Transição da educação infantil para os anos iniciais: uma análise de trabalhos apresentados em GTs da ANPEd

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Andreisa Alves da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196350
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_ff8c98a0b95ac9a0a29b0036df6d6c06
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196350
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Transição da educação infantil para os anos iniciais: uma análise de trabalhos apresentados em GTs da ANPEdEducação InfantilAnos IniciaisEnsino FundamentalTransiçãoInfânciaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo refletir sobre a transição das crianças da Educação Infantil para os anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de uma análise sobre a produção de artigos apresentados nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), de 2006 a 2015, nos Grupos de Trabalho 07, 10 e 13. Para tal, foi realizada uma análise bibliográfica sobre o tema, focalizando os trabalhos dos GTs supracitados, resultando num total de dez textos. Inicialmente selecionou-se os GTs cujos eixos estivessem de acordo com o tema do estudo. Posteriormente realizou-se uma busca por palavras-chave que possibilitaram a identificação de textos sobre a transição da Educação Infantil para os anos iniciais para, então, proceder à leitura e análise do conteúdo de cada artigo. Neste percurso constataram-se três ênfases mais recorrentes nas análises e discussões presentes nos referidos textos, as quais permitiram a elaboração de eixos de análise para este TCC, a saber: a) O currículo; b) Formação de professores/as; c) O brincar. Os achados do estudo apontaram para a necessidade de pensar o quanto a vivência da infância na escola precisa ser considerada, com um currículo mais implicado com a ludicidade e o brincar. Um currículo que contemple necessidades, particularidades e heterogeneidade das crianças de seis a dez anos. Apontou ainda para a importância de um aprofundamento deste debate na formação inicial e continuada de professores/as dos anos iniciais, especialmente após a implementação do Ensino Fundamental de nove anos e a alteração da idade para o ingresso das crianças nesta etapa escolar.Florianópolis, SCPereira, Angélica SilvanaUniversidade Federal de Santa CatarinaConceição, Andreisa Alves da2019-05-29T19:10:27Z2019-05-29T19:10:27Z2017-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis47 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196350porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T19:10:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196350Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-29T19:10:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Transição da educação infantil para os anos iniciais: uma análise de trabalhos apresentados em GTs da ANPEd
title Transição da educação infantil para os anos iniciais: uma análise de trabalhos apresentados em GTs da ANPEd
spellingShingle Transição da educação infantil para os anos iniciais: uma análise de trabalhos apresentados em GTs da ANPEd
Conceição, Andreisa Alves da
Educação Infantil
Anos Iniciais
Ensino Fundamental
Transição
Infância
title_short Transição da educação infantil para os anos iniciais: uma análise de trabalhos apresentados em GTs da ANPEd
title_full Transição da educação infantil para os anos iniciais: uma análise de trabalhos apresentados em GTs da ANPEd
title_fullStr Transição da educação infantil para os anos iniciais: uma análise de trabalhos apresentados em GTs da ANPEd
title_full_unstemmed Transição da educação infantil para os anos iniciais: uma análise de trabalhos apresentados em GTs da ANPEd
title_sort Transição da educação infantil para os anos iniciais: uma análise de trabalhos apresentados em GTs da ANPEd
author Conceição, Andreisa Alves da
author_facet Conceição, Andreisa Alves da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Angélica Silvana
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Andreisa Alves da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Anos Iniciais
Ensino Fundamental
Transição
Infância
topic Educação Infantil
Anos Iniciais
Ensino Fundamental
Transição
Infância
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11
2019-05-29T19:10:27Z
2019-05-29T19:10:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196350
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 47 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652011960270848