INOVAÇÃO COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA: ANÁLISE DE DOIS CASOS DO SETOR TÊXTIL DO NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasperi, Carine Cristine de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Chais, Cassiane, Ganzer, Paula Patrícia, Silva, Oberdan Teles da, Radaelli, Adrieli Alves Pereira, Dorion, Eric Charles Henri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2021
Resumo: Com o mercado em transformação, as organizações necessitam buscar estratégias em nome da competitividade e, por conseguinte, de sua própria sobrevivência. A inovação pode ser aliada nesse processo, pois se trata de um método para empresas que buscam não só manter-se no mercado, mas expandir-se. Este artigo aborda a inovação como estratégia competitiva e procura compreender de que forma as organizações utilizam-se da inovação para tal. A metodologia utilizada foi do tipo estudo de caso, tendo sido estudados dois casos, exploratórios e qualitativos. Os objetos de estudo foram duas empresas inovadoras, do ramo têxtil, de médio porte, localizadas na região Norte do estado do Rio Grande do Sul, escolhidas aleatoriamente, entre as empresas participantes e enquadradas no módulo inovação, do projeto de extensão Produtiva e Inovação, da Universidade de Passo Fundo. A técnica de coleta dos dados foi a entrevista semiestruturada, e a técnica de análise dos dados foi a análise de conteúdo. O tipo de inovação estudado foi a inovação por processos e o conceito de inovação nas empresas. Os resultados apontam que as empresas utilizam-se da inovação como estratégia competitiva, pois investiram em novas tecnologias, que resultaram em aumento de produtividade, ampliando sua competitividade no mercado.
id UNIABEU-1_efe5b5a028732b92ec3605f5a9b3a80e
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/2021
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling INOVAÇÃO COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA: ANÁLISE DE DOIS CASOS DO SETOR TÊXTIL DO NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SULCiências sociais e aplicadasInovação; Estratégia; CompetitividadeCom o mercado em transformação, as organizações necessitam buscar estratégias em nome da competitividade e, por conseguinte, de sua própria sobrevivência. A inovação pode ser aliada nesse processo, pois se trata de um método para empresas que buscam não só manter-se no mercado, mas expandir-se. Este artigo aborda a inovação como estratégia competitiva e procura compreender de que forma as organizações utilizam-se da inovação para tal. A metodologia utilizada foi do tipo estudo de caso, tendo sido estudados dois casos, exploratórios e qualitativos. Os objetos de estudo foram duas empresas inovadoras, do ramo têxtil, de médio porte, localizadas na região Norte do estado do Rio Grande do Sul, escolhidas aleatoriamente, entre as empresas participantes e enquadradas no módulo inovação, do projeto de extensão Produtiva e Inovação, da Universidade de Passo Fundo. A técnica de coleta dos dados foi a entrevista semiestruturada, e a técnica de análise dos dados foi a análise de conteúdo. O tipo de inovação estudado foi a inovação por processos e o conceito de inovação nas empresas. Os resultados apontam que as empresas utilizam-se da inovação como estratégia competitiva, pois investiram em novas tecnologias, que resultaram em aumento de produtividade, ampliando sua competitividade no mercado.Revista UniabeuCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS)Gasperi, Carine Cristine deChais, CassianeGanzer, Paula PatríciaSilva, Oberdan Teles daRadaelli, Adrieli Alves PereiraDorion, Eric Charles Henri2016-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2021Revista Uniabeu; v. 8, n. 20 (2015): Revista UNIABEU; 17-322179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2021/pdf_256info:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-04T02:49:43Zoai:ojs2.abeu.local:article/2021Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2016-01-04T02:49:43Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv INOVAÇÃO COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA: ANÁLISE DE DOIS CASOS DO SETOR TÊXTIL DO NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
title INOVAÇÃO COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA: ANÁLISE DE DOIS CASOS DO SETOR TÊXTIL DO NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
spellingShingle INOVAÇÃO COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA: ANÁLISE DE DOIS CASOS DO SETOR TÊXTIL DO NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Gasperi, Carine Cristine de
Ciências sociais e aplicadas
Inovação; Estratégia; Competitividade
title_short INOVAÇÃO COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA: ANÁLISE DE DOIS CASOS DO SETOR TÊXTIL DO NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
title_full INOVAÇÃO COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA: ANÁLISE DE DOIS CASOS DO SETOR TÊXTIL DO NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
title_fullStr INOVAÇÃO COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA: ANÁLISE DE DOIS CASOS DO SETOR TÊXTIL DO NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
title_full_unstemmed INOVAÇÃO COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA: ANÁLISE DE DOIS CASOS DO SETOR TÊXTIL DO NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
title_sort INOVAÇÃO COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA: ANÁLISE DE DOIS CASOS DO SETOR TÊXTIL DO NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
author Gasperi, Carine Cristine de
author_facet Gasperi, Carine Cristine de
Chais, Cassiane
Ganzer, Paula Patrícia
Silva, Oberdan Teles da
Radaelli, Adrieli Alves Pereira
Dorion, Eric Charles Henri
author_role author
author2 Chais, Cassiane
Ganzer, Paula Patrícia
Silva, Oberdan Teles da
Radaelli, Adrieli Alves Pereira
Dorion, Eric Charles Henri
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gasperi, Carine Cristine de
Chais, Cassiane
Ganzer, Paula Patrícia
Silva, Oberdan Teles da
Radaelli, Adrieli Alves Pereira
Dorion, Eric Charles Henri
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais e aplicadas
Inovação; Estratégia; Competitividade
topic Ciências sociais e aplicadas
Inovação; Estratégia; Competitividade
description Com o mercado em transformação, as organizações necessitam buscar estratégias em nome da competitividade e, por conseguinte, de sua própria sobrevivência. A inovação pode ser aliada nesse processo, pois se trata de um método para empresas que buscam não só manter-se no mercado, mas expandir-se. Este artigo aborda a inovação como estratégia competitiva e procura compreender de que forma as organizações utilizam-se da inovação para tal. A metodologia utilizada foi do tipo estudo de caso, tendo sido estudados dois casos, exploratórios e qualitativos. Os objetos de estudo foram duas empresas inovadoras, do ramo têxtil, de médio porte, localizadas na região Norte do estado do Rio Grande do Sul, escolhidas aleatoriamente, entre as empresas participantes e enquadradas no módulo inovação, do projeto de extensão Produtiva e Inovação, da Universidade de Passo Fundo. A técnica de coleta dos dados foi a entrevista semiestruturada, e a técnica de análise dos dados foi a análise de conteúdo. O tipo de inovação estudado foi a inovação por processos e o conceito de inovação nas empresas. Os resultados apontam que as empresas utilizam-se da inovação como estratégia competitiva, pois investiram em novas tecnologias, que resultaram em aumento de produtividade, ampliando sua competitividade no mercado.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2021
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2021/pdf_256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 8, n. 20 (2015): Revista UNIABEU; 17-32
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170820798906368