IDENTIDADES PLURAIS: REPRESENTAÇÕES FEMININAS NOS CONTOS OS SAPATINHOS VERMELHOS DE HANS CHRISTIAN ANDERSEN E CAIO FERNANDO ABREU
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3437 |
Resumo: | Este trabalho intenciona apresentar uma análise comparativa entre os contos “Os sapatinhos vermelhos”, de Hans Christian Andersen (século XIX) e o conto homônimo do escritor Caio Fernando Abreu (Século XX), verificando as marcas comuns e divergentes na representação feminina nas duas obras, os arquétipos, simbologias, buscando perceber a reafirmação e/ou deslocamento da(s) identidade(s) femininas e em que medida as transformações provocadas pela pós-modernidade influenciaram na maneira como o conto contemporâneo aparece atualizado em relação ao conto clássico, especialmente ao se considerar os novos dilemas humanos: fragmentação do sujeito, as novas sensibilidades, formas de lidar com a solidão e a perda das utopias. Para tanto, apresentaremos fundamentações à luz da crítica da pós-modernidade e das narrativas clássicas empreendidas por autores como, Fredric Jameson (2006), Linda Hucheon (1991), Stuart Hall (2005), Nelly Novaes Coelho (2010) entre outros teóricos. |
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IDENTIDADES PLURAIS: REPRESENTAÇÕES FEMININAS NOS CONTOS OS SAPATINHOS VERMELHOS DE HANS CHRISTIAN ANDERSEN E CAIO FERNANDO ABREULiteratura; Ensino; Crítica literáriaTradição; Pós-modernidade; IdentidadeLiteratura e representações de gêneroEste trabalho intenciona apresentar uma análise comparativa entre os contos “Os sapatinhos vermelhos”, de Hans Christian Andersen (século XIX) e o conto homônimo do escritor Caio Fernando Abreu (Século XX), verificando as marcas comuns e divergentes na representação feminina nas duas obras, os arquétipos, simbologias, buscando perceber a reafirmação e/ou deslocamento da(s) identidade(s) femininas e em que medida as transformações provocadas pela pós-modernidade influenciaram na maneira como o conto contemporâneo aparece atualizado em relação ao conto clássico, especialmente ao se considerar os novos dilemas humanos: fragmentação do sujeito, as novas sensibilidades, formas de lidar com a solidão e a perda das utopias. Para tanto, apresentaremos fundamentações à luz da crítica da pós-modernidade e das narrativas clássicas empreendidas por autores como, Fredric Jameson (2006), Linda Hucheon (1991), Stuart Hall (2005), Nelly Novaes Coelho (2010) entre outros teóricos.UNIABEUSoares, Lívia Maria RosaNogueira, Vilmaria Chaves2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3437Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 10, n. 1 (2019): Dossiê: Gênero e Poder; 48-622177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3437/pdfDireitos autorais 2019 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEUinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-07T20:10:38Zoai:ojs2.abeu.local:article/3437Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2019-05-07T20:10:38E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
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