ESTRATÉGIAS DE MARKETING NO SETOR VITIVINÍCOLA: CASO DE UMA VINÍCOLA DA REGIÃO DA CAMPANHA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1497 |
Resumo: | O vinho brasileiro cresceu muito nos últimos anos em produção e qualidade, alguns com o nível de muitos estrangeiros famosos e reverenciados, sendo o Estado do Rio Grande do Sul o principal vitivinicultor onde estão algumas das principais e mais premiadas Vinícolas do país. A região da Campanha destaca-se na produção de uvas finas com padrão de maturação ideais para a elaboração de vinhos finos. A região já é responsável por 15% da produção no Brasil e conta com dezesseis Vinícolas. O presente trabalho tem por objetivo a análise das estratégias de marketing utilizadas por uma Vinícola pertencente à região da campanha, onde as empresas do setor encontram problemas para tornar seus produtos reconhecidos, competitivos e rentáveis. Para o desenvolvimento do trabalho foi feita uma análise do composto mix de marketing, foram identificadas as ações da Vinícola frente aos 4P’s: produto, preço, promoção e praça. O resultado da análise apresenta os aspectos relevantes ligados ao planejamento estratégico de marketing da empresa e são descritos alguns pontos fortes e fracos das ações da Vinícola frente ao mix de marketing, bem como aponta algumas necessidades de gestão e de planejamento estratégico de marketing para seu melhorar o desempenho da empresa no mercado e em sua gestão interna. |
id |
UNIABEU-1_b6ec728d6f93b7ddc801f9a249656f50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/1497 |
network_acronym_str |
UNIABEU-1 |
network_name_str |
Revista UNIABEU (2010) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTRATÉGIAS DE MARKETING NO SETOR VITIVINÍCOLA: CASO DE UMA VINÍCOLA DA REGIÃO DA CAMPANHAAdministração, Estratégia, marketingEstratégias; Marketing; Vitivinicultura; Vinhos Finos.O vinho brasileiro cresceu muito nos últimos anos em produção e qualidade, alguns com o nível de muitos estrangeiros famosos e reverenciados, sendo o Estado do Rio Grande do Sul o principal vitivinicultor onde estão algumas das principais e mais premiadas Vinícolas do país. A região da Campanha destaca-se na produção de uvas finas com padrão de maturação ideais para a elaboração de vinhos finos. A região já é responsável por 15% da produção no Brasil e conta com dezesseis Vinícolas. O presente trabalho tem por objetivo a análise das estratégias de marketing utilizadas por uma Vinícola pertencente à região da campanha, onde as empresas do setor encontram problemas para tornar seus produtos reconhecidos, competitivos e rentáveis. Para o desenvolvimento do trabalho foi feita uma análise do composto mix de marketing, foram identificadas as ações da Vinícola frente aos 4P’s: produto, preço, promoção e praça. O resultado da análise apresenta os aspectos relevantes ligados ao planejamento estratégico de marketing da empresa e são descritos alguns pontos fortes e fracos das ações da Vinícola frente ao mix de marketing, bem como aponta algumas necessidades de gestão e de planejamento estratégico de marketing para seu melhorar o desempenho da empresa no mercado e em sua gestão interna.Revista UniabeuBueron, Thiago AntonioPina, Márcion Deiwid PereiraÁvila, Lucas VeigaMadruga, Lúcia Rejane Da Rosa GamaReisdorfer, Vitor Kochhann2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1497Revista Uniabeu; v. 7, n. 17 (2014): Revista UNIABEU; 393-4162179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1497/pdf_176info:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-31T13:00:36Zoai:ojs2.abeu.local:article/1497Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2014-12-31T13:00:36Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRATÉGIAS DE MARKETING NO SETOR VITIVINÍCOLA: CASO DE UMA VINÍCOLA DA REGIÃO DA CAMPANHA |
title |
ESTRATÉGIAS DE MARKETING NO SETOR VITIVINÍCOLA: CASO DE UMA VINÍCOLA DA REGIÃO DA CAMPANHA |
spellingShingle |
ESTRATÉGIAS DE MARKETING NO SETOR VITIVINÍCOLA: CASO DE UMA VINÍCOLA DA REGIÃO DA CAMPANHA Bueron, Thiago Antonio Administração, Estratégia, marketing Estratégias; Marketing; Vitivinicultura; Vinhos Finos. |
title_short |
ESTRATÉGIAS DE MARKETING NO SETOR VITIVINÍCOLA: CASO DE UMA VINÍCOLA DA REGIÃO DA CAMPANHA |
title_full |
ESTRATÉGIAS DE MARKETING NO SETOR VITIVINÍCOLA: CASO DE UMA VINÍCOLA DA REGIÃO DA CAMPANHA |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS DE MARKETING NO SETOR VITIVINÍCOLA: CASO DE UMA VINÍCOLA DA REGIÃO DA CAMPANHA |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS DE MARKETING NO SETOR VITIVINÍCOLA: CASO DE UMA VINÍCOLA DA REGIÃO DA CAMPANHA |
title_sort |
ESTRATÉGIAS DE MARKETING NO SETOR VITIVINÍCOLA: CASO DE UMA VINÍCOLA DA REGIÃO DA CAMPANHA |
author |
Bueron, Thiago Antonio |
author_facet |
Bueron, Thiago Antonio Pina, Márcion Deiwid Pereira Ávila, Lucas Veiga Madruga, Lúcia Rejane Da Rosa Gama Reisdorfer, Vitor Kochhann |
author_role |
author |
author2 |
Pina, Márcion Deiwid Pereira Ávila, Lucas Veiga Madruga, Lúcia Rejane Da Rosa Gama Reisdorfer, Vitor Kochhann |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bueron, Thiago Antonio Pina, Márcion Deiwid Pereira Ávila, Lucas Veiga Madruga, Lúcia Rejane Da Rosa Gama Reisdorfer, Vitor Kochhann |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração, Estratégia, marketing Estratégias; Marketing; Vitivinicultura; Vinhos Finos. |
topic |
Administração, Estratégia, marketing Estratégias; Marketing; Vitivinicultura; Vinhos Finos. |
description |
O vinho brasileiro cresceu muito nos últimos anos em produção e qualidade, alguns com o nível de muitos estrangeiros famosos e reverenciados, sendo o Estado do Rio Grande do Sul o principal vitivinicultor onde estão algumas das principais e mais premiadas Vinícolas do país. A região da Campanha destaca-se na produção de uvas finas com padrão de maturação ideais para a elaboração de vinhos finos. A região já é responsável por 15% da produção no Brasil e conta com dezesseis Vinícolas. O presente trabalho tem por objetivo a análise das estratégias de marketing utilizadas por uma Vinícola pertencente à região da campanha, onde as empresas do setor encontram problemas para tornar seus produtos reconhecidos, competitivos e rentáveis. Para o desenvolvimento do trabalho foi feita uma análise do composto mix de marketing, foram identificadas as ações da Vinícola frente aos 4P’s: produto, preço, promoção e praça. O resultado da análise apresenta os aspectos relevantes ligados ao planejamento estratégico de marketing da empresa e são descritos alguns pontos fortes e fracos das ações da Vinícola frente ao mix de marketing, bem como aponta algumas necessidades de gestão e de planejamento estratégico de marketing para seu melhorar o desempenho da empresa no mercado e em sua gestão interna. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1497 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1497 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1497/pdf_176 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu; v. 7, n. 17 (2014): Revista UNIABEU; 393-416 2179-5037 reponame:Revista UNIABEU (2010) instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
Revista UNIABEU (2010) |
collection |
Revista UNIABEU (2010) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170819893985280 |