O Medo de Escrever e a Resistência às Novas Tecnologias entre docentes: fim ou fio da meada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/923 |
Resumo: | Este artigo objetiva constituir um topos de discussão sobre o medo de escrever e comunicação. Sentir-se bem ou ter uma relação amigável com a escrita é uma exceção, a regra é o medo, o desconforto. A escassez de produção sobre o medo de escrever sugere um sinal que aponta para uma possível omissão acadêmica em relação ao seu correspondente sintoma: a dificuldade com a escrita de textos acadêmicos. Na sondagem realizada com docentes-alunas de uma turma de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF/RJ), verificou-se que o medo de escrever articulado com a resistência ao uso das novas tecnologias interfere negativamente em seus processos de comunicação, seja pela falta de desejo ou esforço. Entretanto, indaga-se, se na condição de narradoras-autoras, a partir de Benjamin, não seriam provocadas em sua necessidade humana de comunicação e, portanto, em seu desejo e esforço quanto a escrita e ao uso de estratégias alternativas para lidar com as novas tecnologias necessárias a produção de sua autoria. |
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O Medo de Escrever e a Resistência às Novas Tecnologias entre docentes: fim ou fio da meadaCiências humanas; educaçãomedo de escrever; autoria; novas tecnologias.Autoria literáriaEste artigo objetiva constituir um topos de discussão sobre o medo de escrever e comunicação. Sentir-se bem ou ter uma relação amigável com a escrita é uma exceção, a regra é o medo, o desconforto. A escassez de produção sobre o medo de escrever sugere um sinal que aponta para uma possível omissão acadêmica em relação ao seu correspondente sintoma: a dificuldade com a escrita de textos acadêmicos. Na sondagem realizada com docentes-alunas de uma turma de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF/RJ), verificou-se que o medo de escrever articulado com a resistência ao uso das novas tecnologias interfere negativamente em seus processos de comunicação, seja pela falta de desejo ou esforço. Entretanto, indaga-se, se na condição de narradoras-autoras, a partir de Benjamin, não seriam provocadas em sua necessidade humana de comunicação e, portanto, em seu desejo e esforço quanto a escrita e ao uso de estratégias alternativas para lidar com as novas tecnologias necessárias a produção de sua autoria. UNIABEUFaperjFerreira, Laís RodriguesCorrêa, Jackeline Barcelosdo Carmo, Gerson Tavares2013-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionresistência da escritaapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/923Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 4, n. 4 (2013): Número atemático: Miscelânea; 271-2812177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/923/pdf_147info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-27T17:23:23Zoai:ojs2.abeu.local:article/923Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2017-01-27T17:23:23E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
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