Linguagem como Interlocução e Aprendizagem como Cognição Situada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Helenice de Araújo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Linguagem em Foco (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1727
Resumo: As orientações atuais para o ensino de língua materna, apoiadas nas teorias da enunciação e do discurso, tomam como pressuposto básico a noção de  linguagem como interação. Neste artigo, relacionamos o dialogismo bakhtiniano, que fundamenta a maioria dessas teorias, e o ponto de vista da cognição situada. A partir da análise de atividades voltadas para o ensino de gênero, assumimos o princípio de que a aprendizagem dos conceitos inclui as atividades, o contexto e a cultura em que tais conceitos se desenvolvem. Concluímos, então, que é importante se enfocarem os gêneros discursivos como parte de situações autênticas de uso da língua.
id UECE-3_ebfe7c8606e1c1b82d8fa7700cc2a5b5
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/1727
network_acronym_str UECE-3
network_name_str Revista Linguagem em Foco (Online)
repository_id_str
spelling Linguagem como Interlocução e Aprendizagem como Cognição Situadaensinolíngua maternadialogismogêneroscognição situadaAs orientações atuais para o ensino de língua materna, apoiadas nas teorias da enunciação e do discurso, tomam como pressuposto básico a noção de  linguagem como interação. Neste artigo, relacionamos o dialogismo bakhtiniano, que fundamenta a maioria dessas teorias, e o ponto de vista da cognição situada. A partir da análise de atividades voltadas para o ensino de gênero, assumimos o princípio de que a aprendizagem dos conceitos inclui as atividades, o contexto e a cultura em que tais conceitos se desenvolvem. Concluímos, então, que é importante se enfocarem os gêneros discursivos como parte de situações autênticas de uso da língua.EdUECE2019-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1727Revista Linguagem em Foco; Vol. 2 No. 3 (2010): Linguagem em Foco - Volume Temático: Metáfora na Linguagem e no Pensamento; 151-168Revista Linguagem em Foco; v. 2 n. 3 (2010): Linguagem em Foco - Volume Temático: Metáfora na Linguagem e no Pensamento; 151-1682674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1727/1491Copyright (c) 2019 Maria Helenice de Araújo Costa, UECEhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Maria Helenice de Araújo2021-03-23T17:44:46Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1727Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:46Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Linguagem como Interlocução e Aprendizagem como Cognição Situada
title Linguagem como Interlocução e Aprendizagem como Cognição Situada
spellingShingle Linguagem como Interlocução e Aprendizagem como Cognição Situada
Costa, Maria Helenice de Araújo
ensino
língua materna
dialogismo
gêneros
cognição situada
title_short Linguagem como Interlocução e Aprendizagem como Cognição Situada
title_full Linguagem como Interlocução e Aprendizagem como Cognição Situada
title_fullStr Linguagem como Interlocução e Aprendizagem como Cognição Situada
title_full_unstemmed Linguagem como Interlocução e Aprendizagem como Cognição Situada
title_sort Linguagem como Interlocução e Aprendizagem como Cognição Situada
author Costa, Maria Helenice de Araújo
author_facet Costa, Maria Helenice de Araújo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria Helenice de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv ensino
língua materna
dialogismo
gêneros
cognição situada
topic ensino
língua materna
dialogismo
gêneros
cognição situada
description As orientações atuais para o ensino de língua materna, apoiadas nas teorias da enunciação e do discurso, tomam como pressuposto básico a noção de  linguagem como interação. Neste artigo, relacionamos o dialogismo bakhtiniano, que fundamenta a maioria dessas teorias, e o ponto de vista da cognição situada. A partir da análise de atividades voltadas para o ensino de gênero, assumimos o princípio de que a aprendizagem dos conceitos inclui as atividades, o contexto e a cultura em que tais conceitos se desenvolvem. Concluímos, então, que é importante se enfocarem os gêneros discursivos como parte de situações autênticas de uso da língua.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1727
url https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1727/1491
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Maria Helenice de Araújo Costa, UECE
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Maria Helenice de Araújo Costa, UECE
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco; Vol. 2 No. 3 (2010): Linguagem em Foco - Volume Temático: Metáfora na Linguagem e no Pensamento; 151-168
Revista Linguagem em Foco; v. 2 n. 3 (2010): Linguagem em Foco - Volume Temático: Metáfora na Linguagem e no Pensamento; 151-168
2674-8266
2176-7955
reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Linguagem em Foco (Online)
collection Revista Linguagem em Foco (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv linguagememfoco@uece.br||
_version_ 1797068887537221632