Adaptações de Modalidades Esportivas” Propostas de Atividades para a Educação Física no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frajácomo, Mauricio Tadeu
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Cintrão, Janaína Ferri, Sossae, Flávia Cristina, Lazarini, Silmara Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira Multidisciplinar
Texto Completo: http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/238
Resumo: A Educação Física Escolar sofreu ao longo do último século inúmeras influências, principalmente da formação militar. Na década de 70 os alunos deveriam ser preparados para a formação de atletas de alto rendimento, os quais deveriam participar de representações em eventos internacionais. Na década de 80 a Educação Física passou a ser praticada desde a primeira série do ensino fundamental, cuja intenção era a de que com a preparação desde a tenra idade seria possível maior representação internacional. Nos anos 90 a disciplina passou a ser praticada no horário regular das aulas, oferecendo ao educador um grupo heterogêneo e de ambos os sexos simultaneamente. Tal alteração provocou um desinteresse considerável pela prática, restringindo em muito a adesão dos alunos para as aulas programadas. Uma adaptação nas modalidades tradicionalmente usadas nas aulas possibilitou maior adesão dos alunos que passaram a potencializar suas importâncias na formação do time da classe, reduzindo muito os alunos que não participavam das atividades programadas. Tais adaptações originaram modalidades como “Handfut” que é uma fusão do futebol praticado pelos meninos e do handebol ou futebol praticado pelas meninas, preservando regras específicas, onde acontece uma limitação de posse de bola e conseqüente limitação dos alunos mais hábeis em favorecimento dos menos hábeis. Também o “Handfutket” trata-se de uma modalidade envolvendo as modalidades de Handebol, Futebol e Basquete, ambas com as restrições de posse de bola programadas nas modalidades. A troca de uma modalidade para a outra se dá a cada 2 minutos com um longo apito e a substituição da bola em jogo.
id UNIARA_35fa66ecc9be743f636820323a9484ff
oai_identifier_str oai:ojs.revistarebram.com:article/238
network_acronym_str UNIARA
network_name_str Revista Brasileira Multidisciplinar
repository_id_str
spelling Adaptações de Modalidades Esportivas” Propostas de Atividades para a Educação Física no Ensino FundamentalEducação Física EscolarAtividade FísicaHandfutHandfutket.A Educação Física Escolar sofreu ao longo do último século inúmeras influências, principalmente da formação militar. Na década de 70 os alunos deveriam ser preparados para a formação de atletas de alto rendimento, os quais deveriam participar de representações em eventos internacionais. Na década de 80 a Educação Física passou a ser praticada desde a primeira série do ensino fundamental, cuja intenção era a de que com a preparação desde a tenra idade seria possível maior representação internacional. Nos anos 90 a disciplina passou a ser praticada no horário regular das aulas, oferecendo ao educador um grupo heterogêneo e de ambos os sexos simultaneamente. Tal alteração provocou um desinteresse considerável pela prática, restringindo em muito a adesão dos alunos para as aulas programadas. Uma adaptação nas modalidades tradicionalmente usadas nas aulas possibilitou maior adesão dos alunos que passaram a potencializar suas importâncias na formação do time da classe, reduzindo muito os alunos que não participavam das atividades programadas. Tais adaptações originaram modalidades como “Handfut” que é uma fusão do futebol praticado pelos meninos e do handebol ou futebol praticado pelas meninas, preservando regras específicas, onde acontece uma limitação de posse de bola e conseqüente limitação dos alunos mais hábeis em favorecimento dos menos hábeis. Também o “Handfutket” trata-se de uma modalidade envolvendo as modalidades de Handebol, Futebol e Basquete, ambas com as restrições de posse de bola programadas nas modalidades. A troca de uma modalidade para a outra se dá a cada 2 minutos com um longo apito e a substituição da bola em jogo.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2007-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/23810.25061/2527-2675/ReBraM/2007.v11i1.238Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 11 n. 1: janeiro/junho; 167-1762527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/238/193Frajácomo, Mauricio TadeuCintrão, Janaína FerriSossae, Flávia CristinaLazarini, Silmara Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-11T13:16:03Zoai:ojs.revistarebram.com:article/238Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2018-07-11T13:16:03Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false
dc.title.none.fl_str_mv Adaptações de Modalidades Esportivas” Propostas de Atividades para a Educação Física no Ensino Fundamental
title Adaptações de Modalidades Esportivas” Propostas de Atividades para a Educação Física no Ensino Fundamental
spellingShingle Adaptações de Modalidades Esportivas” Propostas de Atividades para a Educação Física no Ensino Fundamental
Frajácomo, Mauricio Tadeu
Educação Física Escolar
Atividade Física
Handfut
Handfutket.
title_short Adaptações de Modalidades Esportivas” Propostas de Atividades para a Educação Física no Ensino Fundamental
title_full Adaptações de Modalidades Esportivas” Propostas de Atividades para a Educação Física no Ensino Fundamental
title_fullStr Adaptações de Modalidades Esportivas” Propostas de Atividades para a Educação Física no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Adaptações de Modalidades Esportivas” Propostas de Atividades para a Educação Física no Ensino Fundamental
title_sort Adaptações de Modalidades Esportivas” Propostas de Atividades para a Educação Física no Ensino Fundamental
author Frajácomo, Mauricio Tadeu
author_facet Frajácomo, Mauricio Tadeu
Cintrão, Janaína Ferri
Sossae, Flávia Cristina
Lazarini, Silmara Cristina
author_role author
author2 Cintrão, Janaína Ferri
Sossae, Flávia Cristina
Lazarini, Silmara Cristina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frajácomo, Mauricio Tadeu
Cintrão, Janaína Ferri
Sossae, Flávia Cristina
Lazarini, Silmara Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física Escolar
Atividade Física
Handfut
Handfutket.
topic Educação Física Escolar
Atividade Física
Handfut
Handfutket.
description A Educação Física Escolar sofreu ao longo do último século inúmeras influências, principalmente da formação militar. Na década de 70 os alunos deveriam ser preparados para a formação de atletas de alto rendimento, os quais deveriam participar de representações em eventos internacionais. Na década de 80 a Educação Física passou a ser praticada desde a primeira série do ensino fundamental, cuja intenção era a de que com a preparação desde a tenra idade seria possível maior representação internacional. Nos anos 90 a disciplina passou a ser praticada no horário regular das aulas, oferecendo ao educador um grupo heterogêneo e de ambos os sexos simultaneamente. Tal alteração provocou um desinteresse considerável pela prática, restringindo em muito a adesão dos alunos para as aulas programadas. Uma adaptação nas modalidades tradicionalmente usadas nas aulas possibilitou maior adesão dos alunos que passaram a potencializar suas importâncias na formação do time da classe, reduzindo muito os alunos que não participavam das atividades programadas. Tais adaptações originaram modalidades como “Handfut” que é uma fusão do futebol praticado pelos meninos e do handebol ou futebol praticado pelas meninas, preservando regras específicas, onde acontece uma limitação de posse de bola e conseqüente limitação dos alunos mais hábeis em favorecimento dos menos hábeis. Também o “Handfutket” trata-se de uma modalidade envolvendo as modalidades de Handebol, Futebol e Basquete, ambas com as restrições de posse de bola programadas nas modalidades. A troca de uma modalidade para a outra se dá a cada 2 minutos com um longo apito e a substituição da bola em jogo.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/238
10.25061/2527-2675/ReBraM/2007.v11i1.238
url http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/238
identifier_str_mv 10.25061/2527-2675/ReBraM/2007.v11i1.238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/238/193
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 11 n. 1: janeiro/junho; 167-176
2527-2675
1415-3580
reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar
instname:Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron:UNIARA
instname_str Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron_str UNIARA
institution UNIARA
reponame_str Revista Brasileira Multidisciplinar
collection Revista Brasileira Multidisciplinar
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)
repository.mail.fl_str_mv revistauniara@uniara.com||
_version_ 1797174605375340544