A ORGANIZAÇÃO DA MENSAGEM EM DESCRIÇÕES PRODUZIDAS POR ALUNOS SURDOS - APRENDIZES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3969 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar a organização da mensagem em descrições escritas por graduando surdos, aprendizes de Língua Portuguesa como L2, com o suporte teórico-metodológico da Linguística Sistêmico Funcional de Halliday (1994) & Halliday & Matthissen (2004, 2014). As descrições foram produzidas na disciplina Língua Portuguesa Escrita I, a partir de uma notícia de jornal impressa e de uma televisionada com a mesma temática. As descrições foram coletadas e analisadas manualmente de forma qualitativa, permitindo agrupá-las em três categorias distintas, de acordo com a metafunção textual da linguagem. A análise revelou que, embora tenham o mesmo grau de instrução, ou seja, sejam alunos iniciantes da graduação, a forma como organizam seus textos diferem bastante, propondo uma reflexão sobre as práticas de escrita na disciplina e na possibilidade de agrupar esses aprendizes de acordo com suas habilidades de leitura e escrita. |
id |
UNIABEU-2_68b570c184439452214fe7500f5289a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/3969 |
network_acronym_str |
UNIABEU-2 |
network_name_str |
E-scrita |
repository_id_str |
|
spelling |
A ORGANIZAÇÃO DA MENSAGEM EM DESCRIÇÕES PRODUZIDAS POR ALUNOS SURDOS - APRENDIZES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2Letras; Linguística Aplicada; Ensino de LínguasTranslinguagem; Língua Portuguesa como Segunda Língua; Linguística Sistêmico-Funcional.Língua Portuguesa como L2 para surdosEste artigo tem por objetivo analisar a organização da mensagem em descrições escritas por graduando surdos, aprendizes de Língua Portuguesa como L2, com o suporte teórico-metodológico da Linguística Sistêmico Funcional de Halliday (1994) & Halliday & Matthissen (2004, 2014). As descrições foram produzidas na disciplina Língua Portuguesa Escrita I, a partir de uma notícia de jornal impressa e de uma televisionada com a mesma temática. As descrições foram coletadas e analisadas manualmente de forma qualitativa, permitindo agrupá-las em três categorias distintas, de acordo com a metafunção textual da linguagem. A análise revelou que, embora tenham o mesmo grau de instrução, ou seja, sejam alunos iniciantes da graduação, a forma como organizam seus textos diferem bastante, propondo uma reflexão sobre as práticas de escrita na disciplina e na possibilidade de agrupar esses aprendizes de acordo com suas habilidades de leitura e escrita.UNIABEUPIC/INESde Morais, Fernanda Beatriz CaricariBrito, Giovane2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionanálise linguísticaapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3969Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 11, n. 2 (2020): Dossiê: Literatura e diversidade: leituras literárias, críticas e interdisciplinares; 175-1922177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3969/pdfDireitos autorais 2020 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEUinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-22T21:39:44Zoai:ojs2.abeu.local:article/3969Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2023-02-22T21:39:44E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ORGANIZAÇÃO DA MENSAGEM EM DESCRIÇÕES PRODUZIDAS POR ALUNOS SURDOS - APRENDIZES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 |
title |
A ORGANIZAÇÃO DA MENSAGEM EM DESCRIÇÕES PRODUZIDAS POR ALUNOS SURDOS - APRENDIZES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 |
spellingShingle |
A ORGANIZAÇÃO DA MENSAGEM EM DESCRIÇÕES PRODUZIDAS POR ALUNOS SURDOS - APRENDIZES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 de Morais, Fernanda Beatriz Caricari Letras; Linguística Aplicada; Ensino de Línguas Translinguagem; Língua Portuguesa como Segunda Língua; Linguística Sistêmico-Funcional. Língua Portuguesa como L2 para surdos |
title_short |
A ORGANIZAÇÃO DA MENSAGEM EM DESCRIÇÕES PRODUZIDAS POR ALUNOS SURDOS - APRENDIZES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 |
title_full |
A ORGANIZAÇÃO DA MENSAGEM EM DESCRIÇÕES PRODUZIDAS POR ALUNOS SURDOS - APRENDIZES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 |
title_fullStr |
A ORGANIZAÇÃO DA MENSAGEM EM DESCRIÇÕES PRODUZIDAS POR ALUNOS SURDOS - APRENDIZES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 |
title_full_unstemmed |
A ORGANIZAÇÃO DA MENSAGEM EM DESCRIÇÕES PRODUZIDAS POR ALUNOS SURDOS - APRENDIZES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 |
title_sort |
A ORGANIZAÇÃO DA MENSAGEM EM DESCRIÇÕES PRODUZIDAS POR ALUNOS SURDOS - APRENDIZES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 |
author |
de Morais, Fernanda Beatriz Caricari |
author_facet |
de Morais, Fernanda Beatriz Caricari Brito, Giovane |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Giovane |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PIC/INES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Morais, Fernanda Beatriz Caricari Brito, Giovane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras; Linguística Aplicada; Ensino de Línguas Translinguagem; Língua Portuguesa como Segunda Língua; Linguística Sistêmico-Funcional. Língua Portuguesa como L2 para surdos |
topic |
Letras; Linguística Aplicada; Ensino de Línguas Translinguagem; Língua Portuguesa como Segunda Língua; Linguística Sistêmico-Funcional. Língua Portuguesa como L2 para surdos |
description |
Este artigo tem por objetivo analisar a organização da mensagem em descrições escritas por graduando surdos, aprendizes de Língua Portuguesa como L2, com o suporte teórico-metodológico da Linguística Sistêmico Funcional de Halliday (1994) & Halliday & Matthissen (2004, 2014). As descrições foram produzidas na disciplina Língua Portuguesa Escrita I, a partir de uma notícia de jornal impressa e de uma televisionada com a mesma temática. As descrições foram coletadas e analisadas manualmente de forma qualitativa, permitindo agrupá-las em três categorias distintas, de acordo com a metafunção textual da linguagem. A análise revelou que, embora tenham o mesmo grau de instrução, ou seja, sejam alunos iniciantes da graduação, a forma como organizam seus textos diferem bastante, propondo uma reflexão sobre as práticas de escrita na disciplina e na possibilidade de agrupar esses aprendizes de acordo com suas habilidades de leitura e escrita. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion análise linguística |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3969 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3969/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 11, n. 2 (2020): Dossiê: Literatura e diversidade: leituras literárias, críticas e interdisciplinares; 175-192 2177-6288 reponame:E-scrita instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
E-scrita |
collection |
E-scrita |
repository.name.fl_str_mv |
E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170841963364353 |