INOVAÇÃO COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA: ANÁLISE DE DOIS CASOS DO SETOR TÊXTIL DO NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2021 |
Resumo: | Com o mercado em transformação, as organizações necessitam buscar estratégias em nome da competitividade e, por conseguinte, de sua própria sobrevivência. A inovação pode ser aliada nesse processo, pois se trata de um método para empresas que buscam não só manter-se no mercado, mas expandir-se. Este artigo aborda a inovação como estratégia competitiva e procura compreender de que forma as organizações utilizam-se da inovação para tal. A metodologia utilizada foi do tipo estudo de caso, tendo sido estudados dois casos, exploratórios e qualitativos. Os objetos de estudo foram duas empresas inovadoras, do ramo têxtil, de médio porte, localizadas na região Norte do estado do Rio Grande do Sul, escolhidas aleatoriamente, entre as empresas participantes e enquadradas no módulo inovação, do projeto de extensão Produtiva e Inovação, da Universidade de Passo Fundo. A técnica de coleta dos dados foi a entrevista semiestruturada, e a técnica de análise dos dados foi a análise de conteúdo. O tipo de inovação estudado foi a inovação por processos e o conceito de inovação nas empresas. Os resultados apontam que as empresas utilizam-se da inovação como estratégia competitiva, pois investiram em novas tecnologias, que resultaram em aumento de produtividade, ampliando sua competitividade no mercado. |
id |
UNIABEU-1_efe5b5a028732b92ec3605f5a9b3a80e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/2021 |
network_acronym_str |
UNIABEU-1 |
network_name_str |
Revista UNIABEU (2010) |
repository_id_str |
|
spelling |
INOVAÇÃO COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA: ANÁLISE DE DOIS CASOS DO SETOR TÊXTIL DO NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SULCiências sociais e aplicadasInovação; Estratégia; CompetitividadeCom o mercado em transformação, as organizações necessitam buscar estratégias em nome da competitividade e, por conseguinte, de sua própria sobrevivência. A inovação pode ser aliada nesse processo, pois se trata de um método para empresas que buscam não só manter-se no mercado, mas expandir-se. Este artigo aborda a inovação como estratégia competitiva e procura compreender de que forma as organizações utilizam-se da inovação para tal. A metodologia utilizada foi do tipo estudo de caso, tendo sido estudados dois casos, exploratórios e qualitativos. Os objetos de estudo foram duas empresas inovadoras, do ramo têxtil, de médio porte, localizadas na região Norte do estado do Rio Grande do Sul, escolhidas aleatoriamente, entre as empresas participantes e enquadradas no módulo inovação, do projeto de extensão Produtiva e Inovação, da Universidade de Passo Fundo. A técnica de coleta dos dados foi a entrevista semiestruturada, e a técnica de análise dos dados foi a análise de conteúdo. O tipo de inovação estudado foi a inovação por processos e o conceito de inovação nas empresas. Os resultados apontam que as empresas utilizam-se da inovação como estratégia competitiva, pois investiram em novas tecnologias, que resultaram em aumento de produtividade, ampliando sua competitividade no mercado.Revista UniabeuCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS)Gasperi, Carine Cristine deChais, CassianeGanzer, Paula PatríciaSilva, Oberdan Teles daRadaelli, Adrieli Alves PereiraDorion, Eric Charles Henri2016-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2021Revista Uniabeu; v. 8, n. 20 (2015): Revista UNIABEU; 17-322179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2021/pdf_256info:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-04T02:49:43Zoai:ojs2.abeu.local:article/2021Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2016-01-04T02:49:43Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INOVAÇÃO COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA: ANÁLISE DE DOIS CASOS DO SETOR TÊXTIL DO NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL |
title |
INOVAÇÃO COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA: ANÁLISE DE DOIS CASOS DO SETOR TÊXTIL DO NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL |
spellingShingle |
INOVAÇÃO COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA: ANÁLISE DE DOIS CASOS DO SETOR TÊXTIL DO NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Gasperi, Carine Cristine de Ciências sociais e aplicadas Inovação; Estratégia; Competitividade |
title_short |
INOVAÇÃO COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA: ANÁLISE DE DOIS CASOS DO SETOR TÊXTIL DO NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL |
title_full |
INOVAÇÃO COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA: ANÁLISE DE DOIS CASOS DO SETOR TÊXTIL DO NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL |
title_fullStr |
INOVAÇÃO COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA: ANÁLISE DE DOIS CASOS DO SETOR TÊXTIL DO NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL |
title_full_unstemmed |
INOVAÇÃO COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA: ANÁLISE DE DOIS CASOS DO SETOR TÊXTIL DO NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL |
title_sort |
INOVAÇÃO COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA: ANÁLISE DE DOIS CASOS DO SETOR TÊXTIL DO NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL |
author |
Gasperi, Carine Cristine de |
author_facet |
Gasperi, Carine Cristine de Chais, Cassiane Ganzer, Paula Patrícia Silva, Oberdan Teles da Radaelli, Adrieli Alves Pereira Dorion, Eric Charles Henri |
author_role |
author |
author2 |
Chais, Cassiane Ganzer, Paula Patrícia Silva, Oberdan Teles da Radaelli, Adrieli Alves Pereira Dorion, Eric Charles Henri |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gasperi, Carine Cristine de Chais, Cassiane Ganzer, Paula Patrícia Silva, Oberdan Teles da Radaelli, Adrieli Alves Pereira Dorion, Eric Charles Henri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências sociais e aplicadas Inovação; Estratégia; Competitividade |
topic |
Ciências sociais e aplicadas Inovação; Estratégia; Competitividade |
description |
Com o mercado em transformação, as organizações necessitam buscar estratégias em nome da competitividade e, por conseguinte, de sua própria sobrevivência. A inovação pode ser aliada nesse processo, pois se trata de um método para empresas que buscam não só manter-se no mercado, mas expandir-se. Este artigo aborda a inovação como estratégia competitiva e procura compreender de que forma as organizações utilizam-se da inovação para tal. A metodologia utilizada foi do tipo estudo de caso, tendo sido estudados dois casos, exploratórios e qualitativos. Os objetos de estudo foram duas empresas inovadoras, do ramo têxtil, de médio porte, localizadas na região Norte do estado do Rio Grande do Sul, escolhidas aleatoriamente, entre as empresas participantes e enquadradas no módulo inovação, do projeto de extensão Produtiva e Inovação, da Universidade de Passo Fundo. A técnica de coleta dos dados foi a entrevista semiestruturada, e a técnica de análise dos dados foi a análise de conteúdo. O tipo de inovação estudado foi a inovação por processos e o conceito de inovação nas empresas. Os resultados apontam que as empresas utilizam-se da inovação como estratégia competitiva, pois investiram em novas tecnologias, que resultaram em aumento de produtividade, ampliando sua competitividade no mercado. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2021 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2021/pdf_256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu; v. 8, n. 20 (2015): Revista UNIABEU; 17-32 2179-5037 reponame:Revista UNIABEU (2010) instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
Revista UNIABEU (2010) |
collection |
Revista UNIABEU (2010) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170820798906368 |