A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O PAPEL DA ESCOLA: O ENSINO INCLUSIVO DA LÍNGUA À LUZ DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E DA FORMAÇÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sá Marques, Williane
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Barcelos Corrêa, Jackeline, Crispim França Luquetti, Eliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-scrita
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3318
Resumo: O presente estudo tenciona refletir acerca da presença das variações linguísticas nas salas de aula a fim de contribuir para a efetiva aplicação de uma pedagogia fundamentada no respeito às manifestações culturais expressas na fala dos alunos oriundos das camadas estigmatizadas da sociedade. Para isso, verifica-se o alcance dos estudos sociolinguísticos no meio escolar por meio dos resultados de uma pesquisa realizada junto às professoras do primeiro segmento do Ensino Fundamental de duas escolas municipais situadas no interior de Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio de Janeiro. Tal estudo aponta o despreparo das professoras diante da heterogeneidade linguística e a necessidade de ressignificar a prática pedagógica da língua materna por meio dos conceitos e políticas públicas já existentes. No que tange ao referencial teórico utilizado neste trabalho, destacam-se autores como Soares (2000), Bagno (2015; 2007), Faraco (2008), Alkmim (2006), entre outros.
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