Estratégias de Promoção para o Comércio Exterior Brasileiro: O Caso do Setor Têxtil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira Multidisciplinar |
Texto Completo: | http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/269 |
Resumo: | O comércio exterior brasileiro vem crescendo continuamente. Sua participação no comércio mundial, no entanto, não ultrapassa 1,1 %. Barreiras internas de ordem estrutural, política, econômica e cultural por um lado, associadas à baixa cultura exportadora por outro, explicam parte de tal desempenho. Este trabalho procurou identificar as principais estratégias de promoção aplicadas ao comércio exterior e, em especial ao setor têxtil. Observou-se que o setor têxtil, embora tenha participação expressiva no grupo de manufaturados da pauta exportadora brasileira, atinge mercados restritos, como conseqüência das estratégias adotadas que têm como foco a comercialização e verticalização, em vez da tecnologia. |
id |
UNIARA_39a4efbe1513b7866de3352e14263f14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistarebram.com:article/269 |
network_acronym_str |
UNIARA |
network_name_str |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de Promoção para o Comércio Exterior Brasileiro: O Caso do Setor TêxtilComércio ExteriorSetor TêxtilPromoção de ExportaçãoEstratégias de Internacionalização.O comércio exterior brasileiro vem crescendo continuamente. Sua participação no comércio mundial, no entanto, não ultrapassa 1,1 %. Barreiras internas de ordem estrutural, política, econômica e cultural por um lado, associadas à baixa cultura exportadora por outro, explicam parte de tal desempenho. Este trabalho procurou identificar as principais estratégias de promoção aplicadas ao comércio exterior e, em especial ao setor têxtil. Observou-se que o setor têxtil, embora tenha participação expressiva no grupo de manufaturados da pauta exportadora brasileira, atinge mercados restritos, como conseqüência das estratégias adotadas que têm como foco a comercialização e verticalização, em vez da tecnologia.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2005-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/26910.25061/2527-2675/ReBraM/2006.v9i2.269Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 9 n. 2: V.10 N.1 2005/2006 Edição Suplementar; 87-1002527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/269/223Borges, Claudia RaphaetaKalatzis, Aquiles Elie GuimarãesVelho, Paula Robertainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-11T11:55:54Zoai:ojs.revistarebram.com:article/269Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2018-07-11T11:55:54Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de Promoção para o Comércio Exterior Brasileiro: O Caso do Setor Têxtil |
title |
Estratégias de Promoção para o Comércio Exterior Brasileiro: O Caso do Setor Têxtil |
spellingShingle |
Estratégias de Promoção para o Comércio Exterior Brasileiro: O Caso do Setor Têxtil Borges, Claudia Raphaeta Comércio Exterior Setor Têxtil Promoção de Exportação Estratégias de Internacionalização. |
title_short |
Estratégias de Promoção para o Comércio Exterior Brasileiro: O Caso do Setor Têxtil |
title_full |
Estratégias de Promoção para o Comércio Exterior Brasileiro: O Caso do Setor Têxtil |
title_fullStr |
Estratégias de Promoção para o Comércio Exterior Brasileiro: O Caso do Setor Têxtil |
title_full_unstemmed |
Estratégias de Promoção para o Comércio Exterior Brasileiro: O Caso do Setor Têxtil |
title_sort |
Estratégias de Promoção para o Comércio Exterior Brasileiro: O Caso do Setor Têxtil |
author |
Borges, Claudia Raphaeta |
author_facet |
Borges, Claudia Raphaeta Kalatzis, Aquiles Elie Guimarães Velho, Paula Roberta |
author_role |
author |
author2 |
Kalatzis, Aquiles Elie Guimarães Velho, Paula Roberta |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Claudia Raphaeta Kalatzis, Aquiles Elie Guimarães Velho, Paula Roberta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio Exterior Setor Têxtil Promoção de Exportação Estratégias de Internacionalização. |
topic |
Comércio Exterior Setor Têxtil Promoção de Exportação Estratégias de Internacionalização. |
description |
O comércio exterior brasileiro vem crescendo continuamente. Sua participação no comércio mundial, no entanto, não ultrapassa 1,1 %. Barreiras internas de ordem estrutural, política, econômica e cultural por um lado, associadas à baixa cultura exportadora por outro, explicam parte de tal desempenho. Este trabalho procurou identificar as principais estratégias de promoção aplicadas ao comércio exterior e, em especial ao setor têxtil. Observou-se que o setor têxtil, embora tenha participação expressiva no grupo de manufaturados da pauta exportadora brasileira, atinge mercados restritos, como conseqüência das estratégias adotadas que têm como foco a comercialização e verticalização, em vez da tecnologia. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-01-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/269 10.25061/2527-2675/ReBraM/2006.v9i2.269 |
url |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/269 |
identifier_str_mv |
10.25061/2527-2675/ReBraM/2006.v9i2.269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/269/223 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 9 n. 2: V.10 N.1 2005/2006 Edição Suplementar; 87-100 2527-2675 1415-3580 reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar instname:Universidade de Araraquara (UNIARA) instacron:UNIARA |
instname_str |
Universidade de Araraquara (UNIARA) |
instacron_str |
UNIARA |
institution |
UNIARA |
reponame_str |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
collection |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauniara@uniara.com|| |
_version_ |
1797174605417283584 |