Transição da educação infantil para os anos iniciais: uma análise de trabalhos apresentados em GTs da ANPEd
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196350 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_ff8c98a0b95ac9a0a29b0036df6d6c06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196350 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Transição da educação infantil para os anos iniciais: uma análise de trabalhos apresentados em GTs da ANPEdEducação InfantilAnos IniciaisEnsino FundamentalTransiçãoInfânciaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo refletir sobre a transição das crianças da Educação Infantil para os anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de uma análise sobre a produção de artigos apresentados nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), de 2006 a 2015, nos Grupos de Trabalho 07, 10 e 13. Para tal, foi realizada uma análise bibliográfica sobre o tema, focalizando os trabalhos dos GTs supracitados, resultando num total de dez textos. Inicialmente selecionou-se os GTs cujos eixos estivessem de acordo com o tema do estudo. Posteriormente realizou-se uma busca por palavras-chave que possibilitaram a identificação de textos sobre a transição da Educação Infantil para os anos iniciais para, então, proceder à leitura e análise do conteúdo de cada artigo. Neste percurso constataram-se três ênfases mais recorrentes nas análises e discussões presentes nos referidos textos, as quais permitiram a elaboração de eixos de análise para este TCC, a saber: a) O currículo; b) Formação de professores/as; c) O brincar. Os achados do estudo apontaram para a necessidade de pensar o quanto a vivência da infância na escola precisa ser considerada, com um currículo mais implicado com a ludicidade e o brincar. Um currículo que contemple necessidades, particularidades e heterogeneidade das crianças de seis a dez anos. Apontou ainda para a importância de um aprofundamento deste debate na formação inicial e continuada de professores/as dos anos iniciais, especialmente após a implementação do Ensino Fundamental de nove anos e a alteração da idade para o ingresso das crianças nesta etapa escolar.Florianópolis, SCPereira, Angélica SilvanaUniversidade Federal de Santa CatarinaConceição, Andreisa Alves da2019-05-29T19:10:27Z2019-05-29T19:10:27Z2017-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis47 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196350porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T19:10:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196350Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-29T19:10:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transição da educação infantil para os anos iniciais: uma análise de trabalhos apresentados em GTs da ANPEd |
title |
Transição da educação infantil para os anos iniciais: uma análise de trabalhos apresentados em GTs da ANPEd |
spellingShingle |
Transição da educação infantil para os anos iniciais: uma análise de trabalhos apresentados em GTs da ANPEd Conceição, Andreisa Alves da Educação Infantil Anos Iniciais Ensino Fundamental Transição Infância |
title_short |
Transição da educação infantil para os anos iniciais: uma análise de trabalhos apresentados em GTs da ANPEd |
title_full |
Transição da educação infantil para os anos iniciais: uma análise de trabalhos apresentados em GTs da ANPEd |
title_fullStr |
Transição da educação infantil para os anos iniciais: uma análise de trabalhos apresentados em GTs da ANPEd |
title_full_unstemmed |
Transição da educação infantil para os anos iniciais: uma análise de trabalhos apresentados em GTs da ANPEd |
title_sort |
Transição da educação infantil para os anos iniciais: uma análise de trabalhos apresentados em GTs da ANPEd |
author |
Conceição, Andreisa Alves da |
author_facet |
Conceição, Andreisa Alves da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Angélica Silvana Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conceição, Andreisa Alves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Anos Iniciais Ensino Fundamental Transição Infância |
topic |
Educação Infantil Anos Iniciais Ensino Fundamental Transição Infância |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11 2019-05-29T19:10:27Z 2019-05-29T19:10:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196350 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196350 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
47 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652011960270848 |