O ESPAÇO E O TEMPO DA INFÂNCIA NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1902 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo mapear a passagem da Educação Infantil para o primeiro ano. A metodologia empregada é inspirada no Estudo de Caso, contanto com múltiplas fontes de evidências, classificando os dados em três categorias: O espaço físico, o espaço do brinquedo e o espaço do currículo na sala de aula da Educação Infantil e do primeiro ano. A partir desses indicadores, características como a espontaneidade, criatividade, imaginação e divertimento, bem como a dimensão do corpo e das atividades corporais tendem a se perder, dando lugar aos cronogramas escolares cheios de conteúdos a serem desenvolvidos em um curto período de tempo, variando entre 45min e 1h30min, nos quais a professora, muitas vezes sem fazer qualquer interlocução de saberes, trabalha conteúdos diversos. |
id |
UNIABEU-1_3663fc776658d5d1aa33f8b6cd02bb4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/1902 |
network_acronym_str |
UNIABEU-1 |
network_name_str |
Revista UNIABEU (2010) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ESPAÇO E O TEMPO DA INFÂNCIA NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAISciencias humana; educação infantilEducação Infantil, Espaço, Ensino fundamental de nove anosEste artigo tem por objetivo mapear a passagem da Educação Infantil para o primeiro ano. A metodologia empregada é inspirada no Estudo de Caso, contanto com múltiplas fontes de evidências, classificando os dados em três categorias: O espaço físico, o espaço do brinquedo e o espaço do currículo na sala de aula da Educação Infantil e do primeiro ano. A partir desses indicadores, características como a espontaneidade, criatividade, imaginação e divertimento, bem como a dimensão do corpo e das atividades corporais tendem a se perder, dando lugar aos cronogramas escolares cheios de conteúdos a serem desenvolvidos em um curto período de tempo, variando entre 45min e 1h30min, nos quais a professora, muitas vezes sem fazer qualquer interlocução de saberes, trabalha conteúdos diversos.Revista UniabeuAbrão, Ruhena Kelber2016-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1902Revista Uniabeu; v. 8, n. 20 (2015): Revista UNIABEU; 236-2512179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1902/pdf_290info:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-04T02:49:47Zoai:ojs2.abeu.local:article/1902Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2016-01-04T02:49:47Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ESPAÇO E O TEMPO DA INFÂNCIA NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS |
title |
O ESPAÇO E O TEMPO DA INFÂNCIA NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS |
spellingShingle |
O ESPAÇO E O TEMPO DA INFÂNCIA NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS Abrão, Ruhena Kelber ciencias humana; educação infantil Educação Infantil, Espaço, Ensino fundamental de nove anos |
title_short |
O ESPAÇO E O TEMPO DA INFÂNCIA NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS |
title_full |
O ESPAÇO E O TEMPO DA INFÂNCIA NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS |
title_fullStr |
O ESPAÇO E O TEMPO DA INFÂNCIA NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS |
title_full_unstemmed |
O ESPAÇO E O TEMPO DA INFÂNCIA NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS |
title_sort |
O ESPAÇO E O TEMPO DA INFÂNCIA NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS |
author |
Abrão, Ruhena Kelber |
author_facet |
Abrão, Ruhena Kelber |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abrão, Ruhena Kelber |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ciencias humana; educação infantil Educação Infantil, Espaço, Ensino fundamental de nove anos |
topic |
ciencias humana; educação infantil Educação Infantil, Espaço, Ensino fundamental de nove anos |
description |
Este artigo tem por objetivo mapear a passagem da Educação Infantil para o primeiro ano. A metodologia empregada é inspirada no Estudo de Caso, contanto com múltiplas fontes de evidências, classificando os dados em três categorias: O espaço físico, o espaço do brinquedo e o espaço do currículo na sala de aula da Educação Infantil e do primeiro ano. A partir desses indicadores, características como a espontaneidade, criatividade, imaginação e divertimento, bem como a dimensão do corpo e das atividades corporais tendem a se perder, dando lugar aos cronogramas escolares cheios de conteúdos a serem desenvolvidos em um curto período de tempo, variando entre 45min e 1h30min, nos quais a professora, muitas vezes sem fazer qualquer interlocução de saberes, trabalha conteúdos diversos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1902 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1902 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1902/pdf_290 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu; v. 8, n. 20 (2015): Revista UNIABEU; 236-251 2179-5037 reponame:Revista UNIABEU (2010) instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
Revista UNIABEU (2010) |
collection |
Revista UNIABEU (2010) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170820835606528 |