EVASÃO NOS CURSOS DO PROEJA: UM ESTUDO DE CASO NO IFRJ.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rogério Teixeira de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cova, Marcia Cristina Rodrigues, Lemos, Levy Freitas de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3455
Resumo: O Curso de Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio na Modalidade de Jovens e Adultos, oferecido no Campus Rio de Janeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RJ(IFRJ), tem como proposta a formação de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir a Educação Básica em época oportuna. O curso tem apresentado baixa procura e elevado índice de evasão. Diante desta situação, chegou-se a seguinte questão: Quais ações organizacionais podem ser realizadas para possibilitar a alteração desse cenário? Visando responder à questão problemática da evasão foi estruturado o seguinte objetivo principal: Realizar um diagnóstico sobre permanência, evasão escolar e elaborar um Plano de Ação Educacional para reduzir a evasão no curso de MSI-CRJ do IFRJ contribuindo para o alcance das metas organizacionais e sociais. Como metodologia foi realizada pesquisa qualitativa tendo como instrumentos de coleta de dados pesquisa documental, revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. O estudo utilizou a análise de conteúdo e posterior categorização dos dados. A pesquisa apresentou como resultado a elaboração de Plano de Ação Educacional.
id UNIABEU-1_832718131cf694500125820e0bcdd9f2
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/3455
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling EVASÃO NOS CURSOS DO PROEJA: UM ESTUDO DE CASO NO IFRJ.Ciências HumanasEducação de Jovens e Adultos; Evasão escolar; Plano de Ação Educacional.O Curso de Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio na Modalidade de Jovens e Adultos, oferecido no Campus Rio de Janeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RJ(IFRJ), tem como proposta a formação de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir a Educação Básica em época oportuna. O curso tem apresentado baixa procura e elevado índice de evasão. Diante desta situação, chegou-se a seguinte questão: Quais ações organizacionais podem ser realizadas para possibilitar a alteração desse cenário? Visando responder à questão problemática da evasão foi estruturado o seguinte objetivo principal: Realizar um diagnóstico sobre permanência, evasão escolar e elaborar um Plano de Ação Educacional para reduzir a evasão no curso de MSI-CRJ do IFRJ contribuindo para o alcance das metas organizacionais e sociais. Como metodologia foi realizada pesquisa qualitativa tendo como instrumentos de coleta de dados pesquisa documental, revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. O estudo utilizou a análise de conteúdo e posterior categorização dos dados. A pesquisa apresentou como resultado a elaboração de Plano de Ação Educacional.Revista UniabeuOliveira, Rogério Teixeira deCova, Marcia Cristina RodriguesLemos, Levy Freitas de2019-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3455Revista Uniabeu; v. 12, n. 30 (2019): janeiro-abril de 2019; 308-3212179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3455/pdfDireitos autorais 2019 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-12T04:28:02Zoai:ojs2.abeu.local:article/3455Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2019-06-12T04:28:02Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv EVASÃO NOS CURSOS DO PROEJA: UM ESTUDO DE CASO NO IFRJ.
title EVASÃO NOS CURSOS DO PROEJA: UM ESTUDO DE CASO NO IFRJ.
spellingShingle EVASÃO NOS CURSOS DO PROEJA: UM ESTUDO DE CASO NO IFRJ.
Oliveira, Rogério Teixeira de
Ciências Humanas
Educação de Jovens e Adultos; Evasão escolar; Plano de Ação Educacional.
title_short EVASÃO NOS CURSOS DO PROEJA: UM ESTUDO DE CASO NO IFRJ.
title_full EVASÃO NOS CURSOS DO PROEJA: UM ESTUDO DE CASO NO IFRJ.
title_fullStr EVASÃO NOS CURSOS DO PROEJA: UM ESTUDO DE CASO NO IFRJ.
title_full_unstemmed EVASÃO NOS CURSOS DO PROEJA: UM ESTUDO DE CASO NO IFRJ.
title_sort EVASÃO NOS CURSOS DO PROEJA: UM ESTUDO DE CASO NO IFRJ.
author Oliveira, Rogério Teixeira de
author_facet Oliveira, Rogério Teixeira de
Cova, Marcia Cristina Rodrigues
Lemos, Levy Freitas de
author_role author
author2 Cova, Marcia Cristina Rodrigues
Lemos, Levy Freitas de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rogério Teixeira de
Cova, Marcia Cristina Rodrigues
Lemos, Levy Freitas de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Educação de Jovens e Adultos; Evasão escolar; Plano de Ação Educacional.
topic Ciências Humanas
Educação de Jovens e Adultos; Evasão escolar; Plano de Ação Educacional.
description O Curso de Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio na Modalidade de Jovens e Adultos, oferecido no Campus Rio de Janeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RJ(IFRJ), tem como proposta a formação de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir a Educação Básica em época oportuna. O curso tem apresentado baixa procura e elevado índice de evasão. Diante desta situação, chegou-se a seguinte questão: Quais ações organizacionais podem ser realizadas para possibilitar a alteração desse cenário? Visando responder à questão problemática da evasão foi estruturado o seguinte objetivo principal: Realizar um diagnóstico sobre permanência, evasão escolar e elaborar um Plano de Ação Educacional para reduzir a evasão no curso de MSI-CRJ do IFRJ contribuindo para o alcance das metas organizacionais e sociais. Como metodologia foi realizada pesquisa qualitativa tendo como instrumentos de coleta de dados pesquisa documental, revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. O estudo utilizou a análise de conteúdo e posterior categorização dos dados. A pesquisa apresentou como resultado a elaboração de Plano de Ação Educacional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3455
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3455/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Uniabeu
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Uniabeu
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 12, n. 30 (2019): janeiro-abril de 2019; 308-321
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170820360601600