Adaptações de Modalidades Esportivas” Propostas de Atividades para a Educação Física no Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira Multidisciplinar |
Texto Completo: | http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/238 |
Resumo: | A Educação Física Escolar sofreu ao longo do último século inúmeras influências, principalmente da formação militar. Na década de 70 os alunos deveriam ser preparados para a formação de atletas de alto rendimento, os quais deveriam participar de representações em eventos internacionais. Na década de 80 a Educação Física passou a ser praticada desde a primeira série do ensino fundamental, cuja intenção era a de que com a preparação desde a tenra idade seria possível maior representação internacional. Nos anos 90 a disciplina passou a ser praticada no horário regular das aulas, oferecendo ao educador um grupo heterogêneo e de ambos os sexos simultaneamente. Tal alteração provocou um desinteresse considerável pela prática, restringindo em muito a adesão dos alunos para as aulas programadas. Uma adaptação nas modalidades tradicionalmente usadas nas aulas possibilitou maior adesão dos alunos que passaram a potencializar suas importâncias na formação do time da classe, reduzindo muito os alunos que não participavam das atividades programadas. Tais adaptações originaram modalidades como “Handfut” que é uma fusão do futebol praticado pelos meninos e do handebol ou futebol praticado pelas meninas, preservando regras específicas, onde acontece uma limitação de posse de bola e conseqüente limitação dos alunos mais hábeis em favorecimento dos menos hábeis. Também o “Handfutket” trata-se de uma modalidade envolvendo as modalidades de Handebol, Futebol e Basquete, ambas com as restrições de posse de bola programadas nas modalidades. A troca de uma modalidade para a outra se dá a cada 2 minutos com um longo apito e a substituição da bola em jogo. |
id |
UNIARA_35fa66ecc9be743f636820323a9484ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistarebram.com:article/238 |
network_acronym_str |
UNIARA |
network_name_str |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
Adaptações de Modalidades Esportivas” Propostas de Atividades para a Educação Física no Ensino FundamentalEducação Física EscolarAtividade FísicaHandfutHandfutket.A Educação Física Escolar sofreu ao longo do último século inúmeras influências, principalmente da formação militar. Na década de 70 os alunos deveriam ser preparados para a formação de atletas de alto rendimento, os quais deveriam participar de representações em eventos internacionais. Na década de 80 a Educação Física passou a ser praticada desde a primeira série do ensino fundamental, cuja intenção era a de que com a preparação desde a tenra idade seria possível maior representação internacional. Nos anos 90 a disciplina passou a ser praticada no horário regular das aulas, oferecendo ao educador um grupo heterogêneo e de ambos os sexos simultaneamente. Tal alteração provocou um desinteresse considerável pela prática, restringindo em muito a adesão dos alunos para as aulas programadas. Uma adaptação nas modalidades tradicionalmente usadas nas aulas possibilitou maior adesão dos alunos que passaram a potencializar suas importâncias na formação do time da classe, reduzindo muito os alunos que não participavam das atividades programadas. Tais adaptações originaram modalidades como “Handfut” que é uma fusão do futebol praticado pelos meninos e do handebol ou futebol praticado pelas meninas, preservando regras específicas, onde acontece uma limitação de posse de bola e conseqüente limitação dos alunos mais hábeis em favorecimento dos menos hábeis. Também o “Handfutket” trata-se de uma modalidade envolvendo as modalidades de Handebol, Futebol e Basquete, ambas com as restrições de posse de bola programadas nas modalidades. A troca de uma modalidade para a outra se dá a cada 2 minutos com um longo apito e a substituição da bola em jogo.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2007-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/23810.25061/2527-2675/ReBraM/2007.v11i1.238Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 11 n. 1: janeiro/junho; 167-1762527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/238/193Frajácomo, Mauricio TadeuCintrão, Janaína FerriSossae, Flávia CristinaLazarini, Silmara Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-11T13:16:03Zoai:ojs.revistarebram.com:article/238Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2018-07-11T13:16:03Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adaptações de Modalidades Esportivas” Propostas de Atividades para a Educação Física no Ensino Fundamental |
title |
Adaptações de Modalidades Esportivas” Propostas de Atividades para a Educação Física no Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Adaptações de Modalidades Esportivas” Propostas de Atividades para a Educação Física no Ensino Fundamental Frajácomo, Mauricio Tadeu Educação Física Escolar Atividade Física Handfut Handfutket. |
title_short |
Adaptações de Modalidades Esportivas” Propostas de Atividades para a Educação Física no Ensino Fundamental |
title_full |
Adaptações de Modalidades Esportivas” Propostas de Atividades para a Educação Física no Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Adaptações de Modalidades Esportivas” Propostas de Atividades para a Educação Física no Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Adaptações de Modalidades Esportivas” Propostas de Atividades para a Educação Física no Ensino Fundamental |
title_sort |
Adaptações de Modalidades Esportivas” Propostas de Atividades para a Educação Física no Ensino Fundamental |
author |
Frajácomo, Mauricio Tadeu |
author_facet |
Frajácomo, Mauricio Tadeu Cintrão, Janaína Ferri Sossae, Flávia Cristina Lazarini, Silmara Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Cintrão, Janaína Ferri Sossae, Flávia Cristina Lazarini, Silmara Cristina |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frajácomo, Mauricio Tadeu Cintrão, Janaína Ferri Sossae, Flávia Cristina Lazarini, Silmara Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Escolar Atividade Física Handfut Handfutket. |
topic |
Educação Física Escolar Atividade Física Handfut Handfutket. |
description |
A Educação Física Escolar sofreu ao longo do último século inúmeras influências, principalmente da formação militar. Na década de 70 os alunos deveriam ser preparados para a formação de atletas de alto rendimento, os quais deveriam participar de representações em eventos internacionais. Na década de 80 a Educação Física passou a ser praticada desde a primeira série do ensino fundamental, cuja intenção era a de que com a preparação desde a tenra idade seria possível maior representação internacional. Nos anos 90 a disciplina passou a ser praticada no horário regular das aulas, oferecendo ao educador um grupo heterogêneo e de ambos os sexos simultaneamente. Tal alteração provocou um desinteresse considerável pela prática, restringindo em muito a adesão dos alunos para as aulas programadas. Uma adaptação nas modalidades tradicionalmente usadas nas aulas possibilitou maior adesão dos alunos que passaram a potencializar suas importâncias na formação do time da classe, reduzindo muito os alunos que não participavam das atividades programadas. Tais adaptações originaram modalidades como “Handfut” que é uma fusão do futebol praticado pelos meninos e do handebol ou futebol praticado pelas meninas, preservando regras específicas, onde acontece uma limitação de posse de bola e conseqüente limitação dos alunos mais hábeis em favorecimento dos menos hábeis. Também o “Handfutket” trata-se de uma modalidade envolvendo as modalidades de Handebol, Futebol e Basquete, ambas com as restrições de posse de bola programadas nas modalidades. A troca de uma modalidade para a outra se dá a cada 2 minutos com um longo apito e a substituição da bola em jogo. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/238 10.25061/2527-2675/ReBraM/2007.v11i1.238 |
url |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/238 |
identifier_str_mv |
10.25061/2527-2675/ReBraM/2007.v11i1.238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/238/193 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 11 n. 1: janeiro/junho; 167-176 2527-2675 1415-3580 reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar instname:Universidade de Araraquara (UNIARA) instacron:UNIARA |
instname_str |
Universidade de Araraquara (UNIARA) |
instacron_str |
UNIARA |
institution |
UNIARA |
reponame_str |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
collection |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauniara@uniara.com|| |
_version_ |
1797174605375340544 |