CONSTITUIÇÃO DE OBJETO TRANSICIONAL NA CRIANÇA AUTISTA: INTERVENÇÃO NO PSICODIAGNÓSTICO
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2456 |
Resumo: | O estudo de caso relata a constituição de objeto transicional em criança autista. O relato tem por finalidade apresentar o progresso do caso que se deu com a constituição do objeto transicional por uma criança autista no processo do psicodiagnóstico. O Transtorno do Espectro Autista é uma síndrome que apresenta alterações de comportamento apresentando movimentos estereotipados e afeta a comunicação e a linguagem. No processo do psicodiagnóstico os atendimentos ocorreram uma vez por semana e foram realizadas entrevistas, intervenções e observações, que foram fundamentadas na teoria e técnica psicanalítica de importantes conceitos de Winnicott, entre eles o de mãe suficientemente boa, preocupação materna primária e objeto transicional. Nos atendimentos com a criança foi oferecido um ambiente seguro e identificamos suas necessidades que não puderam ser devidamente atendidas na primeira infância, ou seja, onde houve falhas do ambiente e, consequentemente, no desenvolvimento da criança. A criança teve liberdade para usar o espaço à sua maneira, o que culminou na constituição de um objeto transicional. Nas considerações deste caso é destacado que o ambiente proporcionado à criança possibilitou seu desenvolvimento, estabelecimento de novas relações e uma nova visão de si, diferente da enquadrada pela família e pela escola. |
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CONSTITUIÇÃO DE OBJETO TRANSICIONAL NA CRIANÇA AUTISTA: INTERVENÇÃO NO PSICODIAGNÓSTICOCiências Humanasmeio ambiente, objeto transicional, autismo infantilO estudo de caso relata a constituição de objeto transicional em criança autista. O relato tem por finalidade apresentar o progresso do caso que se deu com a constituição do objeto transicional por uma criança autista no processo do psicodiagnóstico. O Transtorno do Espectro Autista é uma síndrome que apresenta alterações de comportamento apresentando movimentos estereotipados e afeta a comunicação e a linguagem. No processo do psicodiagnóstico os atendimentos ocorreram uma vez por semana e foram realizadas entrevistas, intervenções e observações, que foram fundamentadas na teoria e técnica psicanalítica de importantes conceitos de Winnicott, entre eles o de mãe suficientemente boa, preocupação materna primária e objeto transicional. Nos atendimentos com a criança foi oferecido um ambiente seguro e identificamos suas necessidades que não puderam ser devidamente atendidas na primeira infância, ou seja, onde houve falhas do ambiente e, consequentemente, no desenvolvimento da criança. A criança teve liberdade para usar o espaço à sua maneira, o que culminou na constituição de um objeto transicional. Nas considerações deste caso é destacado que o ambiente proporcionado à criança possibilitou seu desenvolvimento, estabelecimento de novas relações e uma nova visão de si, diferente da enquadrada pela família e pela escola.Revista UniabeuAndrade, Isabella Santos eSlaviero, Amanda Riccioppo2016-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2456Revista Uniabeu; v. 9, n. 22 (2016): Revista UNIABEU; 33-482179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2456/pdf_327https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/downloadSuppFile/2456/299info:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-11T20:23:50Zoai:ojs2.abeu.local:article/2456Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2017-02-11T20:23:50Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
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