O DIALOGISMO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giovani, Fabiana
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza, Nathan Bastos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-scrita
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1244
Resumo: Esse artigo apresenta uma reflexão sobre o conceito de dialogismo - princípio unificador da obra do teórico Mikhail Bakhtin – para, a partir dele, pensar sobre o ensino de língua materna na escola. Trabalhar o diálogo em sala de aula na perspectiva bakhtiniana é conceber a linguagem uma forma de interação. É considerar que mais do que possibilitar uma transmissão de informações de um emissor a um receptor, a linguagem é vista como um lugar de interação humana. Ao final, apresenta-se uma pequena análise da produção escrita de duas crianças que conviveram distintamente com o diálogo na escola.
id UNIABEU-2_ae0fa8c508def736183b500d2dc1d225
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/1244
network_acronym_str UNIABEU-2
network_name_str E-scrita
repository_id_str
spelling O DIALOGISMO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNALinguística aplicadadialogismo, escrita, leitura, ensino, língua materna.dialogismo e língua maternaEsse artigo apresenta uma reflexão sobre o conceito de dialogismo - princípio unificador da obra do teórico Mikhail Bakhtin – para, a partir dele, pensar sobre o ensino de língua materna na escola. Trabalhar o diálogo em sala de aula na perspectiva bakhtiniana é conceber a linguagem uma forma de interação. É considerar que mais do que possibilitar uma transmissão de informações de um emissor a um receptor, a linguagem é vista como um lugar de interação humana. Ao final, apresenta-se uma pequena análise da produção escrita de duas crianças que conviveram distintamente com o diálogo na escola.UNIABEUGiovani, FabianaSouza, Nathan Bastos de2014-04-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1244Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 5, n. 1 (2014): Literaturas em África: uma perspectiva contemporânea; 361-3752177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1244/pdf_213info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-27T17:20:15Zoai:ojs2.abeu.local:article/1244Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2017-01-27T17:20:15E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv O DIALOGISMO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
title O DIALOGISMO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
spellingShingle O DIALOGISMO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
Giovani, Fabiana
Linguística aplicada
dialogismo, escrita, leitura, ensino, língua materna.
dialogismo e língua materna
title_short O DIALOGISMO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
title_full O DIALOGISMO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
title_fullStr O DIALOGISMO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
title_full_unstemmed O DIALOGISMO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
title_sort O DIALOGISMO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
author Giovani, Fabiana
author_facet Giovani, Fabiana
Souza, Nathan Bastos de
author_role author
author2 Souza, Nathan Bastos de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Giovani, Fabiana
Souza, Nathan Bastos de
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística aplicada
dialogismo, escrita, leitura, ensino, língua materna.
dialogismo e língua materna
topic Linguística aplicada
dialogismo, escrita, leitura, ensino, língua materna.
dialogismo e língua materna
description Esse artigo apresenta uma reflexão sobre o conceito de dialogismo - princípio unificador da obra do teórico Mikhail Bakhtin – para, a partir dele, pensar sobre o ensino de língua materna na escola. Trabalhar o diálogo em sala de aula na perspectiva bakhtiniana é conceber a linguagem uma forma de interação. É considerar que mais do que possibilitar uma transmissão de informações de um emissor a um receptor, a linguagem é vista como um lugar de interação humana. Ao final, apresenta-se uma pequena análise da produção escrita de duas crianças que conviveram distintamente com o diálogo na escola.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-21
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1244
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1244/pdf_213
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
dc.source.none.fl_str_mv Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 5, n. 1 (2014): Literaturas em África: uma perspectiva contemporânea; 361-375
2177-6288
reponame:E-scrita
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str E-scrita
collection E-scrita
repository.name.fl_str_mv E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170841984335872