CRÍTICA SOCIAL E RESISTÊNCIA EM “CORRA”, DO RAPPER DJONGA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Icaro de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereira, Cilene Margarete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3619
Resumo: O rap é um dos elementos constitutivos da cultura hip-hop e traz em seu código estético o entrelaçamento entre palavra e som a partir da recombinação de registros sonoros e de letras. Originário de comunidades periféricas, o rap aponta para uma dimensão política latente, que reivindica uma postura cidadã de seu participante, promovendo um tipo específico de compromisso social com a (sua) coletividade. O rapper representa a voz de minorias sociais, cercadas por uma realidade em que se destacam a pobreza, a violência e o racismo, apresentando-se como elemento de resistência às opressões diárias dessas comunidades. Neste artigo, propomos a leitura de uma canção do rapper mineiro Djonga, observando como se dá a postura de enfrentamento crítico e de resistência no rap do compositor. A canção escolhida é “CORRA”, do álbum O Menino Que Queria Ser Deus, lançado em 18 de março de 2018. A faixa “CORRA” conta com participação de Paige e foi lançada no YouTube como videoclipe um mês após o lançamento do álbum. Em nossa análise, faremos referência também ao vídeo da canção.
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