RÁDIO ESCOLAR: COM A PALAVRA, A ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giovani, Fabiana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-scrita
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3305
Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar a implementação do projeto rádio escolar, vinculado ao PIBID - programa institucional de bolsas de iniciação à docência -, da Universidade Federal do Pampa. Apoiada em autores como Baltar (2009), Bakhtin (2004), Kleiman (1995), a rádio escolar, com o envolvimento dos alunos, trabalha a linguagem a partir dos gêneros do discurso em um contexto de letramento, fazendo com que as aulas de língua portuguesa sejam uma oportunidade de trabalhar a linguagem em suas práticas reais, efetivas e contextualizadas. Nesse sentido, a construção dos programas da rádio escolar vai contribuir qualitativamente para isso, possibilitando que a palavra seja da escola.
id UNIABEU-2_9e88a9711589e5f2f49cf5d0d6e4f7aa
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/3305
network_acronym_str UNIABEU-2
network_name_str E-scrita
repository_id_str
spelling RÁDIO ESCOLAR: COM A PALAVRA, A ESCOLALinguística Aplicada/Linguísticarádio escolar, linguagem, escolarádio escolarO presente artigo tem por objetivo apresentar a implementação do projeto rádio escolar, vinculado ao PIBID - programa institucional de bolsas de iniciação à docência -, da Universidade Federal do Pampa. Apoiada em autores como Baltar (2009), Bakhtin (2004), Kleiman (1995), a rádio escolar, com o envolvimento dos alunos, trabalha a linguagem a partir dos gêneros do discurso em um contexto de letramento, fazendo com que as aulas de língua portuguesa sejam uma oportunidade de trabalhar a linguagem em suas práticas reais, efetivas e contextualizadas. Nesse sentido, a construção dos programas da rádio escolar vai contribuir qualitativamente para isso, possibilitando que a palavra seja da escola.UNIABEUGiovani, Fabiana2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3305Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 9, n. 3 (2018): Estudos Literários na Contemporaneidade; 110-1242177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3305/pdfDireitos autorais 2018 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEUinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-31T16:09:03Zoai:ojs2.abeu.local:article/3305Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2018-12-31T16:09:03E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv RÁDIO ESCOLAR: COM A PALAVRA, A ESCOLA
title RÁDIO ESCOLAR: COM A PALAVRA, A ESCOLA
spellingShingle RÁDIO ESCOLAR: COM A PALAVRA, A ESCOLA
Giovani, Fabiana
Linguística Aplicada/Linguística
rádio escolar, linguagem, escola
rádio escolar
title_short RÁDIO ESCOLAR: COM A PALAVRA, A ESCOLA
title_full RÁDIO ESCOLAR: COM A PALAVRA, A ESCOLA
title_fullStr RÁDIO ESCOLAR: COM A PALAVRA, A ESCOLA
title_full_unstemmed RÁDIO ESCOLAR: COM A PALAVRA, A ESCOLA
title_sort RÁDIO ESCOLAR: COM A PALAVRA, A ESCOLA
author Giovani, Fabiana
author_facet Giovani, Fabiana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Giovani, Fabiana
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística Aplicada/Linguística
rádio escolar, linguagem, escola
rádio escolar
topic Linguística Aplicada/Linguística
rádio escolar, linguagem, escola
rádio escolar
description O presente artigo tem por objetivo apresentar a implementação do projeto rádio escolar, vinculado ao PIBID - programa institucional de bolsas de iniciação à docência -, da Universidade Federal do Pampa. Apoiada em autores como Baltar (2009), Bakhtin (2004), Kleiman (1995), a rádio escolar, com o envolvimento dos alunos, trabalha a linguagem a partir dos gêneros do discurso em um contexto de letramento, fazendo com que as aulas de língua portuguesa sejam uma oportunidade de trabalhar a linguagem em suas práticas reais, efetivas e contextualizadas. Nesse sentido, a construção dos programas da rádio escolar vai contribuir qualitativamente para isso, possibilitando que a palavra seja da escola.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3305
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3305/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
dc.source.none.fl_str_mv Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 9, n. 3 (2018): Estudos Literários na Contemporaneidade; 110-124
2177-6288
reponame:E-scrita
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str E-scrita
collection E-scrita
repository.name.fl_str_mv E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170840302419968