DUALIDADES EM L’ESCLUSA, DE LUIGI PIRANDELLO: LIÇÕES DE UMORISMO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2517 |
Resumo: | A produção artística do escritor e dramaturgo siciliano Luigi Pirandello é vasta e diversificada, constituindo-se de poesias, novelas, romances, peças de teatro e ensaios críticos. Descendente do Verismo italiano, Pirandello criou textos em que personagens, estratégias narrativas e temas se complementam, reaparecem em estruturas textuais distintas e adquirem, desta forma, novas significações. Essa circularidade temática e estrutural é percebida, sobretudo, na ocorrência do doppio, presente em boa parte da produção do escritor: duplos sentidos, duplas personalidades, duplas identidades, múltiplas perspectivas e posturas contraditórias são observáveis nos romances de Pirandello. Todos esses elementos reunidos têm uma base comum: a teoria do umorismo, ensaio crítico que norteou sua obra. Com este texto pretendemos analisar de que forma a teoria do umorismo está presente em L’Esclusa, o primeiro romance de Pirandello que deveria ser, por questões contextuais, o mais verista. |
id |
UNIABEU-2_42019691fd449f9886e4ddc4722aa099 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/2517 |
network_acronym_str |
UNIABEU-2 |
network_name_str |
E-scrita |
repository_id_str |
|
spelling |
DUALIDADES EM L’ESCLUSA, DE LUIGI PIRANDELLO: LIÇÕES DE UMORISMOLiteratura; Literatura ComparadaPirandello. L’Esclusa. UmorismoLiteratura italiana; Verismo; Luigi PirandelloA produção artística do escritor e dramaturgo siciliano Luigi Pirandello é vasta e diversificada, constituindo-se de poesias, novelas, romances, peças de teatro e ensaios críticos. Descendente do Verismo italiano, Pirandello criou textos em que personagens, estratégias narrativas e temas se complementam, reaparecem em estruturas textuais distintas e adquirem, desta forma, novas significações. Essa circularidade temática e estrutural é percebida, sobretudo, na ocorrência do doppio, presente em boa parte da produção do escritor: duplos sentidos, duplas personalidades, duplas identidades, múltiplas perspectivas e posturas contraditórias são observáveis nos romances de Pirandello. Todos esses elementos reunidos têm uma base comum: a teoria do umorismo, ensaio crítico que norteou sua obra. Com este texto pretendemos analisar de que forma a teoria do umorismo está presente em L’Esclusa, o primeiro romance de Pirandello que deveria ser, por questões contextuais, o mais verista.UNIABEUde Vargas, Andrea QuilianUmbach, Rosani Ketzer2016-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2517Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 7, n. 2 (2016): Número atemático; 28-402177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2517/pdf_469info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-27T17:17:21Zoai:ojs2.abeu.local:article/2517Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2017-01-27T17:17:21E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DUALIDADES EM L’ESCLUSA, DE LUIGI PIRANDELLO: LIÇÕES DE UMORISMO |
title |
DUALIDADES EM L’ESCLUSA, DE LUIGI PIRANDELLO: LIÇÕES DE UMORISMO |
spellingShingle |
DUALIDADES EM L’ESCLUSA, DE LUIGI PIRANDELLO: LIÇÕES DE UMORISMO de Vargas, Andrea Quilian Literatura; Literatura Comparada Pirandello. L’Esclusa. Umorismo Literatura italiana; Verismo; Luigi Pirandello |
title_short |
DUALIDADES EM L’ESCLUSA, DE LUIGI PIRANDELLO: LIÇÕES DE UMORISMO |
title_full |
DUALIDADES EM L’ESCLUSA, DE LUIGI PIRANDELLO: LIÇÕES DE UMORISMO |
title_fullStr |
DUALIDADES EM L’ESCLUSA, DE LUIGI PIRANDELLO: LIÇÕES DE UMORISMO |
title_full_unstemmed |
DUALIDADES EM L’ESCLUSA, DE LUIGI PIRANDELLO: LIÇÕES DE UMORISMO |
title_sort |
DUALIDADES EM L’ESCLUSA, DE LUIGI PIRANDELLO: LIÇÕES DE UMORISMO |
author |
de Vargas, Andrea Quilian |
author_facet |
de Vargas, Andrea Quilian Umbach, Rosani Ketzer |
author_role |
author |
author2 |
Umbach, Rosani Ketzer |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Vargas, Andrea Quilian Umbach, Rosani Ketzer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura; Literatura Comparada Pirandello. L’Esclusa. Umorismo Literatura italiana; Verismo; Luigi Pirandello |
topic |
Literatura; Literatura Comparada Pirandello. L’Esclusa. Umorismo Literatura italiana; Verismo; Luigi Pirandello |
description |
A produção artística do escritor e dramaturgo siciliano Luigi Pirandello é vasta e diversificada, constituindo-se de poesias, novelas, romances, peças de teatro e ensaios críticos. Descendente do Verismo italiano, Pirandello criou textos em que personagens, estratégias narrativas e temas se complementam, reaparecem em estruturas textuais distintas e adquirem, desta forma, novas significações. Essa circularidade temática e estrutural é percebida, sobretudo, na ocorrência do doppio, presente em boa parte da produção do escritor: duplos sentidos, duplas personalidades, duplas identidades, múltiplas perspectivas e posturas contraditórias são observáveis nos romances de Pirandello. Todos esses elementos reunidos têm uma base comum: a teoria do umorismo, ensaio crítico que norteou sua obra. Com este texto pretendemos analisar de que forma a teoria do umorismo está presente em L’Esclusa, o primeiro romance de Pirandello que deveria ser, por questões contextuais, o mais verista. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2517 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2517 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2517/pdf_469 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 7, n. 2 (2016): Número atemático; 28-40 2177-6288 reponame:E-scrita instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
E-scrita |
collection |
E-scrita |
repository.name.fl_str_mv |
E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170840886476800 |