Português Língua não Materna e escolarização em Portugal: situação e perspectivas (exemplo de prática pedagógica)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/8723 |
Resumo: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino do Português como Língua segunda ou estrangeira |
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Português Língua não Materna e escolarização em Portugal: situação e perspectivas (exemplo de prática pedagógica)Língua maternaLíngua segundaLíngua estrangeiraAquisição/aprendizagem de L2Estratégias de aprendizagemDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino do Português como Língua segunda ou estrangeiraAo longo dos anos a população portuguesa sofreu algumas alterações. A partir da década de 70, o nosso país recebeu muitos imigrantes vindos de vários pontos do mundo, nomeadamente da Europa de Leste, Brasil, China, África, entre outros. A partir desta altura, escolas e entidades competentes começaram a preocupar-se mais com o sucesso e a boa integração dos alunos estrangeiros. Mas em Portugal já existiam alunos estrangeiros, provenientes dos PALOPS, mas que não eram vistos como alunos estrangeiros, porque a língua oficial destes países é o português. Assim, em 2003 surgiram alguns documentos e legislação para orientar o ensino do PLNM. Hoje em dia, as nossas escolas vivem uma variedade linguística e cultural muito grande. Dentro da mesma sala de aula temos, frequentemente, várias línguas maternas, mas apenas a LP é a utilizada, dado o seu estatuto de língua oficial. Assim sendo, é essencial esclarecer alguns conceitos de língua, que por vezes estão um pouco confusos nas mentes dos docentes, e aqui refiro-me aos conceitos de língua materna, língua segunda e língua estrangeira. Dada a heterogeneidade dos alunos nas nossas aulas, é necessário que os docentes se preocupem cada vez mais com a forma como eles aprendem, nomeadamente a competência escrita, visto ser uma competência transversal a todas as disciplinas. A aprendizagem da escrita, é um processo moroso, complexo e está relacionado com o desenvolvimento da consciência fonológica, por isso, é importante mencionar as teorias contemporâneas de aprendizagem da linguagem e a teoria de Krashen, de forma a distinguir aprendizagem/aquisição e perceber de que forma é feita, pelas crianças, a aquisição da linguagem. Nesta dissertação, o trabalho desenvolvido é baseado na pesquisa e tratamento da bibliografia e, de seguida, é feita uma análise do trabalho desenvolvido com um aluno moldavo, que frequentava uma escola de 1ºciclo do agrupamento onde leccionei. Através da análise do trabalho desenvolvido com este aluno, pretende-se verificar como é feito o ensino da escrita a um aluno estrangeiro, isto é, quais os métodos e quais as estratégias utilizadas pelo aluno para alcançar o sucesso na aprendizagem da competência escrita.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNLima, Ana Patrícia Faustino2013-02-06T15:59:39Z2011-092011-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/8723porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:41:37Zoai:run.unl.pt:10362/8723Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:18:23.976529Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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