EVASÃO NOS CURSOS DO PROEJA: UM ESTUDO DE CASO NO IFRJ.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3455 |
Resumo: | O Curso de Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio na Modalidade de Jovens e Adultos, oferecido no Campus Rio de Janeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RJ(IFRJ), tem como proposta a formação de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir a Educação Básica em época oportuna. O curso tem apresentado baixa procura e elevado índice de evasão. Diante desta situação, chegou-se a seguinte questão: Quais ações organizacionais podem ser realizadas para possibilitar a alteração desse cenário? Visando responder à questão problemática da evasão foi estruturado o seguinte objetivo principal: Realizar um diagnóstico sobre permanência, evasão escolar e elaborar um Plano de Ação Educacional para reduzir a evasão no curso de MSI-CRJ do IFRJ contribuindo para o alcance das metas organizacionais e sociais. Como metodologia foi realizada pesquisa qualitativa tendo como instrumentos de coleta de dados pesquisa documental, revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. O estudo utilizou a análise de conteúdo e posterior categorização dos dados. A pesquisa apresentou como resultado a elaboração de Plano de Ação Educacional. |
id |
UNIABEU-1_832718131cf694500125820e0bcdd9f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/3455 |
network_acronym_str |
UNIABEU-1 |
network_name_str |
Revista UNIABEU (2010) |
repository_id_str |
|
spelling |
EVASÃO NOS CURSOS DO PROEJA: UM ESTUDO DE CASO NO IFRJ.Ciências HumanasEducação de Jovens e Adultos; Evasão escolar; Plano de Ação Educacional.O Curso de Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio na Modalidade de Jovens e Adultos, oferecido no Campus Rio de Janeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RJ(IFRJ), tem como proposta a formação de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir a Educação Básica em época oportuna. O curso tem apresentado baixa procura e elevado índice de evasão. Diante desta situação, chegou-se a seguinte questão: Quais ações organizacionais podem ser realizadas para possibilitar a alteração desse cenário? Visando responder à questão problemática da evasão foi estruturado o seguinte objetivo principal: Realizar um diagnóstico sobre permanência, evasão escolar e elaborar um Plano de Ação Educacional para reduzir a evasão no curso de MSI-CRJ do IFRJ contribuindo para o alcance das metas organizacionais e sociais. Como metodologia foi realizada pesquisa qualitativa tendo como instrumentos de coleta de dados pesquisa documental, revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. O estudo utilizou a análise de conteúdo e posterior categorização dos dados. A pesquisa apresentou como resultado a elaboração de Plano de Ação Educacional.Revista UniabeuOliveira, Rogério Teixeira deCova, Marcia Cristina RodriguesLemos, Levy Freitas de2019-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3455Revista Uniabeu; v. 12, n. 30 (2019): janeiro-abril de 2019; 308-3212179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3455/pdfDireitos autorais 2019 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-12T04:28:02Zoai:ojs2.abeu.local:article/3455Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2019-06-12T04:28:02Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EVASÃO NOS CURSOS DO PROEJA: UM ESTUDO DE CASO NO IFRJ. |
title |
EVASÃO NOS CURSOS DO PROEJA: UM ESTUDO DE CASO NO IFRJ. |
spellingShingle |
EVASÃO NOS CURSOS DO PROEJA: UM ESTUDO DE CASO NO IFRJ. Oliveira, Rogério Teixeira de Ciências Humanas Educação de Jovens e Adultos; Evasão escolar; Plano de Ação Educacional. |
title_short |
EVASÃO NOS CURSOS DO PROEJA: UM ESTUDO DE CASO NO IFRJ. |
title_full |
EVASÃO NOS CURSOS DO PROEJA: UM ESTUDO DE CASO NO IFRJ. |
title_fullStr |
EVASÃO NOS CURSOS DO PROEJA: UM ESTUDO DE CASO NO IFRJ. |
title_full_unstemmed |
EVASÃO NOS CURSOS DO PROEJA: UM ESTUDO DE CASO NO IFRJ. |
title_sort |
EVASÃO NOS CURSOS DO PROEJA: UM ESTUDO DE CASO NO IFRJ. |
author |
Oliveira, Rogério Teixeira de |
author_facet |
Oliveira, Rogério Teixeira de Cova, Marcia Cristina Rodrigues Lemos, Levy Freitas de |
author_role |
author |
author2 |
Cova, Marcia Cristina Rodrigues Lemos, Levy Freitas de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Rogério Teixeira de Cova, Marcia Cristina Rodrigues Lemos, Levy Freitas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Educação de Jovens e Adultos; Evasão escolar; Plano de Ação Educacional. |
topic |
Ciências Humanas Educação de Jovens e Adultos; Evasão escolar; Plano de Ação Educacional. |
description |
O Curso de Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio na Modalidade de Jovens e Adultos, oferecido no Campus Rio de Janeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RJ(IFRJ), tem como proposta a formação de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir a Educação Básica em época oportuna. O curso tem apresentado baixa procura e elevado índice de evasão. Diante desta situação, chegou-se a seguinte questão: Quais ações organizacionais podem ser realizadas para possibilitar a alteração desse cenário? Visando responder à questão problemática da evasão foi estruturado o seguinte objetivo principal: Realizar um diagnóstico sobre permanência, evasão escolar e elaborar um Plano de Ação Educacional para reduzir a evasão no curso de MSI-CRJ do IFRJ contribuindo para o alcance das metas organizacionais e sociais. Como metodologia foi realizada pesquisa qualitativa tendo como instrumentos de coleta de dados pesquisa documental, revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. O estudo utilizou a análise de conteúdo e posterior categorização dos dados. A pesquisa apresentou como resultado a elaboração de Plano de Ação Educacional. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3455 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3455 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3455/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Uniabeu info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Uniabeu |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu; v. 12, n. 30 (2019): janeiro-abril de 2019; 308-321 2179-5037 reponame:Revista UNIABEU (2010) instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
Revista UNIABEU (2010) |
collection |
Revista UNIABEU (2010) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170820360601600 |