A TERMINOLOGIA DOS DOCUMENTOS ESCOLARES INDIVIDUAIS: ferramentas computacionais, dificuldades e soluções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assumpção, Glória Pinotti
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-scrita
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/964
Resumo: Em estudos linguísticos, a atividade terminológica exige uma série de procedimentos e etapas tais como constituir um corpus, identificar os termos, verificar concordâncias, atestar o emprego por meio de referências precisas e difusão do conhecimento para diferentes públicos.  Para isso, considera-se essencial, já no projeto, estabelecer o conjunto de procedimentos acompanhado de ferramentas computacionais, uma vez que o trabalho manual não mais tem sido utilizado em pesquisas recentes. O uso delas é consenso entre os terminóloógos pelo ganho de produtividade, de qualidade e de acessibilidade sem precedentes.  No decorrer do desenvolvimento de nossa pesquisa terminológica no domínio documentos escolares individuais, deparamo-nos com uma série de dificuldades com relação às ferramentas computacionais para extração dos termos, confirmação dos contextos e difusão do conhecimento. O objetivo principal deste artigo é apresentar o modo como se procedeu à identificação e à difusão do conjunto terminológico no domínio documentos escolares individuais em Português do Brasil utilizando ferramentas computacionais de processamento, as dificuldades e as soluções encontradas.
id UNIABEU-2_8297e554d02005cf191c9471e3890ade
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/964
network_acronym_str UNIABEU-2
network_name_str E-scrita
repository_id_str
spelling A TERMINOLOGIA DOS DOCUMENTOS ESCOLARES INDIVIDUAIS: ferramentas computacionais, dificuldades e soluçõesEstudos Linguísticos; Terminologia: Linguística de CorpusTerminologia, Ferramentas Computacionais, Documentos Escolares.Estudos Linguísticos Em estudos linguísticos, a atividade terminológica exige uma série de procedimentos e etapas tais como constituir um corpus, identificar os termos, verificar concordâncias, atestar o emprego por meio de referências precisas e difusão do conhecimento para diferentes públicos.  Para isso, considera-se essencial, já no projeto, estabelecer o conjunto de procedimentos acompanhado de ferramentas computacionais, uma vez que o trabalho manual não mais tem sido utilizado em pesquisas recentes. O uso delas é consenso entre os terminóloógos pelo ganho de produtividade, de qualidade e de acessibilidade sem precedentes.  No decorrer do desenvolvimento de nossa pesquisa terminológica no domínio documentos escolares individuais, deparamo-nos com uma série de dificuldades com relação às ferramentas computacionais para extração dos termos, confirmação dos contextos e difusão do conhecimento. O objetivo principal deste artigo é apresentar o modo como se procedeu à identificação e à difusão do conjunto terminológico no domínio documentos escolares individuais em Português do Brasil utilizando ferramentas computacionais de processamento, as dificuldades e as soluções encontradas. UNIABEUAssumpção, Glória Pinotti2014-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa desenvolvidaapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/964Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 5, n. 2 (2014): Literatura contemporânea na América Latina; 88-1052177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/964/pdf_256info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-27T17:19:20Zoai:ojs2.abeu.local:article/964Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2017-01-27T17:19:20E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv A TERMINOLOGIA DOS DOCUMENTOS ESCOLARES INDIVIDUAIS: ferramentas computacionais, dificuldades e soluções
title A TERMINOLOGIA DOS DOCUMENTOS ESCOLARES INDIVIDUAIS: ferramentas computacionais, dificuldades e soluções
spellingShingle A TERMINOLOGIA DOS DOCUMENTOS ESCOLARES INDIVIDUAIS: ferramentas computacionais, dificuldades e soluções
Assumpção, Glória Pinotti
Estudos Linguísticos; Terminologia: Linguística de Corpus
Terminologia, Ferramentas Computacionais, Documentos Escolares.
Estudos Linguísticos
title_short A TERMINOLOGIA DOS DOCUMENTOS ESCOLARES INDIVIDUAIS: ferramentas computacionais, dificuldades e soluções
title_full A TERMINOLOGIA DOS DOCUMENTOS ESCOLARES INDIVIDUAIS: ferramentas computacionais, dificuldades e soluções
title_fullStr A TERMINOLOGIA DOS DOCUMENTOS ESCOLARES INDIVIDUAIS: ferramentas computacionais, dificuldades e soluções
title_full_unstemmed A TERMINOLOGIA DOS DOCUMENTOS ESCOLARES INDIVIDUAIS: ferramentas computacionais, dificuldades e soluções
title_sort A TERMINOLOGIA DOS DOCUMENTOS ESCOLARES INDIVIDUAIS: ferramentas computacionais, dificuldades e soluções
author Assumpção, Glória Pinotti
author_facet Assumpção, Glória Pinotti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Assumpção, Glória Pinotti
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos Linguísticos; Terminologia: Linguística de Corpus
Terminologia, Ferramentas Computacionais, Documentos Escolares.
Estudos Linguísticos
topic Estudos Linguísticos; Terminologia: Linguística de Corpus
Terminologia, Ferramentas Computacionais, Documentos Escolares.
Estudos Linguísticos
description Em estudos linguísticos, a atividade terminológica exige uma série de procedimentos e etapas tais como constituir um corpus, identificar os termos, verificar concordâncias, atestar o emprego por meio de referências precisas e difusão do conhecimento para diferentes públicos.  Para isso, considera-se essencial, já no projeto, estabelecer o conjunto de procedimentos acompanhado de ferramentas computacionais, uma vez que o trabalho manual não mais tem sido utilizado em pesquisas recentes. O uso delas é consenso entre os terminóloógos pelo ganho de produtividade, de qualidade e de acessibilidade sem precedentes.  No decorrer do desenvolvimento de nossa pesquisa terminológica no domínio documentos escolares individuais, deparamo-nos com uma série de dificuldades com relação às ferramentas computacionais para extração dos termos, confirmação dos contextos e difusão do conhecimento. O objetivo principal deste artigo é apresentar o modo como se procedeu à identificação e à difusão do conjunto terminológico no domínio documentos escolares individuais em Português do Brasil utilizando ferramentas computacionais de processamento, as dificuldades e as soluções encontradas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa desenvolvida
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/964
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/964/pdf_256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
dc.source.none.fl_str_mv Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 5, n. 2 (2014): Literatura contemporânea na América Latina; 88-105
2177-6288
reponame:E-scrita
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str E-scrita
collection E-scrita
repository.name.fl_str_mv E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170839375478784