ESTRUTURA DO PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2552 |
Resumo: | O presente estudo é orientado para analisar como estão estruturados os Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI´s) aplicados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET´s), com o intuito de verificar se esses documentos atendem aos requisitos legais definidos pelo Decreto no 5.773. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, foram coletados trinta e cinco documentos e desenvolvida uma análise de conteúdo que revelou que a maior parte dos IFET´s elaboram seus PDI´s de maneira eficaz, atendendo a legislação em relação à estrutura. No entanto, identificou-se que os documentos apresentam alguma fragilidade em relação ao conteúdo, sugerindo certa dificuldade na interpretação da lei. Por fim, constatou-se a importância da utilização dos eixos temáticos definidas pelo Ministério da Educação, pois os Institutos que estruturaram seus documentos seguindo essas instruções tiveram maior êxito em abordar todas as determinações do referido Decreto. |
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ESTRUTURA DO PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIACiências Sociais Aplicadas; Administração Pública; Planejamento EstratégicoPlanejamento estratégico; Plano de Desenvolvimento Institucional; Institutos Federais de Educação, Ciência e TecnologiaO presente estudo é orientado para analisar como estão estruturados os Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI´s) aplicados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET´s), com o intuito de verificar se esses documentos atendem aos requisitos legais definidos pelo Decreto no 5.773. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, foram coletados trinta e cinco documentos e desenvolvida uma análise de conteúdo que revelou que a maior parte dos IFET´s elaboram seus PDI´s de maneira eficaz, atendendo a legislação em relação à estrutura. No entanto, identificou-se que os documentos apresentam alguma fragilidade em relação ao conteúdo, sugerindo certa dificuldade na interpretação da lei. Por fim, constatou-se a importância da utilização dos eixos temáticos definidas pelo Ministério da Educação, pois os Institutos que estruturaram seus documentos seguindo essas instruções tiveram maior êxito em abordar todas as determinações do referido Decreto.Revista UniabeuSchuh, Aline BeatrizBassi, Eduardo Da Rocha2017-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2552Revista Uniabeu; v. 10, n. 24 (2017): Revista UNIABEU; 111-1252179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2552/pdfDireitos autorais 2017 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-22T20:02:46Zoai:ojs2.abeu.local:article/2552Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2019-02-22T20:02:46Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
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