O PERFIL DO EDUCADOR DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3946 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo fazer uma reflexão a respeito do perfil do professor de Português diante das mudanças no ensino da Língua Materna. Nesse sentido, procura-se a partir dos aportes teóricos selecionados discutir aspectos relacionados à prática dos professores e ao ensino e à aprendizagem da Língua Portuguesa na escola, de forma a subsidiar as atitudes pertinentes e transformadoras no contexto de ensino no qual o professor está inserido. A metodologia adotada foi delineada por meio de um estudo bibliográfico, associado às entrevistas semiestruturadas com docentes da disciplina de Língua Portuguesa para relacionar teoria e prática. A pesquisa mostrou a necessidade de linhas de ações que contribuam na construção de um ensino renovador caracterizado por uma nova realidade social, com práticas de ensino e aprendizagem advindas de uma nova postura do professor, haja vista a dinamicidade das mudanças da utilização da Língua Materna em seus variados contextos sociais. |
id |
UNIABEU-2_4548d6bbe400b74f5fddf43bdc063758 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/3946 |
network_acronym_str |
UNIABEU-2 |
network_name_str |
E-scrita |
repository_id_str |
|
spelling |
O PERFIL DO EDUCADOR DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNALetras; Língua Portuguesa; Ensino.Ensino; Língua Portuguesa; Perfil do professor.Ensino da Língua Portuguesa.O artigo tem como objetivo fazer uma reflexão a respeito do perfil do professor de Português diante das mudanças no ensino da Língua Materna. Nesse sentido, procura-se a partir dos aportes teóricos selecionados discutir aspectos relacionados à prática dos professores e ao ensino e à aprendizagem da Língua Portuguesa na escola, de forma a subsidiar as atitudes pertinentes e transformadoras no contexto de ensino no qual o professor está inserido. A metodologia adotada foi delineada por meio de um estudo bibliográfico, associado às entrevistas semiestruturadas com docentes da disciplina de Língua Portuguesa para relacionar teoria e prática. A pesquisa mostrou a necessidade de linhas de ações que contribuam na construção de um ensino renovador caracterizado por uma nova realidade social, com práticas de ensino e aprendizagem advindas de uma nova postura do professor, haja vista a dinamicidade das mudanças da utilização da Língua Materna em seus variados contextos sociais.UNIABEUde Almeida, Claudimar Paes2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3946Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 11, n. 2 (2020): Dossiê: Literatura e diversidade: leituras literárias, críticas e interdisciplinares; 159-1752177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3946/pdfDireitos autorais 2020 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEUinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-22T21:39:44Zoai:ojs2.abeu.local:article/3946Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2023-02-22T21:39:44E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PERFIL DO EDUCADOR DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA |
title |
O PERFIL DO EDUCADOR DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA |
spellingShingle |
O PERFIL DO EDUCADOR DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA de Almeida, Claudimar Paes Letras; Língua Portuguesa; Ensino. Ensino; Língua Portuguesa; Perfil do professor. Ensino da Língua Portuguesa. |
title_short |
O PERFIL DO EDUCADOR DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA |
title_full |
O PERFIL DO EDUCADOR DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA |
title_fullStr |
O PERFIL DO EDUCADOR DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA |
title_full_unstemmed |
O PERFIL DO EDUCADOR DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA |
title_sort |
O PERFIL DO EDUCADOR DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA |
author |
de Almeida, Claudimar Paes |
author_facet |
de Almeida, Claudimar Paes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Almeida, Claudimar Paes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras; Língua Portuguesa; Ensino. Ensino; Língua Portuguesa; Perfil do professor. Ensino da Língua Portuguesa. |
topic |
Letras; Língua Portuguesa; Ensino. Ensino; Língua Portuguesa; Perfil do professor. Ensino da Língua Portuguesa. |
description |
O artigo tem como objetivo fazer uma reflexão a respeito do perfil do professor de Português diante das mudanças no ensino da Língua Materna. Nesse sentido, procura-se a partir dos aportes teóricos selecionados discutir aspectos relacionados à prática dos professores e ao ensino e à aprendizagem da Língua Portuguesa na escola, de forma a subsidiar as atitudes pertinentes e transformadoras no contexto de ensino no qual o professor está inserido. A metodologia adotada foi delineada por meio de um estudo bibliográfico, associado às entrevistas semiestruturadas com docentes da disciplina de Língua Portuguesa para relacionar teoria e prática. A pesquisa mostrou a necessidade de linhas de ações que contribuam na construção de um ensino renovador caracterizado por uma nova realidade social, com práticas de ensino e aprendizagem advindas de uma nova postura do professor, haja vista a dinamicidade das mudanças da utilização da Língua Materna em seus variados contextos sociais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3946 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3946 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3946/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 11, n. 2 (2020): Dossiê: Literatura e diversidade: leituras literárias, críticas e interdisciplinares; 159-175 2177-6288 reponame:E-scrita instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
E-scrita |
collection |
E-scrita |
repository.name.fl_str_mv |
E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170842079756288 |