Parceria público/privada entre o Instituto Ayrton Senna e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro: estudo de caso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, David Santos Pereira
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Motta, Vânia da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/161
Resumo: Inseridas no contexto da Reforma Gerencial do Estado brasileiro promovida pelo ex-ministro Bresser Pereira, na década de 1990, as parcerias público/privadas se inscrevem no reconhecimento por parte do Estado de sua ineficiência na prestação do serviço público de “qualidade”. A celebração dessas parcerias teria por principais justificativas, por parte do Estado, uma suposta maior eficiência das organizações do Terceiro Setor na prestação dos serviços públicos, melhor qualidade do serviço prestado, pois o foco estaria na obtenção de resultados objetivos, e maior proximidade da população com a organização do Terceiro Setor prestadora do serviço. Dessa forma, o objetivo central desse trabalho é analisar, à luz da dialética materialista histórica, se os argumentos em que se baseiam a celebração da parceria público/privada entre a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e o Instituto Ayrton Senna (IAS) – organização sem fins lucrativos do Terceiro Setor -, através do programa educacional de aceleração da aprendizagem – “Acelera Brasil” -, ao desenvolver e divulgar uma noção de cidadania desvinculada da noção de direito e alicerçada na “filantropia empresarial” tem proporcionado um retrocesso nas lutas históricas dos profissionais da educação na construção de uma noção de cidadania.
id UNIABEU-1_ccf7cc5a6fa6bd2e819e32913de91031
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/161
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling Parceria público/privada entre o Instituto Ayrton Senna e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro: estudo de caso.Ciências Humanas; Política; Políticas PúblicasTerceiro Setor, Educação, CidadaniaInseridas no contexto da Reforma Gerencial do Estado brasileiro promovida pelo ex-ministro Bresser Pereira, na década de 1990, as parcerias público/privadas se inscrevem no reconhecimento por parte do Estado de sua ineficiência na prestação do serviço público de “qualidade”. A celebração dessas parcerias teria por principais justificativas, por parte do Estado, uma suposta maior eficiência das organizações do Terceiro Setor na prestação dos serviços públicos, melhor qualidade do serviço prestado, pois o foco estaria na obtenção de resultados objetivos, e maior proximidade da população com a organização do Terceiro Setor prestadora do serviço. Dessa forma, o objetivo central desse trabalho é analisar, à luz da dialética materialista histórica, se os argumentos em que se baseiam a celebração da parceria público/privada entre a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e o Instituto Ayrton Senna (IAS) – organização sem fins lucrativos do Terceiro Setor -, através do programa educacional de aceleração da aprendizagem – “Acelera Brasil” -, ao desenvolver e divulgar uma noção de cidadania desvinculada da noção de direito e alicerçada na “filantropia empresarial” tem proporcionado um retrocesso nas lutas históricas dos profissionais da educação na construção de uma noção de cidadania.Revista UniabeuCAPESChaves, David Santos PereiraMotta, Vânia da2011-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/161Revista Uniabeu; v. 4, n. 7 (2011): Revista UNIABEU; 74-822179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/161/pdf_79info:eu-repo/semantics/openAccess2011-09-30T18:17:50Zoai:ojs2.abeu.local:article/161Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2011-09-30T18:17:50Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv Parceria público/privada entre o Instituto Ayrton Senna e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro: estudo de caso.
title Parceria público/privada entre o Instituto Ayrton Senna e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro: estudo de caso.
spellingShingle Parceria público/privada entre o Instituto Ayrton Senna e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro: estudo de caso.
Chaves, David Santos Pereira
Ciências Humanas; Política; Políticas Públicas
Terceiro Setor, Educação, Cidadania
title_short Parceria público/privada entre o Instituto Ayrton Senna e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro: estudo de caso.
title_full Parceria público/privada entre o Instituto Ayrton Senna e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro: estudo de caso.
title_fullStr Parceria público/privada entre o Instituto Ayrton Senna e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro: estudo de caso.
title_full_unstemmed Parceria público/privada entre o Instituto Ayrton Senna e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro: estudo de caso.
title_sort Parceria público/privada entre o Instituto Ayrton Senna e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro: estudo de caso.
author Chaves, David Santos Pereira
author_facet Chaves, David Santos Pereira
Motta, Vânia da
author_role author
author2 Motta, Vânia da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, David Santos Pereira
Motta, Vânia da
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas; Política; Políticas Públicas
Terceiro Setor, Educação, Cidadania
topic Ciências Humanas; Política; Políticas Públicas
Terceiro Setor, Educação, Cidadania
description Inseridas no contexto da Reforma Gerencial do Estado brasileiro promovida pelo ex-ministro Bresser Pereira, na década de 1990, as parcerias público/privadas se inscrevem no reconhecimento por parte do Estado de sua ineficiência na prestação do serviço público de “qualidade”. A celebração dessas parcerias teria por principais justificativas, por parte do Estado, uma suposta maior eficiência das organizações do Terceiro Setor na prestação dos serviços públicos, melhor qualidade do serviço prestado, pois o foco estaria na obtenção de resultados objetivos, e maior proximidade da população com a organização do Terceiro Setor prestadora do serviço. Dessa forma, o objetivo central desse trabalho é analisar, à luz da dialética materialista histórica, se os argumentos em que se baseiam a celebração da parceria público/privada entre a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e o Instituto Ayrton Senna (IAS) – organização sem fins lucrativos do Terceiro Setor -, através do programa educacional de aceleração da aprendizagem – “Acelera Brasil” -, ao desenvolver e divulgar uma noção de cidadania desvinculada da noção de direito e alicerçada na “filantropia empresarial” tem proporcionado um retrocesso nas lutas históricas dos profissionais da educação na construção de uma noção de cidadania.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/161
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/161/pdf_79
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 4, n. 7 (2011): Revista UNIABEU; 74-82
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170820375281664