A TERMINOLOGIA DOS DOCUMENTOS ESCOLARES INDIVIDUAIS: ferramentas computacionais, dificuldades e soluções
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/964 |
Resumo: | Em estudos linguísticos, a atividade terminológica exige uma série de procedimentos e etapas tais como constituir um corpus, identificar os termos, verificar concordâncias, atestar o emprego por meio de referências precisas e difusão do conhecimento para diferentes públicos. Para isso, considera-se essencial, já no projeto, estabelecer o conjunto de procedimentos acompanhado de ferramentas computacionais, uma vez que o trabalho manual não mais tem sido utilizado em pesquisas recentes. O uso delas é consenso entre os terminóloógos pelo ganho de produtividade, de qualidade e de acessibilidade sem precedentes. No decorrer do desenvolvimento de nossa pesquisa terminológica no domínio documentos escolares individuais, deparamo-nos com uma série de dificuldades com relação às ferramentas computacionais para extração dos termos, confirmação dos contextos e difusão do conhecimento. O objetivo principal deste artigo é apresentar o modo como se procedeu à identificação e à difusão do conjunto terminológico no domínio documentos escolares individuais em Português do Brasil utilizando ferramentas computacionais de processamento, as dificuldades e as soluções encontradas. |
id |
UNIABEU-2_8297e554d02005cf191c9471e3890ade |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/964 |
network_acronym_str |
UNIABEU-2 |
network_name_str |
E-scrita |
repository_id_str |
|
spelling |
A TERMINOLOGIA DOS DOCUMENTOS ESCOLARES INDIVIDUAIS: ferramentas computacionais, dificuldades e soluçõesEstudos Linguísticos; Terminologia: Linguística de CorpusTerminologia, Ferramentas Computacionais, Documentos Escolares.Estudos Linguísticos Em estudos linguísticos, a atividade terminológica exige uma série de procedimentos e etapas tais como constituir um corpus, identificar os termos, verificar concordâncias, atestar o emprego por meio de referências precisas e difusão do conhecimento para diferentes públicos. Para isso, considera-se essencial, já no projeto, estabelecer o conjunto de procedimentos acompanhado de ferramentas computacionais, uma vez que o trabalho manual não mais tem sido utilizado em pesquisas recentes. O uso delas é consenso entre os terminóloógos pelo ganho de produtividade, de qualidade e de acessibilidade sem precedentes. No decorrer do desenvolvimento de nossa pesquisa terminológica no domínio documentos escolares individuais, deparamo-nos com uma série de dificuldades com relação às ferramentas computacionais para extração dos termos, confirmação dos contextos e difusão do conhecimento. O objetivo principal deste artigo é apresentar o modo como se procedeu à identificação e à difusão do conjunto terminológico no domínio documentos escolares individuais em Português do Brasil utilizando ferramentas computacionais de processamento, as dificuldades e as soluções encontradas. UNIABEUAssumpção, Glória Pinotti2014-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa desenvolvidaapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/964Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 5, n. 2 (2014): Literatura contemporânea na América Latina; 88-1052177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/964/pdf_256info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-27T17:19:20Zoai:ojs2.abeu.local:article/964Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2017-01-27T17:19:20E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A TERMINOLOGIA DOS DOCUMENTOS ESCOLARES INDIVIDUAIS: ferramentas computacionais, dificuldades e soluções |
title |
A TERMINOLOGIA DOS DOCUMENTOS ESCOLARES INDIVIDUAIS: ferramentas computacionais, dificuldades e soluções |
spellingShingle |
A TERMINOLOGIA DOS DOCUMENTOS ESCOLARES INDIVIDUAIS: ferramentas computacionais, dificuldades e soluções Assumpção, Glória Pinotti Estudos Linguísticos; Terminologia: Linguística de Corpus Terminologia, Ferramentas Computacionais, Documentos Escolares. Estudos Linguísticos |
title_short |
A TERMINOLOGIA DOS DOCUMENTOS ESCOLARES INDIVIDUAIS: ferramentas computacionais, dificuldades e soluções |
title_full |
A TERMINOLOGIA DOS DOCUMENTOS ESCOLARES INDIVIDUAIS: ferramentas computacionais, dificuldades e soluções |
title_fullStr |
A TERMINOLOGIA DOS DOCUMENTOS ESCOLARES INDIVIDUAIS: ferramentas computacionais, dificuldades e soluções |
title_full_unstemmed |
A TERMINOLOGIA DOS DOCUMENTOS ESCOLARES INDIVIDUAIS: ferramentas computacionais, dificuldades e soluções |
title_sort |
A TERMINOLOGIA DOS DOCUMENTOS ESCOLARES INDIVIDUAIS: ferramentas computacionais, dificuldades e soluções |
author |
Assumpção, Glória Pinotti |
author_facet |
Assumpção, Glória Pinotti |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assumpção, Glória Pinotti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos Linguísticos; Terminologia: Linguística de Corpus Terminologia, Ferramentas Computacionais, Documentos Escolares. Estudos Linguísticos |
topic |
Estudos Linguísticos; Terminologia: Linguística de Corpus Terminologia, Ferramentas Computacionais, Documentos Escolares. Estudos Linguísticos |
description |
Em estudos linguísticos, a atividade terminológica exige uma série de procedimentos e etapas tais como constituir um corpus, identificar os termos, verificar concordâncias, atestar o emprego por meio de referências precisas e difusão do conhecimento para diferentes públicos. Para isso, considera-se essencial, já no projeto, estabelecer o conjunto de procedimentos acompanhado de ferramentas computacionais, uma vez que o trabalho manual não mais tem sido utilizado em pesquisas recentes. O uso delas é consenso entre os terminóloógos pelo ganho de produtividade, de qualidade e de acessibilidade sem precedentes. No decorrer do desenvolvimento de nossa pesquisa terminológica no domínio documentos escolares individuais, deparamo-nos com uma série de dificuldades com relação às ferramentas computacionais para extração dos termos, confirmação dos contextos e difusão do conhecimento. O objetivo principal deste artigo é apresentar o modo como se procedeu à identificação e à difusão do conjunto terminológico no domínio documentos escolares individuais em Português do Brasil utilizando ferramentas computacionais de processamento, as dificuldades e as soluções encontradas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion pesquisa desenvolvida |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/964 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/964 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/964/pdf_256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 5, n. 2 (2014): Literatura contemporânea na América Latina; 88-105 2177-6288 reponame:E-scrita instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
E-scrita |
collection |
E-scrita |
repository.name.fl_str_mv |
E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170839375478784 |