O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A ESCOLA: LÓCUS E INSTÂNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2995 |
Resumo: | O estágio supervisionado na Licenciatura em Educação Física constitui-se num momento da formação inicial que visa desenvolver um conjunto de conhecimentos, saberes e competências que fundamentem e norteiem a prática pedagógica do futuro professor na escola. O objetivo deste ensaio é discutir a importância do estágio supervisionado como lócus de formação docente do futuro professor de Educação Física. Trata-se de estudo de natureza qualitativa, cujo método utilizado foi uma revisão bibliográfica do tipo narrativa, na qual o objeto de estudo é a literatura. A partir dos estudos revisados constatou-se a necessidade: de aproximar a universidade das instituições de ensino básico, pois o processo de formação docente deve articular-se com os espaços/tempos de formação; de proporcionar experiências supervisionadas contextualizadas com a realidade escolar; do envolvimento de professores e da escola na concepção de projetos de formação que respondam às necessidades dos educandos. Considerou-se por fim, que a escola é lócus formativo para os futuros professores, onde, a partir de suas reflexões teórico/práticas, podem ressignificar conhecimentos, internalizá-los e aplicá-los, além de encontrar respostas para os dilemas do cotidiano escolar. |
id |
UNIABEU-1_d61541f823007f38cb3cffd3c13ffb41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/2995 |
network_acronym_str |
UNIABEU-1 |
network_name_str |
Revista UNIABEU (2010) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A ESCOLA: LÓCUS E INSTÂNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICACiências HumanasEstágio Supervisionado; Educação Física; Desenvolvimento Profissional.O estágio supervisionado na Licenciatura em Educação Física constitui-se num momento da formação inicial que visa desenvolver um conjunto de conhecimentos, saberes e competências que fundamentem e norteiem a prática pedagógica do futuro professor na escola. O objetivo deste ensaio é discutir a importância do estágio supervisionado como lócus de formação docente do futuro professor de Educação Física. Trata-se de estudo de natureza qualitativa, cujo método utilizado foi uma revisão bibliográfica do tipo narrativa, na qual o objeto de estudo é a literatura. A partir dos estudos revisados constatou-se a necessidade: de aproximar a universidade das instituições de ensino básico, pois o processo de formação docente deve articular-se com os espaços/tempos de formação; de proporcionar experiências supervisionadas contextualizadas com a realidade escolar; do envolvimento de professores e da escola na concepção de projetos de formação que respondam às necessidades dos educandos. Considerou-se por fim, que a escola é lócus formativo para os futuros professores, onde, a partir de suas reflexões teórico/práticas, podem ressignificar conhecimentos, internalizá-los e aplicá-los, além de encontrar respostas para os dilemas do cotidiano escolar.Revista UniabeuAmaral, Bernardete Paula Carvalho LimaOliveira, Elizângela Cely da SilvaAnacleto, Francis Natally de Almeida2018-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2995Revista Uniabeu; v. 11, n. 28 (2018): Revista UNIABEU; 174-1902179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2995/pdfDireitos autorais 2018 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T18:38:42Zoai:ojs2.abeu.local:article/2995Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2018-08-30T18:38:42Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A ESCOLA: LÓCUS E INSTÂNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A ESCOLA: LÓCUS E INSTÂNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
spellingShingle |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A ESCOLA: LÓCUS E INSTÂNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA Amaral, Bernardete Paula Carvalho Lima Ciências Humanas Estágio Supervisionado; Educação Física; Desenvolvimento Profissional. |
title_short |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A ESCOLA: LÓCUS E INSTÂNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A ESCOLA: LÓCUS E INSTÂNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_fullStr |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A ESCOLA: LÓCUS E INSTÂNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full_unstemmed |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A ESCOLA: LÓCUS E INSTÂNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_sort |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A ESCOLA: LÓCUS E INSTÂNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
author |
Amaral, Bernardete Paula Carvalho Lima |
author_facet |
Amaral, Bernardete Paula Carvalho Lima Oliveira, Elizângela Cely da Silva Anacleto, Francis Natally de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Elizângela Cely da Silva Anacleto, Francis Natally de Almeida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Bernardete Paula Carvalho Lima Oliveira, Elizângela Cely da Silva Anacleto, Francis Natally de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Estágio Supervisionado; Educação Física; Desenvolvimento Profissional. |
topic |
Ciências Humanas Estágio Supervisionado; Educação Física; Desenvolvimento Profissional. |
description |
O estágio supervisionado na Licenciatura em Educação Física constitui-se num momento da formação inicial que visa desenvolver um conjunto de conhecimentos, saberes e competências que fundamentem e norteiem a prática pedagógica do futuro professor na escola. O objetivo deste ensaio é discutir a importância do estágio supervisionado como lócus de formação docente do futuro professor de Educação Física. Trata-se de estudo de natureza qualitativa, cujo método utilizado foi uma revisão bibliográfica do tipo narrativa, na qual o objeto de estudo é a literatura. A partir dos estudos revisados constatou-se a necessidade: de aproximar a universidade das instituições de ensino básico, pois o processo de formação docente deve articular-se com os espaços/tempos de formação; de proporcionar experiências supervisionadas contextualizadas com a realidade escolar; do envolvimento de professores e da escola na concepção de projetos de formação que respondam às necessidades dos educandos. Considerou-se por fim, que a escola é lócus formativo para os futuros professores, onde, a partir de suas reflexões teórico/práticas, podem ressignificar conhecimentos, internalizá-los e aplicá-los, além de encontrar respostas para os dilemas do cotidiano escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2995 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2995 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2995/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Uniabeu info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Uniabeu |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu; v. 11, n. 28 (2018): Revista UNIABEU; 174-190 2179-5037 reponame:Revista UNIABEU (2010) instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
Revista UNIABEU (2010) |
collection |
Revista UNIABEU (2010) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170819823730688 |