Estratégias de Promoção para o Comércio Exterior Brasileiro: O Caso do Setor Têxtil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Claudia Raphaeta
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Kalatzis, Aquiles Elie Guimarães, Velho, Paula Roberta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira Multidisciplinar
Texto Completo: http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/269
Resumo: O comércio exterior brasileiro vem crescendo continuamente. Sua participação no comércio mundial, no entanto, não ultrapassa 1,1 %. Barreiras internas de ordem estrutural, política, econômica e cultural por um lado, associadas à baixa cultura exportadora por outro, explicam parte de tal desempenho. Este trabalho procurou identificar as principais estratégias de promoção aplicadas ao comércio exterior e, em especial ao setor têxtil. Observou-se que o setor têxtil, embora tenha participação expressiva no grupo de manufaturados da pauta exportadora brasileira, atinge mercados restritos, como conseqüência das estratégias adotadas que têm como foco a comercialização e verticalização, em vez da tecnologia.
id UNIARA_39a4efbe1513b7866de3352e14263f14
oai_identifier_str oai:ojs.revistarebram.com:article/269
network_acronym_str UNIARA
network_name_str Revista Brasileira Multidisciplinar
repository_id_str
spelling Estratégias de Promoção para o Comércio Exterior Brasileiro: O Caso do Setor TêxtilComércio ExteriorSetor TêxtilPromoção de ExportaçãoEstratégias de Internacionalização.O comércio exterior brasileiro vem crescendo continuamente. Sua participação no comércio mundial, no entanto, não ultrapassa 1,1 %. Barreiras internas de ordem estrutural, política, econômica e cultural por um lado, associadas à baixa cultura exportadora por outro, explicam parte de tal desempenho. Este trabalho procurou identificar as principais estratégias de promoção aplicadas ao comércio exterior e, em especial ao setor têxtil. Observou-se que o setor têxtil, embora tenha participação expressiva no grupo de manufaturados da pauta exportadora brasileira, atinge mercados restritos, como conseqüência das estratégias adotadas que têm como foco a comercialização e verticalização, em vez da tecnologia.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2005-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/26910.25061/2527-2675/ReBraM/2006.v9i2.269Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 9 n. 2: V.10 N.1 2005/2006 Edição Suplementar; 87-1002527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/269/223Borges, Claudia RaphaetaKalatzis, Aquiles Elie GuimarãesVelho, Paula Robertainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-11T11:55:54Zoai:ojs.revistarebram.com:article/269Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2018-07-11T11:55:54Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de Promoção para o Comércio Exterior Brasileiro: O Caso do Setor Têxtil
title Estratégias de Promoção para o Comércio Exterior Brasileiro: O Caso do Setor Têxtil
spellingShingle Estratégias de Promoção para o Comércio Exterior Brasileiro: O Caso do Setor Têxtil
Borges, Claudia Raphaeta
Comércio Exterior
Setor Têxtil
Promoção de Exportação
Estratégias de Internacionalização.
title_short Estratégias de Promoção para o Comércio Exterior Brasileiro: O Caso do Setor Têxtil
title_full Estratégias de Promoção para o Comércio Exterior Brasileiro: O Caso do Setor Têxtil
title_fullStr Estratégias de Promoção para o Comércio Exterior Brasileiro: O Caso do Setor Têxtil
title_full_unstemmed Estratégias de Promoção para o Comércio Exterior Brasileiro: O Caso do Setor Têxtil
title_sort Estratégias de Promoção para o Comércio Exterior Brasileiro: O Caso do Setor Têxtil
author Borges, Claudia Raphaeta
author_facet Borges, Claudia Raphaeta
Kalatzis, Aquiles Elie Guimarães
Velho, Paula Roberta
author_role author
author2 Kalatzis, Aquiles Elie Guimarães
Velho, Paula Roberta
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Claudia Raphaeta
Kalatzis, Aquiles Elie Guimarães
Velho, Paula Roberta
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio Exterior
Setor Têxtil
Promoção de Exportação
Estratégias de Internacionalização.
topic Comércio Exterior
Setor Têxtil
Promoção de Exportação
Estratégias de Internacionalização.
description O comércio exterior brasileiro vem crescendo continuamente. Sua participação no comércio mundial, no entanto, não ultrapassa 1,1 %. Barreiras internas de ordem estrutural, política, econômica e cultural por um lado, associadas à baixa cultura exportadora por outro, explicam parte de tal desempenho. Este trabalho procurou identificar as principais estratégias de promoção aplicadas ao comércio exterior e, em especial ao setor têxtil. Observou-se que o setor têxtil, embora tenha participação expressiva no grupo de manufaturados da pauta exportadora brasileira, atinge mercados restritos, como conseqüência das estratégias adotadas que têm como foco a comercialização e verticalização, em vez da tecnologia.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/269
10.25061/2527-2675/ReBraM/2006.v9i2.269
url http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/269
identifier_str_mv 10.25061/2527-2675/ReBraM/2006.v9i2.269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/269/223
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 9 n. 2: V.10 N.1 2005/2006 Edição Suplementar; 87-100
2527-2675
1415-3580
reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar
instname:Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron:UNIARA
instname_str Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron_str UNIARA
institution UNIARA
reponame_str Revista Brasileira Multidisciplinar
collection Revista Brasileira Multidisciplinar
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)
repository.mail.fl_str_mv revistauniara@uniara.com||
_version_ 1797174605417283584