O ENSINO DE LITERATURA EM FOCO: O TEXTO POÉTICO EM SALA DE AULA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4407 |
Resumo: | O presente artigo discute o estudo do texto poético, em sala de aula, apresentando uma sequência didática, composta por quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação. O objetivo é orientar professores para o trabalho com este gênero literário, no ambiente escolar, em especial nas séries finais do Ensino Fundamental, a partir de textos selecionados da obra infanto-juvenil de Sérgio Capparelli (2009), Poemas para jovens inquietos. O desenvolvimento dessa pesquisa apoia-se nos pressupostos teóricos de Rildo Cosson (2009); Aguiar (2000) e Corsi (2015). Ao final, compreende-se as alternativas para um trabalho atrativo e motivador com poema na escola, além das possibilidades de se ampliar e reestruturar a proposta, aqui, apresentada para o estudo de outros textos literários. |
id |
UNIABEU-2_fe30172f819d7d4a4f39b7f63e1d1e59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/4407 |
network_acronym_str |
UNIABEU-2 |
network_name_str |
E-scrita |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DE LITERATURA EM FOCO: O TEXTO POÉTICO EM SALA DE AULAEstudos LiteráriosPoema. Sérgio Capparelli. Literatura Infanto-Juvenil.A poesia em sala de aulaO presente artigo discute o estudo do texto poético, em sala de aula, apresentando uma sequência didática, composta por quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação. O objetivo é orientar professores para o trabalho com este gênero literário, no ambiente escolar, em especial nas séries finais do Ensino Fundamental, a partir de textos selecionados da obra infanto-juvenil de Sérgio Capparelli (2009), Poemas para jovens inquietos. O desenvolvimento dessa pesquisa apoia-se nos pressupostos teóricos de Rildo Cosson (2009); Aguiar (2000) e Corsi (2015). Ao final, compreende-se as alternativas para um trabalho atrativo e motivador com poema na escola, além das possibilidades de se ampliar e reestruturar a proposta, aqui, apresentada para o estudo de outros textos literários.UNIABEUCosta, Nágela Neves da2022-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4407Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 13, n. 2 (2022): Dossiê: Funcionalismo e interfaces construcionistas; 266- 2802177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4407/pdfDireitos autorais 2022 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEUinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-02T18:59:57Zoai:ojs2.abeu.local:article/4407Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2022-11-02T18:59:57E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DE LITERATURA EM FOCO: O TEXTO POÉTICO EM SALA DE AULA |
title |
O ENSINO DE LITERATURA EM FOCO: O TEXTO POÉTICO EM SALA DE AULA |
spellingShingle |
O ENSINO DE LITERATURA EM FOCO: O TEXTO POÉTICO EM SALA DE AULA Costa, Nágela Neves da Estudos Literários Poema. Sérgio Capparelli. Literatura Infanto-Juvenil. A poesia em sala de aula |
title_short |
O ENSINO DE LITERATURA EM FOCO: O TEXTO POÉTICO EM SALA DE AULA |
title_full |
O ENSINO DE LITERATURA EM FOCO: O TEXTO POÉTICO EM SALA DE AULA |
title_fullStr |
O ENSINO DE LITERATURA EM FOCO: O TEXTO POÉTICO EM SALA DE AULA |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DE LITERATURA EM FOCO: O TEXTO POÉTICO EM SALA DE AULA |
title_sort |
O ENSINO DE LITERATURA EM FOCO: O TEXTO POÉTICO EM SALA DE AULA |
author |
Costa, Nágela Neves da |
author_facet |
Costa, Nágela Neves da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Nágela Neves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos Literários Poema. Sérgio Capparelli. Literatura Infanto-Juvenil. A poesia em sala de aula |
topic |
Estudos Literários Poema. Sérgio Capparelli. Literatura Infanto-Juvenil. A poesia em sala de aula |
description |
O presente artigo discute o estudo do texto poético, em sala de aula, apresentando uma sequência didática, composta por quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação. O objetivo é orientar professores para o trabalho com este gênero literário, no ambiente escolar, em especial nas séries finais do Ensino Fundamental, a partir de textos selecionados da obra infanto-juvenil de Sérgio Capparelli (2009), Poemas para jovens inquietos. O desenvolvimento dessa pesquisa apoia-se nos pressupostos teóricos de Rildo Cosson (2009); Aguiar (2000) e Corsi (2015). Ao final, compreende-se as alternativas para um trabalho atrativo e motivador com poema na escola, além das possibilidades de se ampliar e reestruturar a proposta, aqui, apresentada para o estudo de outros textos literários. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4407 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4407/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 13, n. 2 (2022): Dossiê: Funcionalismo e interfaces construcionistas; 266- 280 2177-6288 reponame:E-scrita instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
E-scrita |
collection |
E-scrita |
repository.name.fl_str_mv |
E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170840621187072 |