Preceptoria na rede de Atenção Primária à Saúde: fortalezas e fragilidades no Nordeste brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Clarisbalte Martins Sampaio Sá
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vidal, Humberto Gomes, Araújo, Fábio Andrey da Costa, Mauricio, Herika de Arruda, Cartaxo, Renata de Oliveira, Sette-de-Souza, Pedro Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira Multidisciplinar
DOI: 10.25061/2527-2675/ReBraM/2022.v25i1.1040
Texto Completo: http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/1040
Resumo: A preceptoria tem um papel importante na formação dos profissionais de saúde por servir de espelho nas atividades práticas. Este trabalho objetivou apreender a visão de cirurgiões-dentistas sobre a preceptoria, além de identificar os principais questionamentos e inseguranças frente ao papel de supervisor/orientador de estágio. Estudo transversal de abordagem qualitativa a partir de entrevistas realizadas de agosto a outubro de 2017 com 11 preceptores cirurgiões dentistas vinculados à rede de Atenção Primária do município de Arcoverde/PE. Os entrevistados responderam às perguntas conduzidas pelos pesquisadores oralmente, sendo o áudio gravado para posterior transcrição. Após transcritas, foram extraídos núcleos de sentido que permitiram analisar o conteúdo das falas. Os preceptores expressam a necessidade de receber um curso de formação para exercício da atividade. Em relação aos alunos, não são identificadas dificuldades quanto a aspectos didáticos e de relação interpessoal. A insegurança expressa por alguns sobre o atendimento clínico ser realizado por alunos tem sido contornada pelos preceptores. A experiência da relação de preceptoria entre os estudantes e preceptores foi tida como positiva (visão dos preceptores), com compartilhamento de informações entre os dois grupos. Entretanto, evidenciou-se a necessidade de formação voltada para a preceptoria, a fim de maximizar o aproveitamento do estágio para ambos. Tal percepção disparou o desenvolvimento de um processo formativo conduzido pelos docentes.
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