O GÊNERO CRÔNICA E OS RESULTADOS DE SUA PRÁTICA EM SALA DE AULA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3304 |
Resumo: | Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma aplicação didática do gênero crônica em sala de aula, além de uma discussão sobre a evolução e características desse gênero no Brasil. Essa proposta foi aplicada em uma turma de 9º ano com 28 alunos em uma escola municipal na periferia de Divinópolis, em Minas Gerais. Fundamentamos nossa proposta na concepção de gêneros do discurso de Bakhtin (1992), Koch (2014) e Marcuschi (2008), além de basearmos nosso principal eixo teórico sobre o gênero crônica nas discussões de Candido (1992), Ribas e Domás (2009) e Viegas (2014). Metodologicamente, utilizamos quatro crônicas que serviram de estímulo para a produção textual dos alunos, sendo duas crônicas que consideramos literárias e duas crônicas esportivas. Os resultados mostram que os alunos conseguiram abstrair as principais características dos textos motivadores em nível de estrutura composicional, conteúdo temático e estilo, ainda que a maioria apresente algumas inadequações relacionadas à norma culta do português. Além disso, os resultados sugerem grande aceitação do gênero crônica, tanto das literárias quanto das esportivas. Por essa razão, defendemos que o professor invista em mais transposições desse gênero para sala de aula, além de novas descrições que apurem o entendimento e avaliação desse gênero textual. |
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O GÊNERO CRÔNICA E OS RESULTADOS DE SUA PRÁTICA EM SALA DE AULALinguistica Aplicada; Educação, Ensino de LiteraturaCrônica; Ensino de Língua Portuguesa; Linguística AplicadaNeste trabalho, apresentamos os resultados de uma aplicação didática do gênero crônica em sala de aula, além de uma discussão sobre a evolução e características desse gênero no Brasil. Essa proposta foi aplicada em uma turma de 9º ano com 28 alunos em uma escola municipal na periferia de Divinópolis, em Minas Gerais. Fundamentamos nossa proposta na concepção de gêneros do discurso de Bakhtin (1992), Koch (2014) e Marcuschi (2008), além de basearmos nosso principal eixo teórico sobre o gênero crônica nas discussões de Candido (1992), Ribas e Domás (2009) e Viegas (2014). Metodologicamente, utilizamos quatro crônicas que serviram de estímulo para a produção textual dos alunos, sendo duas crônicas que consideramos literárias e duas crônicas esportivas. Os resultados mostram que os alunos conseguiram abstrair as principais características dos textos motivadores em nível de estrutura composicional, conteúdo temático e estilo, ainda que a maioria apresente algumas inadequações relacionadas à norma culta do português. Além disso, os resultados sugerem grande aceitação do gênero crônica, tanto das literárias quanto das esportivas. Por essa razão, defendemos que o professor invista em mais transposições desse gênero para sala de aula, além de novas descrições que apurem o entendimento e avaliação desse gênero textual.UNIABEUJúnior, José Carlos da Costa2018-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3304Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 9, n. 2 (2018): Número atemático: Estudos Linguísticos e Ensino de Línguas; 94-1072177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3304/pdfDireitos autorais 2018 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEUinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T05:18:11Zoai:ojs2.abeu.local:article/3304Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2018-09-01T05:18:11E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
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Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma aplicação didática do gênero crônica em sala de aula, além de uma discussão sobre a evolução e características desse gênero no Brasil. Essa proposta foi aplicada em uma turma de 9º ano com 28 alunos em uma escola municipal na periferia de Divinópolis, em Minas Gerais. Fundamentamos nossa proposta na concepção de gêneros do discurso de Bakhtin (1992), Koch (2014) e Marcuschi (2008), além de basearmos nosso principal eixo teórico sobre o gênero crônica nas discussões de Candido (1992), Ribas e Domás (2009) e Viegas (2014). Metodologicamente, utilizamos quatro crônicas que serviram de estímulo para a produção textual dos alunos, sendo duas crônicas que consideramos literárias e duas crônicas esportivas. Os resultados mostram que os alunos conseguiram abstrair as principais características dos textos motivadores em nível de estrutura composicional, conteúdo temático e estilo, ainda que a maioria apresente algumas inadequações relacionadas à norma culta do português. Além disso, os resultados sugerem grande aceitação do gênero crônica, tanto das literárias quanto das esportivas. Por essa razão, defendemos que o professor invista em mais transposições desse gênero para sala de aula, além de novas descrições que apurem o entendimento e avaliação desse gênero textual. |
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