O ENSINO DA MATEMÁTICA E A SUA INFLUÊNCIA QUANTO À PERSPECTIVA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Alex Sandro Ribeiro de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lopes, Jurema Rosa, Victer, Eline das Flores
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1817
Resumo: Este trabalho objetiva destacar o ensino da matemática e a sua influência quanto à perspectiva de orientação profissional e analisar a possibilidade de se constituir nova relação do aluno com o mundo do trabalho. O universo dos sujeitos do estudo é formado por trinta e cinco alunos do nono ano do Ensino Fundamental do CIEP 377 Carmen da Silva em Belford Roxo no Estado do Rio de Janeiro. O referencial teórico usado para o desenvolvimento do estudo baseou-se nos trabalhos de Freire (2002, 2005), Kuenzer (2002, 2004, 2010), Fiorentini (2008), D'Ambrosio (2008), Dayrell (2007). Os resultados obtidos favorecem a reflexão sobre uma nova maneira de ensinar matemática que pode, em algum momento, despertar nos alunos do ensino fundamental o reconhecimento da necessidade de maior envolvimento com a educação formal, especificamente com a matemática, com vistas a atingirem suas expectativas profissionais e de vida.
id UNIABEU-1_7506c2651e94a159f2ca0bdfa4ae482c
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/1817
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling O ENSINO DA MATEMÁTICA E A SUA INFLUÊNCIA QUANTO À PERSPECTIVA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONALmatemáticaensino; matemática; orientação profissional; projeto de ensinoEste trabalho objetiva destacar o ensino da matemática e a sua influência quanto à perspectiva de orientação profissional e analisar a possibilidade de se constituir nova relação do aluno com o mundo do trabalho. O universo dos sujeitos do estudo é formado por trinta e cinco alunos do nono ano do Ensino Fundamental do CIEP 377 Carmen da Silva em Belford Roxo no Estado do Rio de Janeiro. O referencial teórico usado para o desenvolvimento do estudo baseou-se nos trabalhos de Freire (2002, 2005), Kuenzer (2002, 2004, 2010), Fiorentini (2008), D'Ambrosio (2008), Dayrell (2007). Os resultados obtidos favorecem a reflexão sobre uma nova maneira de ensinar matemática que pode, em algum momento, despertar nos alunos do ensino fundamental o reconhecimento da necessidade de maior envolvimento com a educação formal, especificamente com a matemática, com vistas a atingirem suas expectativas profissionais e de vida.Revista UniabeuAndrade, Alex Sandro Ribeiro deLopes, Jurema RosaVicter, Eline das Flores2015-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1817Revista Uniabeu; v. 8, n. 19 (2015): Revista UNIABEU; 383-3952179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1817/pdf_252info:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-31T03:35:19Zoai:ojs2.abeu.local:article/1817Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2015-08-31T03:35:19Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DA MATEMÁTICA E A SUA INFLUÊNCIA QUANTO À PERSPECTIVA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
title O ENSINO DA MATEMÁTICA E A SUA INFLUÊNCIA QUANTO À PERSPECTIVA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
spellingShingle O ENSINO DA MATEMÁTICA E A SUA INFLUÊNCIA QUANTO À PERSPECTIVA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
Andrade, Alex Sandro Ribeiro de
matemática
ensino; matemática; orientação profissional; projeto de ensino
title_short O ENSINO DA MATEMÁTICA E A SUA INFLUÊNCIA QUANTO À PERSPECTIVA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
title_full O ENSINO DA MATEMÁTICA E A SUA INFLUÊNCIA QUANTO À PERSPECTIVA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
title_fullStr O ENSINO DA MATEMÁTICA E A SUA INFLUÊNCIA QUANTO À PERSPECTIVA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
title_full_unstemmed O ENSINO DA MATEMÁTICA E A SUA INFLUÊNCIA QUANTO À PERSPECTIVA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
title_sort O ENSINO DA MATEMÁTICA E A SUA INFLUÊNCIA QUANTO À PERSPECTIVA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
author Andrade, Alex Sandro Ribeiro de
author_facet Andrade, Alex Sandro Ribeiro de
Lopes, Jurema Rosa
Victer, Eline das Flores
author_role author
author2 Lopes, Jurema Rosa
Victer, Eline das Flores
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Alex Sandro Ribeiro de
Lopes, Jurema Rosa
Victer, Eline das Flores
dc.subject.por.fl_str_mv matemática
ensino; matemática; orientação profissional; projeto de ensino
topic matemática
ensino; matemática; orientação profissional; projeto de ensino
description Este trabalho objetiva destacar o ensino da matemática e a sua influência quanto à perspectiva de orientação profissional e analisar a possibilidade de se constituir nova relação do aluno com o mundo do trabalho. O universo dos sujeitos do estudo é formado por trinta e cinco alunos do nono ano do Ensino Fundamental do CIEP 377 Carmen da Silva em Belford Roxo no Estado do Rio de Janeiro. O referencial teórico usado para o desenvolvimento do estudo baseou-se nos trabalhos de Freire (2002, 2005), Kuenzer (2002, 2004, 2010), Fiorentini (2008), D'Ambrosio (2008), Dayrell (2007). Os resultados obtidos favorecem a reflexão sobre uma nova maneira de ensinar matemática que pode, em algum momento, despertar nos alunos do ensino fundamental o reconhecimento da necessidade de maior envolvimento com a educação formal, especificamente com a matemática, com vistas a atingirem suas expectativas profissionais e de vida.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1817
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1817/pdf_252
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 8, n. 19 (2015): Revista UNIABEU; 383-395
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170818852749312