O ENSINO DA MATEMÁTICA E A SUA INFLUÊNCIA QUANTO À PERSPECTIVA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1817 |
Resumo: | Este trabalho objetiva destacar o ensino da matemática e a sua influência quanto à perspectiva de orientação profissional e analisar a possibilidade de se constituir nova relação do aluno com o mundo do trabalho. O universo dos sujeitos do estudo é formado por trinta e cinco alunos do nono ano do Ensino Fundamental do CIEP 377 Carmen da Silva em Belford Roxo no Estado do Rio de Janeiro. O referencial teórico usado para o desenvolvimento do estudo baseou-se nos trabalhos de Freire (2002, 2005), Kuenzer (2002, 2004, 2010), Fiorentini (2008), D'Ambrosio (2008), Dayrell (2007). Os resultados obtidos favorecem a reflexão sobre uma nova maneira de ensinar matemática que pode, em algum momento, despertar nos alunos do ensino fundamental o reconhecimento da necessidade de maior envolvimento com a educação formal, especificamente com a matemática, com vistas a atingirem suas expectativas profissionais e de vida. |
id |
UNIABEU-1_7506c2651e94a159f2ca0bdfa4ae482c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/1817 |
network_acronym_str |
UNIABEU-1 |
network_name_str |
Revista UNIABEU (2010) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DA MATEMÁTICA E A SUA INFLUÊNCIA QUANTO À PERSPECTIVA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONALmatemáticaensino; matemática; orientação profissional; projeto de ensinoEste trabalho objetiva destacar o ensino da matemática e a sua influência quanto à perspectiva de orientação profissional e analisar a possibilidade de se constituir nova relação do aluno com o mundo do trabalho. O universo dos sujeitos do estudo é formado por trinta e cinco alunos do nono ano do Ensino Fundamental do CIEP 377 Carmen da Silva em Belford Roxo no Estado do Rio de Janeiro. O referencial teórico usado para o desenvolvimento do estudo baseou-se nos trabalhos de Freire (2002, 2005), Kuenzer (2002, 2004, 2010), Fiorentini (2008), D'Ambrosio (2008), Dayrell (2007). Os resultados obtidos favorecem a reflexão sobre uma nova maneira de ensinar matemática que pode, em algum momento, despertar nos alunos do ensino fundamental o reconhecimento da necessidade de maior envolvimento com a educação formal, especificamente com a matemática, com vistas a atingirem suas expectativas profissionais e de vida.Revista UniabeuAndrade, Alex Sandro Ribeiro deLopes, Jurema RosaVicter, Eline das Flores2015-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1817Revista Uniabeu; v. 8, n. 19 (2015): Revista UNIABEU; 383-3952179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1817/pdf_252info:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-31T03:35:19Zoai:ojs2.abeu.local:article/1817Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2015-08-31T03:35:19Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DA MATEMÁTICA E A SUA INFLUÊNCIA QUANTO À PERSPECTIVA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL |
title |
O ENSINO DA MATEMÁTICA E A SUA INFLUÊNCIA QUANTO À PERSPECTIVA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL |
spellingShingle |
O ENSINO DA MATEMÁTICA E A SUA INFLUÊNCIA QUANTO À PERSPECTIVA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL Andrade, Alex Sandro Ribeiro de matemática ensino; matemática; orientação profissional; projeto de ensino |
title_short |
O ENSINO DA MATEMÁTICA E A SUA INFLUÊNCIA QUANTO À PERSPECTIVA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL |
title_full |
O ENSINO DA MATEMÁTICA E A SUA INFLUÊNCIA QUANTO À PERSPECTIVA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL |
title_fullStr |
O ENSINO DA MATEMÁTICA E A SUA INFLUÊNCIA QUANTO À PERSPECTIVA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DA MATEMÁTICA E A SUA INFLUÊNCIA QUANTO À PERSPECTIVA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL |
title_sort |
O ENSINO DA MATEMÁTICA E A SUA INFLUÊNCIA QUANTO À PERSPECTIVA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL |
author |
Andrade, Alex Sandro Ribeiro de |
author_facet |
Andrade, Alex Sandro Ribeiro de Lopes, Jurema Rosa Victer, Eline das Flores |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Jurema Rosa Victer, Eline das Flores |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Alex Sandro Ribeiro de Lopes, Jurema Rosa Victer, Eline das Flores |
dc.subject.por.fl_str_mv |
matemática ensino; matemática; orientação profissional; projeto de ensino |
topic |
matemática ensino; matemática; orientação profissional; projeto de ensino |
description |
Este trabalho objetiva destacar o ensino da matemática e a sua influência quanto à perspectiva de orientação profissional e analisar a possibilidade de se constituir nova relação do aluno com o mundo do trabalho. O universo dos sujeitos do estudo é formado por trinta e cinco alunos do nono ano do Ensino Fundamental do CIEP 377 Carmen da Silva em Belford Roxo no Estado do Rio de Janeiro. O referencial teórico usado para o desenvolvimento do estudo baseou-se nos trabalhos de Freire (2002, 2005), Kuenzer (2002, 2004, 2010), Fiorentini (2008), D'Ambrosio (2008), Dayrell (2007). Os resultados obtidos favorecem a reflexão sobre uma nova maneira de ensinar matemática que pode, em algum momento, despertar nos alunos do ensino fundamental o reconhecimento da necessidade de maior envolvimento com a educação formal, especificamente com a matemática, com vistas a atingirem suas expectativas profissionais e de vida. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1817 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1817/pdf_252 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu; v. 8, n. 19 (2015): Revista UNIABEU; 383-395 2179-5037 reponame:Revista UNIABEU (2010) instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
Revista UNIABEU (2010) |
collection |
Revista UNIABEU (2010) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170818852749312 |