ABORDAGEM DO CONTEXTO DIGITAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE O PNLD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4004 |
Resumo: | : Ao se discutir livro didático (LD), é essencial observar não apenas sua importância como material didático, mas também sua influência na construção dos currículos, práticas pedagógicas e avaliações escolares. O livro didático, nessa perspectiva, desempenha um papel fundamental por servir de base para as diversas atividades realizadas em sala de aula, inclusive as atividades que podem colaborar para o desenvolvimento do letramento digital dos estudantes. Este artigo apresenta uma pesquisa que buscou identificar a abordagem do contexto digital nos livros didáticos de Língua Portuguesa (LP) do Ensino Médio a partir das edições do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Neste sentido, foram investigados os editais de convocação para inscrição no processo de avaliação e seleção de obras didáticas para o PNLD e os Guias de Livro Didático publicados desde 2003. A análise dos dados revelou que, a partir de 2012, os critérios de avaliação utilizados para a aprovação dos livros didáticos no programa abordam de maneira geral a linguagem digital e práticas de letramento digital necessárias aos estudantes desta etapa de ensino, o que pode colaborar para a conquista e exercício da cidadania. |
id |
UNIABEU-2_69a48d94e36a60ad106400158d4cb399 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/4004 |
network_acronym_str |
UNIABEU-2 |
network_name_str |
E-scrita |
repository_id_str |
|
spelling |
ABORDAGEM DO CONTEXTO DIGITAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE O PNLDLingística Aplicaca; EducaçãoPNLD, Letramento Digital, Livro Didático: Ao se discutir livro didático (LD), é essencial observar não apenas sua importância como material didático, mas também sua influência na construção dos currículos, práticas pedagógicas e avaliações escolares. O livro didático, nessa perspectiva, desempenha um papel fundamental por servir de base para as diversas atividades realizadas em sala de aula, inclusive as atividades que podem colaborar para o desenvolvimento do letramento digital dos estudantes. Este artigo apresenta uma pesquisa que buscou identificar a abordagem do contexto digital nos livros didáticos de Língua Portuguesa (LP) do Ensino Médio a partir das edições do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Neste sentido, foram investigados os editais de convocação para inscrição no processo de avaliação e seleção de obras didáticas para o PNLD e os Guias de Livro Didático publicados desde 2003. A análise dos dados revelou que, a partir de 2012, os critérios de avaliação utilizados para a aprovação dos livros didáticos no programa abordam de maneira geral a linguagem digital e práticas de letramento digital necessárias aos estudantes desta etapa de ensino, o que pode colaborar para a conquista e exercício da cidadania.UNIABEUElaine Vasquez Ferreira de Araújo - CAPESAraujo, Elaine Vasquez Ferreira deVilaça, Márcio Luiz Corrêa2020-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4004Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 11, n. 1 (2020): Número atemático: Estudos Linguísticos; 53-682177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4004/pdfDireitos autorais 2020 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEUinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T03:49:41Zoai:ojs2.abeu.local:article/4004Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2020-08-13T03:49:41E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ABORDAGEM DO CONTEXTO DIGITAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE O PNLD |
title |
ABORDAGEM DO CONTEXTO DIGITAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE O PNLD |
spellingShingle |
ABORDAGEM DO CONTEXTO DIGITAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE O PNLD Araujo, Elaine Vasquez Ferreira de Lingística Aplicaca; Educação PNLD, Letramento Digital, Livro Didático |
title_short |
ABORDAGEM DO CONTEXTO DIGITAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE O PNLD |
title_full |
ABORDAGEM DO CONTEXTO DIGITAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE O PNLD |
title_fullStr |
ABORDAGEM DO CONTEXTO DIGITAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE O PNLD |
title_full_unstemmed |
ABORDAGEM DO CONTEXTO DIGITAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE O PNLD |
title_sort |
ABORDAGEM DO CONTEXTO DIGITAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE O PNLD |
author |
Araujo, Elaine Vasquez Ferreira de |
author_facet |
Araujo, Elaine Vasquez Ferreira de Vilaça, Márcio Luiz Corrêa |
author_role |
author |
author2 |
Vilaça, Márcio Luiz Corrêa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Elaine Vasquez Ferreira de Araújo - CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Elaine Vasquez Ferreira de Vilaça, Márcio Luiz Corrêa |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lingística Aplicaca; Educação PNLD, Letramento Digital, Livro Didático |
topic |
Lingística Aplicaca; Educação PNLD, Letramento Digital, Livro Didático |
description |
: Ao se discutir livro didático (LD), é essencial observar não apenas sua importância como material didático, mas também sua influência na construção dos currículos, práticas pedagógicas e avaliações escolares. O livro didático, nessa perspectiva, desempenha um papel fundamental por servir de base para as diversas atividades realizadas em sala de aula, inclusive as atividades que podem colaborar para o desenvolvimento do letramento digital dos estudantes. Este artigo apresenta uma pesquisa que buscou identificar a abordagem do contexto digital nos livros didáticos de Língua Portuguesa (LP) do Ensino Médio a partir das edições do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Neste sentido, foram investigados os editais de convocação para inscrição no processo de avaliação e seleção de obras didáticas para o PNLD e os Guias de Livro Didático publicados desde 2003. A análise dos dados revelou que, a partir de 2012, os critérios de avaliação utilizados para a aprovação dos livros didáticos no programa abordam de maneira geral a linguagem digital e práticas de letramento digital necessárias aos estudantes desta etapa de ensino, o que pode colaborar para a conquista e exercício da cidadania. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4004 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4004/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 11, n. 1 (2020): Número atemático: Estudos Linguísticos; 53-68 2177-6288 reponame:E-scrita instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
E-scrita |
collection |
E-scrita |
repository.name.fl_str_mv |
E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170841215729664 |