O PERFIL DO EDUCADOR DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Almeida, Claudimar Paes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-scrita
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3946
Resumo: O artigo tem como objetivo fazer uma reflexão a respeito do perfil do professor de Português diante das mudanças no ensino da Língua Materna. Nesse sentido, procura-se a partir dos aportes teóricos selecionados discutir aspectos relacionados à prática dos professores e ao ensino e à aprendizagem da Língua Portuguesa na escola, de forma a subsidiar as atitudes pertinentes e transformadoras no contexto de ensino no qual o professor está inserido. A metodologia adotada foi delineada por meio de um estudo bibliográfico, associado às entrevistas semiestruturadas com docentes da disciplina de Língua Portuguesa para relacionar teoria e prática. A pesquisa mostrou a necessidade de linhas de ações que contribuam na construção de um ensino renovador caracterizado por uma nova realidade social, com práticas de ensino e aprendizagem advindas de uma nova postura do professor, haja vista a dinamicidade das mudanças da utilização da Língua Materna em seus variados contextos sociais.
id UNIABEU-2_4548d6bbe400b74f5fddf43bdc063758
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/3946
network_acronym_str UNIABEU-2
network_name_str E-scrita
repository_id_str
spelling O PERFIL DO EDUCADOR DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNALetras; Língua Portuguesa; Ensino.Ensino; Língua Portuguesa; Perfil do professor.Ensino da Língua Portuguesa.O artigo tem como objetivo fazer uma reflexão a respeito do perfil do professor de Português diante das mudanças no ensino da Língua Materna. Nesse sentido, procura-se a partir dos aportes teóricos selecionados discutir aspectos relacionados à prática dos professores e ao ensino e à aprendizagem da Língua Portuguesa na escola, de forma a subsidiar as atitudes pertinentes e transformadoras no contexto de ensino no qual o professor está inserido. A metodologia adotada foi delineada por meio de um estudo bibliográfico, associado às entrevistas semiestruturadas com docentes da disciplina de Língua Portuguesa para relacionar teoria e prática. A pesquisa mostrou a necessidade de linhas de ações que contribuam na construção de um ensino renovador caracterizado por uma nova realidade social, com práticas de ensino e aprendizagem advindas de uma nova postura do professor, haja vista a dinamicidade das mudanças da utilização da Língua Materna em seus variados contextos sociais.UNIABEUde Almeida, Claudimar Paes2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3946Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 11, n. 2 (2020): Dossiê: Literatura e diversidade: leituras literárias, críticas e interdisciplinares; 159-1752177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3946/pdfDireitos autorais 2020 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEUinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-22T21:39:44Zoai:ojs2.abeu.local:article/3946Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2023-02-22T21:39:44E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv O PERFIL DO EDUCADOR DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA
title O PERFIL DO EDUCADOR DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA
spellingShingle O PERFIL DO EDUCADOR DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA
de Almeida, Claudimar Paes
Letras; Língua Portuguesa; Ensino.
Ensino; Língua Portuguesa; Perfil do professor.
Ensino da Língua Portuguesa.
title_short O PERFIL DO EDUCADOR DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA
title_full O PERFIL DO EDUCADOR DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA
title_fullStr O PERFIL DO EDUCADOR DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA
title_full_unstemmed O PERFIL DO EDUCADOR DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA
title_sort O PERFIL DO EDUCADOR DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA
author de Almeida, Claudimar Paes
author_facet de Almeida, Claudimar Paes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Almeida, Claudimar Paes
dc.subject.por.fl_str_mv Letras; Língua Portuguesa; Ensino.
Ensino; Língua Portuguesa; Perfil do professor.
Ensino da Língua Portuguesa.
topic Letras; Língua Portuguesa; Ensino.
Ensino; Língua Portuguesa; Perfil do professor.
Ensino da Língua Portuguesa.
description O artigo tem como objetivo fazer uma reflexão a respeito do perfil do professor de Português diante das mudanças no ensino da Língua Materna. Nesse sentido, procura-se a partir dos aportes teóricos selecionados discutir aspectos relacionados à prática dos professores e ao ensino e à aprendizagem da Língua Portuguesa na escola, de forma a subsidiar as atitudes pertinentes e transformadoras no contexto de ensino no qual o professor está inserido. A metodologia adotada foi delineada por meio de um estudo bibliográfico, associado às entrevistas semiestruturadas com docentes da disciplina de Língua Portuguesa para relacionar teoria e prática. A pesquisa mostrou a necessidade de linhas de ações que contribuam na construção de um ensino renovador caracterizado por uma nova realidade social, com práticas de ensino e aprendizagem advindas de uma nova postura do professor, haja vista a dinamicidade das mudanças da utilização da Língua Materna em seus variados contextos sociais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3946
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3946/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
dc.source.none.fl_str_mv Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 11, n. 2 (2020): Dossiê: Literatura e diversidade: leituras literárias, críticas e interdisciplinares; 159-175
2177-6288
reponame:E-scrita
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str E-scrita
collection E-scrita
repository.name.fl_str_mv E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170842079756288