ABORDAGEM DO CONTEXTO DIGITAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE O PNLD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Elaine Vasquez Ferreira de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vilaça, Márcio Luiz Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-scrita
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4004
Resumo: : Ao se discutir livro didático (LD), é essencial observar não apenas sua importância como material didático, mas também sua influência na construção dos currículos, práticas pedagógicas e avaliações escolares. O livro didático, nessa perspectiva, desempenha um papel fundamental por servir de base para as diversas atividades realizadas em sala de aula, inclusive as atividades que podem colaborar para o desenvolvimento do letramento digital dos estudantes. Este artigo apresenta uma pesquisa que buscou identificar a abordagem do contexto digital nos livros didáticos de Língua Portuguesa (LP) do Ensino Médio a partir das edições do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Neste sentido, foram investigados os editais de convocação para inscrição no processo de avaliação e seleção de obras didáticas para o PNLD e os Guias de Livro Didático publicados desde 2003. A análise dos dados revelou que, a partir de 2012, os critérios de avaliação utilizados para a aprovação dos livros didáticos no programa abordam de maneira geral a linguagem digital e práticas de letramento digital necessárias aos estudantes desta etapa de ensino, o que pode colaborar para a conquista e exercício da cidadania.
id UNIABEU-2_69a48d94e36a60ad106400158d4cb399
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/4004
network_acronym_str UNIABEU-2
network_name_str E-scrita
repository_id_str
spelling ABORDAGEM DO CONTEXTO DIGITAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE O PNLDLingística Aplicaca; EducaçãoPNLD, Letramento Digital, Livro Didático: Ao se discutir livro didático (LD), é essencial observar não apenas sua importância como material didático, mas também sua influência na construção dos currículos, práticas pedagógicas e avaliações escolares. O livro didático, nessa perspectiva, desempenha um papel fundamental por servir de base para as diversas atividades realizadas em sala de aula, inclusive as atividades que podem colaborar para o desenvolvimento do letramento digital dos estudantes. Este artigo apresenta uma pesquisa que buscou identificar a abordagem do contexto digital nos livros didáticos de Língua Portuguesa (LP) do Ensino Médio a partir das edições do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Neste sentido, foram investigados os editais de convocação para inscrição no processo de avaliação e seleção de obras didáticas para o PNLD e os Guias de Livro Didático publicados desde 2003. A análise dos dados revelou que, a partir de 2012, os critérios de avaliação utilizados para a aprovação dos livros didáticos no programa abordam de maneira geral a linguagem digital e práticas de letramento digital necessárias aos estudantes desta etapa de ensino, o que pode colaborar para a conquista e exercício da cidadania.UNIABEUElaine Vasquez Ferreira de Araújo - CAPESAraujo, Elaine Vasquez Ferreira deVilaça, Márcio Luiz Corrêa2020-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4004Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 11, n. 1 (2020): Número atemático: Estudos Linguísticos; 53-682177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4004/pdfDireitos autorais 2020 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEUinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T03:49:41Zoai:ojs2.abeu.local:article/4004Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2020-08-13T03:49:41E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv ABORDAGEM DO CONTEXTO DIGITAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE O PNLD
title ABORDAGEM DO CONTEXTO DIGITAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE O PNLD
spellingShingle ABORDAGEM DO CONTEXTO DIGITAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE O PNLD
Araujo, Elaine Vasquez Ferreira de
Lingística Aplicaca; Educação
PNLD, Letramento Digital, Livro Didático
title_short ABORDAGEM DO CONTEXTO DIGITAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE O PNLD
title_full ABORDAGEM DO CONTEXTO DIGITAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE O PNLD
title_fullStr ABORDAGEM DO CONTEXTO DIGITAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE O PNLD
title_full_unstemmed ABORDAGEM DO CONTEXTO DIGITAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE O PNLD
title_sort ABORDAGEM DO CONTEXTO DIGITAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE O PNLD
author Araujo, Elaine Vasquez Ferreira de
author_facet Araujo, Elaine Vasquez Ferreira de
Vilaça, Márcio Luiz Corrêa
author_role author
author2 Vilaça, Márcio Luiz Corrêa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Elaine Vasquez Ferreira de Araújo - CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Elaine Vasquez Ferreira de
Vilaça, Márcio Luiz Corrêa
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Lingística Aplicaca; Educação
PNLD, Letramento Digital, Livro Didático
topic Lingística Aplicaca; Educação
PNLD, Letramento Digital, Livro Didático
description : Ao se discutir livro didático (LD), é essencial observar não apenas sua importância como material didático, mas também sua influência na construção dos currículos, práticas pedagógicas e avaliações escolares. O livro didático, nessa perspectiva, desempenha um papel fundamental por servir de base para as diversas atividades realizadas em sala de aula, inclusive as atividades que podem colaborar para o desenvolvimento do letramento digital dos estudantes. Este artigo apresenta uma pesquisa que buscou identificar a abordagem do contexto digital nos livros didáticos de Língua Portuguesa (LP) do Ensino Médio a partir das edições do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Neste sentido, foram investigados os editais de convocação para inscrição no processo de avaliação e seleção de obras didáticas para o PNLD e os Guias de Livro Didático publicados desde 2003. A análise dos dados revelou que, a partir de 2012, os critérios de avaliação utilizados para a aprovação dos livros didáticos no programa abordam de maneira geral a linguagem digital e práticas de letramento digital necessárias aos estudantes desta etapa de ensino, o que pode colaborar para a conquista e exercício da cidadania.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-07
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4004
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4004/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
dc.source.none.fl_str_mv Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 11, n. 1 (2020): Número atemático: Estudos Linguísticos; 53-68
2177-6288
reponame:E-scrita
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str E-scrita
collection E-scrita
repository.name.fl_str_mv E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170841215729664