Novas Tecnologias Educacionais: Uma Cultura Emergente na Formação Docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Mendon, Maria Augusta Bernardo Marques
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira Multidisciplinar
Texto Completo: http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/310
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa foi analisar a incorporação da cultura emergente na formação docente, ou seja, compreender como as novas tecnologias, recentemente difundidas nos meios educacionais, vêm sendo tratadas pelos processos de formação continuada e incluídas nas práticas pedagógicas. Na delimitação do estudo, procuramos investigar as dificuldades dos professores com a utilização dos novos recursos tecnológicos, considerando-se os fatores internos e externos que possam estar inviabilizando o sucesso da inclusão digital no ambiente escolar da rede pública estadual. Assim, por meio da pesquisa qualitativa e avaliativa propiciada por um projeto de ação, buscamos entender as interferências que ocorrem na prática docente por meio de observações direcionadas ao desempenho dos professores na utilização dos recursos tecnológicos da sala de informática como instrumentos de desenvolvimento do ensino dos conteúdos escolares. Os resultados obtidos no projeto de ação originaram-se de declarações dos sujeitos e de observações estabelecidas nos módulos de capacitação e de aplicação dos planos de aulas. Esses resultados convergem para os fatores desestimulantes como: excesso de movimentações dos docentes entre as escolas; ausência de pessoas credenciadas na própria escola capazes de coordenar as novas tecnologias educacionais e proporcionar segurança aos docentes; falta de capacitações no próprio ambiente escolar; carência de multiplicadores locais; ausência da previsão de tempo da preparação de aulas com os novos recursos tecnológicos na própria carga horária do professor e a inexistência de regulamentação na gestão administrativa que valorize o certificado da formação continuada. Enfim, as informações analisadas nessa pesquisa pelos aspectos positivos e negativos oferecem espaço para novas investigações dessa natureza.
id UNIARA_806b92c966dc13b956543470e4471d98
oai_identifier_str oai:ojs.revistarebram.com:article/310
network_acronym_str UNIARA
network_name_str Revista Brasileira Multidisciplinar
repository_id_str
spelling Novas Tecnologias Educacionais: Uma Cultura Emergente na Formação DocenteFormação DocenteFormação Continuada e Tecnologias Educacionais.O objetivo principal desta pesquisa foi analisar a incorporação da cultura emergente na formação docente, ou seja, compreender como as novas tecnologias, recentemente difundidas nos meios educacionais, vêm sendo tratadas pelos processos de formação continuada e incluídas nas práticas pedagógicas. Na delimitação do estudo, procuramos investigar as dificuldades dos professores com a utilização dos novos recursos tecnológicos, considerando-se os fatores internos e externos que possam estar inviabilizando o sucesso da inclusão digital no ambiente escolar da rede pública estadual. Assim, por meio da pesquisa qualitativa e avaliativa propiciada por um projeto de ação, buscamos entender as interferências que ocorrem na prática docente por meio de observações direcionadas ao desempenho dos professores na utilização dos recursos tecnológicos da sala de informática como instrumentos de desenvolvimento do ensino dos conteúdos escolares. Os resultados obtidos no projeto de ação originaram-se de declarações dos sujeitos e de observações estabelecidas nos módulos de capacitação e de aplicação dos planos de aulas. Esses resultados convergem para os fatores desestimulantes como: excesso de movimentações dos docentes entre as escolas; ausência de pessoas credenciadas na própria escola capazes de coordenar as novas tecnologias educacionais e proporcionar segurança aos docentes; falta de capacitações no próprio ambiente escolar; carência de multiplicadores locais; ausência da previsão de tempo da preparação de aulas com os novos recursos tecnológicos na própria carga horária do professor e a inexistência de regulamentação na gestão administrativa que valorize o certificado da formação continuada. Enfim, as informações analisadas nessa pesquisa pelos aspectos positivos e negativos oferecem espaço para novas investigações dessa natureza.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2004-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/31010.25061/2527-2675/ReBraM/2004.v8i2.310Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 8 n. 2 (2004): julho/dezembro; 93-1062527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/310/263de Mendon, Maria Augusta Bernardo Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-01T12:55:40Zoai:ojs.revistarebram.com:article/310Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2018-02-01T12:55:40Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false
dc.title.none.fl_str_mv Novas Tecnologias Educacionais: Uma Cultura Emergente na Formação Docente
title Novas Tecnologias Educacionais: Uma Cultura Emergente na Formação Docente
spellingShingle Novas Tecnologias Educacionais: Uma Cultura Emergente na Formação Docente
de Mendon, Maria Augusta Bernardo Marques
Formação Docente
Formação Continuada e Tecnologias Educacionais.
title_short Novas Tecnologias Educacionais: Uma Cultura Emergente na Formação Docente
title_full Novas Tecnologias Educacionais: Uma Cultura Emergente na Formação Docente
title_fullStr Novas Tecnologias Educacionais: Uma Cultura Emergente na Formação Docente
title_full_unstemmed Novas Tecnologias Educacionais: Uma Cultura Emergente na Formação Docente
title_sort Novas Tecnologias Educacionais: Uma Cultura Emergente na Formação Docente
author de Mendon, Maria Augusta Bernardo Marques
author_facet de Mendon, Maria Augusta Bernardo Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Mendon, Maria Augusta Bernardo Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Docente
Formação Continuada e Tecnologias Educacionais.
topic Formação Docente
Formação Continuada e Tecnologias Educacionais.
description O objetivo principal desta pesquisa foi analisar a incorporação da cultura emergente na formação docente, ou seja, compreender como as novas tecnologias, recentemente difundidas nos meios educacionais, vêm sendo tratadas pelos processos de formação continuada e incluídas nas práticas pedagógicas. Na delimitação do estudo, procuramos investigar as dificuldades dos professores com a utilização dos novos recursos tecnológicos, considerando-se os fatores internos e externos que possam estar inviabilizando o sucesso da inclusão digital no ambiente escolar da rede pública estadual. Assim, por meio da pesquisa qualitativa e avaliativa propiciada por um projeto de ação, buscamos entender as interferências que ocorrem na prática docente por meio de observações direcionadas ao desempenho dos professores na utilização dos recursos tecnológicos da sala de informática como instrumentos de desenvolvimento do ensino dos conteúdos escolares. Os resultados obtidos no projeto de ação originaram-se de declarações dos sujeitos e de observações estabelecidas nos módulos de capacitação e de aplicação dos planos de aulas. Esses resultados convergem para os fatores desestimulantes como: excesso de movimentações dos docentes entre as escolas; ausência de pessoas credenciadas na própria escola capazes de coordenar as novas tecnologias educacionais e proporcionar segurança aos docentes; falta de capacitações no próprio ambiente escolar; carência de multiplicadores locais; ausência da previsão de tempo da preparação de aulas com os novos recursos tecnológicos na própria carga horária do professor e a inexistência de regulamentação na gestão administrativa que valorize o certificado da formação continuada. Enfim, as informações analisadas nessa pesquisa pelos aspectos positivos e negativos oferecem espaço para novas investigações dessa natureza.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/310
10.25061/2527-2675/ReBraM/2004.v8i2.310
url http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/310
identifier_str_mv 10.25061/2527-2675/ReBraM/2004.v8i2.310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/310/263
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 8 n. 2 (2004): julho/dezembro; 93-106
2527-2675
1415-3580
reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar
instname:Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron:UNIARA
instname_str Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron_str UNIARA
institution UNIARA
reponame_str Revista Brasileira Multidisciplinar
collection Revista Brasileira Multidisciplinar
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)
repository.mail.fl_str_mv revistauniara@uniara.com||
_version_ 1797174605472858112