O GÊNERO CRÔNICA E OS RESULTADOS DE SUA PRÁTICA EM SALA DE AULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, José Carlos da Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-scrita
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3304
Resumo: Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma aplicação didática do gênero crônica em sala de aula, além de uma discussão sobre a evolução e características desse gênero no Brasil. Essa proposta foi aplicada em uma turma de 9º ano com 28 alunos em uma escola municipal na periferia de Divinópolis, em Minas Gerais. Fundamentamos nossa proposta na concepção de gêneros do discurso de Bakhtin (1992), Koch (2014) e Marcuschi (2008), além de basearmos nosso principal eixo teórico sobre o gênero crônica nas discussões de Candido (1992), Ribas e Domás (2009) e Viegas (2014). Metodologicamente, utilizamos quatro crônicas que serviram de estímulo para a produção textual dos alunos, sendo duas crônicas que consideramos literárias e duas crônicas esportivas. Os resultados mostram que os alunos conseguiram abstrair as principais características dos textos motivadores em nível de estrutura composicional, conteúdo temático e estilo, ainda que a maioria apresente algumas inadequações relacionadas à norma culta do português. Além disso, os resultados sugerem grande aceitação do gênero crônica, tanto das literárias quanto das esportivas. Por essa razão, defendemos que o professor invista em mais transposições desse gênero para sala de aula, além de novas descrições que apurem o entendimento e avaliação desse gênero textual.
id UNIABEU-2_3b70087ecff71127e4e0ce3901e9a9b5
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/3304
network_acronym_str UNIABEU-2
network_name_str E-scrita
repository_id_str
spelling O GÊNERO CRÔNICA E OS RESULTADOS DE SUA PRÁTICA EM SALA DE AULALinguistica Aplicada; Educação, Ensino de LiteraturaCrônica; Ensino de Língua Portuguesa; Linguística AplicadaNeste trabalho, apresentamos os resultados de uma aplicação didática do gênero crônica em sala de aula, além de uma discussão sobre a evolução e características desse gênero no Brasil. Essa proposta foi aplicada em uma turma de 9º ano com 28 alunos em uma escola municipal na periferia de Divinópolis, em Minas Gerais. Fundamentamos nossa proposta na concepção de gêneros do discurso de Bakhtin (1992), Koch (2014) e Marcuschi (2008), além de basearmos nosso principal eixo teórico sobre o gênero crônica nas discussões de Candido (1992), Ribas e Domás (2009) e Viegas (2014). Metodologicamente, utilizamos quatro crônicas que serviram de estímulo para a produção textual dos alunos, sendo duas crônicas que consideramos literárias e duas crônicas esportivas. Os resultados mostram que os alunos conseguiram abstrair as principais características dos textos motivadores em nível de estrutura composicional, conteúdo temático e estilo, ainda que a maioria apresente algumas inadequações relacionadas à norma culta do português. Além disso, os resultados sugerem grande aceitação do gênero crônica, tanto das literárias quanto das esportivas. Por essa razão, defendemos que o professor invista em mais transposições desse gênero para sala de aula, além de novas descrições que apurem o entendimento e avaliação desse gênero textual.UNIABEUJúnior, José Carlos da Costa2018-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3304Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 9, n. 2 (2018): Número atemático: Estudos Linguísticos e Ensino de Línguas; 94-1072177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3304/pdfDireitos autorais 2018 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEUinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T05:18:11Zoai:ojs2.abeu.local:article/3304Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2018-09-01T05:18:11E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv O GÊNERO CRÔNICA E OS RESULTADOS DE SUA PRÁTICA EM SALA DE AULA
title O GÊNERO CRÔNICA E OS RESULTADOS DE SUA PRÁTICA EM SALA DE AULA
spellingShingle O GÊNERO CRÔNICA E OS RESULTADOS DE SUA PRÁTICA EM SALA DE AULA
Júnior, José Carlos da Costa
Linguistica Aplicada; Educação, Ensino de Literatura
Crônica; Ensino de Língua Portuguesa; Linguística Aplicada
title_short O GÊNERO CRÔNICA E OS RESULTADOS DE SUA PRÁTICA EM SALA DE AULA
title_full O GÊNERO CRÔNICA E OS RESULTADOS DE SUA PRÁTICA EM SALA DE AULA
title_fullStr O GÊNERO CRÔNICA E OS RESULTADOS DE SUA PRÁTICA EM SALA DE AULA
title_full_unstemmed O GÊNERO CRÔNICA E OS RESULTADOS DE SUA PRÁTICA EM SALA DE AULA
title_sort O GÊNERO CRÔNICA E OS RESULTADOS DE SUA PRÁTICA EM SALA DE AULA
author Júnior, José Carlos da Costa
author_facet Júnior, José Carlos da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Júnior, José Carlos da Costa
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Linguistica Aplicada; Educação, Ensino de Literatura
Crônica; Ensino de Língua Portuguesa; Linguística Aplicada
topic Linguistica Aplicada; Educação, Ensino de Literatura
Crônica; Ensino de Língua Portuguesa; Linguística Aplicada
description Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma aplicação didática do gênero crônica em sala de aula, além de uma discussão sobre a evolução e características desse gênero no Brasil. Essa proposta foi aplicada em uma turma de 9º ano com 28 alunos em uma escola municipal na periferia de Divinópolis, em Minas Gerais. Fundamentamos nossa proposta na concepção de gêneros do discurso de Bakhtin (1992), Koch (2014) e Marcuschi (2008), além de basearmos nosso principal eixo teórico sobre o gênero crônica nas discussões de Candido (1992), Ribas e Domás (2009) e Viegas (2014). Metodologicamente, utilizamos quatro crônicas que serviram de estímulo para a produção textual dos alunos, sendo duas crônicas que consideramos literárias e duas crônicas esportivas. Os resultados mostram que os alunos conseguiram abstrair as principais características dos textos motivadores em nível de estrutura composicional, conteúdo temático e estilo, ainda que a maioria apresente algumas inadequações relacionadas à norma culta do português. Além disso, os resultados sugerem grande aceitação do gênero crônica, tanto das literárias quanto das esportivas. Por essa razão, defendemos que o professor invista em mais transposições desse gênero para sala de aula, além de novas descrições que apurem o entendimento e avaliação desse gênero textual.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3304
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3304/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
dc.source.none.fl_str_mv Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 9, n. 2 (2018): Número atemático: Estudos Linguísticos e Ensino de Línguas; 94-107
2177-6288
reponame:E-scrita
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str E-scrita
collection E-scrita
repository.name.fl_str_mv E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170839351361536