÇO E O TEMPO DA INFÂNCIA NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrão, Ruhena Kelber
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1902
Resumo: Este artigo tem por objetivo mapear a passagem da Educação Infantil para o primeiro ano. A metodologia empregada é inspirada no Estudo de Caso, contanto com múltiplas fontes de evidências, classificando os dados em três categorias: O espaço físico, o espaço do brinquedo e o espaço do currículo na sala de aula da Educação Infantil e do primeiro ano. A partir desses indicadores, características como a espontaneidade, criatividade, imaginação e divertimento, bem como a dimensão do corpo e das atividades corporais tendem a se perder, dando lugar aos cronogramas escolares cheios de conteúdos a serem desenvolvidos em um curto período de tempo, variando entre 45min e 1h30min, nos quais a professora, muitas vezes sem fazer qualquer interlocução de saberes, trabalha conteúdos diversos.
id UNIABEU-1_3663fc776658d5d1aa33f8b6cd02bb4b
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/1902
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling O ESPAÇO E O TEMPO DA INFÂNCIA NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAISciencias humana; educação infantilEducação Infantil, Espaço, Ensino fundamental de nove anosEste artigo tem por objetivo mapear a passagem da Educação Infantil para o primeiro ano. A metodologia empregada é inspirada no Estudo de Caso, contanto com múltiplas fontes de evidências, classificando os dados em três categorias: O espaço físico, o espaço do brinquedo e o espaço do currículo na sala de aula da Educação Infantil e do primeiro ano. A partir desses indicadores, características como a espontaneidade, criatividade, imaginação e divertimento, bem como a dimensão do corpo e das atividades corporais tendem a se perder, dando lugar aos cronogramas escolares cheios de conteúdos a serem desenvolvidos em um curto período de tempo, variando entre 45min e 1h30min, nos quais a professora, muitas vezes sem fazer qualquer interlocução de saberes, trabalha conteúdos diversos.Revista UniabeuAbrão, Ruhena Kelber2016-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1902Revista Uniabeu; v. 8, n. 20 (2015): Revista UNIABEU; 236-2512179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1902/pdf_290info:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-04T02:49:47Zoai:ojs2.abeu.local:article/1902Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2016-01-04T02:49:47Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv O ESPAÇO E O TEMPO DA INFÂNCIA NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS
title O ESPAÇO E O TEMPO DA INFÂNCIA NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS
spellingShingle O ESPAÇO E O TEMPO DA INFÂNCIA NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS
Abrão, Ruhena Kelber
ciencias humana; educação infantil
Educação Infantil, Espaço, Ensino fundamental de nove anos
title_short O ESPAÇO E O TEMPO DA INFÂNCIA NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS
title_full O ESPAÇO E O TEMPO DA INFÂNCIA NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS
title_fullStr O ESPAÇO E O TEMPO DA INFÂNCIA NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS
title_full_unstemmed O ESPAÇO E O TEMPO DA INFÂNCIA NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS
title_sort O ESPAÇO E O TEMPO DA INFÂNCIA NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS
author Abrão, Ruhena Kelber
author_facet Abrão, Ruhena Kelber
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrão, Ruhena Kelber
dc.subject.por.fl_str_mv ciencias humana; educação infantil
Educação Infantil, Espaço, Ensino fundamental de nove anos
topic ciencias humana; educação infantil
Educação Infantil, Espaço, Ensino fundamental de nove anos
description Este artigo tem por objetivo mapear a passagem da Educação Infantil para o primeiro ano. A metodologia empregada é inspirada no Estudo de Caso, contanto com múltiplas fontes de evidências, classificando os dados em três categorias: O espaço físico, o espaço do brinquedo e o espaço do currículo na sala de aula da Educação Infantil e do primeiro ano. A partir desses indicadores, características como a espontaneidade, criatividade, imaginação e divertimento, bem como a dimensão do corpo e das atividades corporais tendem a se perder, dando lugar aos cronogramas escolares cheios de conteúdos a serem desenvolvidos em um curto período de tempo, variando entre 45min e 1h30min, nos quais a professora, muitas vezes sem fazer qualquer interlocução de saberes, trabalha conteúdos diversos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1902
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1902/pdf_290
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 8, n. 20 (2015): Revista UNIABEU; 236-251
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170820835606528