CRÍTICA SOCIAL E RESISTÊNCIA EM “CORRA”, DO RAPPER DJONGA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3619 |
Resumo: | O rap é um dos elementos constitutivos da cultura hip-hop e traz em seu código estético o entrelaçamento entre palavra e som a partir da recombinação de registros sonoros e de letras. Originário de comunidades periféricas, o rap aponta para uma dimensão política latente, que reivindica uma postura cidadã de seu participante, promovendo um tipo específico de compromisso social com a (sua) coletividade. O rapper representa a voz de minorias sociais, cercadas por uma realidade em que se destacam a pobreza, a violência e o racismo, apresentando-se como elemento de resistência às opressões diárias dessas comunidades. Neste artigo, propomos a leitura de uma canção do rapper mineiro Djonga, observando como se dá a postura de enfrentamento crítico e de resistência no rap do compositor. A canção escolhida é “CORRA”, do álbum O Menino Que Queria Ser Deus, lançado em 18 de março de 2018. A faixa “CORRA” conta com participação de Paige e foi lançada no YouTube como videoclipe um mês após o lançamento do álbum. Em nossa análise, faremos referência também ao vídeo da canção. |
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CRÍTICA SOCIAL E RESISTÊNCIA EM “CORRA”, DO RAPPER DJONGALetras; Culturarap; crítica social; resistênciaO rap é um dos elementos constitutivos da cultura hip-hop e traz em seu código estético o entrelaçamento entre palavra e som a partir da recombinação de registros sonoros e de letras. Originário de comunidades periféricas, o rap aponta para uma dimensão política latente, que reivindica uma postura cidadã de seu participante, promovendo um tipo específico de compromisso social com a (sua) coletividade. O rapper representa a voz de minorias sociais, cercadas por uma realidade em que se destacam a pobreza, a violência e o racismo, apresentando-se como elemento de resistência às opressões diárias dessas comunidades. Neste artigo, propomos a leitura de uma canção do rapper mineiro Djonga, observando como se dá a postura de enfrentamento crítico e de resistência no rap do compositor. A canção escolhida é “CORRA”, do álbum O Menino Que Queria Ser Deus, lançado em 18 de março de 2018. A faixa “CORRA” conta com participação de Paige e foi lançada no YouTube como videoclipe um mês após o lançamento do álbum. Em nossa análise, faremos referência também ao vídeo da canção.Revista UniabeuCapesLeite, Icaro de OliveiraPereira, Cilene Margarete2020-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3619Revista Uniabeu; v. 12, n. 32 (2019): Revista UNIABEU; 66-812179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3619/pdfDireitos autorais 2020 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-06T11:19:25Zoai:ojs2.abeu.local:article/3619Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2020-05-06T11:19:25Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
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