O DIALOGISMO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1244 |
Resumo: | Esse artigo apresenta uma reflexão sobre o conceito de dialogismo - princípio unificador da obra do teórico Mikhail Bakhtin – para, a partir dele, pensar sobre o ensino de língua materna na escola. Trabalhar o diálogo em sala de aula na perspectiva bakhtiniana é conceber a linguagem uma forma de interação. É considerar que mais do que possibilitar uma transmissão de informações de um emissor a um receptor, a linguagem é vista como um lugar de interação humana. Ao final, apresenta-se uma pequena análise da produção escrita de duas crianças que conviveram distintamente com o diálogo na escola. |
id |
UNIABEU-2_ae0fa8c508def736183b500d2dc1d225 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/1244 |
network_acronym_str |
UNIABEU-2 |
network_name_str |
E-scrita |
repository_id_str |
|
spelling |
O DIALOGISMO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNALinguística aplicadadialogismo, escrita, leitura, ensino, língua materna.dialogismo e língua maternaEsse artigo apresenta uma reflexão sobre o conceito de dialogismo - princípio unificador da obra do teórico Mikhail Bakhtin – para, a partir dele, pensar sobre o ensino de língua materna na escola. Trabalhar o diálogo em sala de aula na perspectiva bakhtiniana é conceber a linguagem uma forma de interação. É considerar que mais do que possibilitar uma transmissão de informações de um emissor a um receptor, a linguagem é vista como um lugar de interação humana. Ao final, apresenta-se uma pequena análise da produção escrita de duas crianças que conviveram distintamente com o diálogo na escola.UNIABEUGiovani, FabianaSouza, Nathan Bastos de2014-04-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1244Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 5, n. 1 (2014): Literaturas em África: uma perspectiva contemporânea; 361-3752177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1244/pdf_213info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-27T17:20:15Zoai:ojs2.abeu.local:article/1244Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2017-01-27T17:20:15E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O DIALOGISMO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA |
title |
O DIALOGISMO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA |
spellingShingle |
O DIALOGISMO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA Giovani, Fabiana Linguística aplicada dialogismo, escrita, leitura, ensino, língua materna. dialogismo e língua materna |
title_short |
O DIALOGISMO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA |
title_full |
O DIALOGISMO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA |
title_fullStr |
O DIALOGISMO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA |
title_full_unstemmed |
O DIALOGISMO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA |
title_sort |
O DIALOGISMO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA |
author |
Giovani, Fabiana |
author_facet |
Giovani, Fabiana Souza, Nathan Bastos de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Nathan Bastos de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giovani, Fabiana Souza, Nathan Bastos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística aplicada dialogismo, escrita, leitura, ensino, língua materna. dialogismo e língua materna |
topic |
Linguística aplicada dialogismo, escrita, leitura, ensino, língua materna. dialogismo e língua materna |
description |
Esse artigo apresenta uma reflexão sobre o conceito de dialogismo - princípio unificador da obra do teórico Mikhail Bakhtin – para, a partir dele, pensar sobre o ensino de língua materna na escola. Trabalhar o diálogo em sala de aula na perspectiva bakhtiniana é conceber a linguagem uma forma de interação. É considerar que mais do que possibilitar uma transmissão de informações de um emissor a um receptor, a linguagem é vista como um lugar de interação humana. Ao final, apresenta-se uma pequena análise da produção escrita de duas crianças que conviveram distintamente com o diálogo na escola. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1244 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1244/pdf_213 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 5, n. 1 (2014): Literaturas em África: uma perspectiva contemporânea; 361-375 2177-6288 reponame:E-scrita instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
E-scrita |
collection |
E-scrita |
repository.name.fl_str_mv |
E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1824500323680518144 |