O BELO, O FEIO E SUAS REPRESENTAÇOES EM FRANÇOIS VILLON, BERNARDO GUIMARÃES E CHARLES BAUDELAIRE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Gilda Vilela
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-scrita
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3242
Resumo: Após uma breve apreciação sobre a concepção do Belo e do Feio na filosofia platônica e na iconografia medieval, discutimos, sem qualquer propósito comparativo,a representação do corpo no romance A escrava Isaura, de Bernardo Guimarães(1825-1884),e no poema «La ballade des pendus» (“A balada dos enforcados”), de François Villon (1431-1463?). Em seguida, examinamos a exposição do feio no poema «Une charogne» (“Uma carniça”), de Charles Baudelaire (1821-1867). Estudos de Mário Praz (La chair, la mort et Le diable), Alfredo Bosi(O ser e o tempo na poesia), Johan Huizinga (O declínio da Idade Média) são essenciais para nosso trabalho interpretativo.
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