Novas Tecnologias Educacionais: Uma Cultura Emergente na Formação Docente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira Multidisciplinar |
Texto Completo: | http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/310 |
Resumo: | O objetivo principal desta pesquisa foi analisar a incorporação da cultura emergente na formação docente, ou seja, compreender como as novas tecnologias, recentemente difundidas nos meios educacionais, vêm sendo tratadas pelos processos de formação continuada e incluídas nas práticas pedagógicas. Na delimitação do estudo, procuramos investigar as dificuldades dos professores com a utilização dos novos recursos tecnológicos, considerando-se os fatores internos e externos que possam estar inviabilizando o sucesso da inclusão digital no ambiente escolar da rede pública estadual. Assim, por meio da pesquisa qualitativa e avaliativa propiciada por um projeto de ação, buscamos entender as interferências que ocorrem na prática docente por meio de observações direcionadas ao desempenho dos professores na utilização dos recursos tecnológicos da sala de informática como instrumentos de desenvolvimento do ensino dos conteúdos escolares. Os resultados obtidos no projeto de ação originaram-se de declarações dos sujeitos e de observações estabelecidas nos módulos de capacitação e de aplicação dos planos de aulas. Esses resultados convergem para os fatores desestimulantes como: excesso de movimentações dos docentes entre as escolas; ausência de pessoas credenciadas na própria escola capazes de coordenar as novas tecnologias educacionais e proporcionar segurança aos docentes; falta de capacitações no próprio ambiente escolar; carência de multiplicadores locais; ausência da previsão de tempo da preparação de aulas com os novos recursos tecnológicos na própria carga horária do professor e a inexistência de regulamentação na gestão administrativa que valorize o certificado da formação continuada. Enfim, as informações analisadas nessa pesquisa pelos aspectos positivos e negativos oferecem espaço para novas investigações dessa natureza. |
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Novas Tecnologias Educacionais: Uma Cultura Emergente na Formação DocenteFormação DocenteFormação Continuada e Tecnologias Educacionais.O objetivo principal desta pesquisa foi analisar a incorporação da cultura emergente na formação docente, ou seja, compreender como as novas tecnologias, recentemente difundidas nos meios educacionais, vêm sendo tratadas pelos processos de formação continuada e incluídas nas práticas pedagógicas. Na delimitação do estudo, procuramos investigar as dificuldades dos professores com a utilização dos novos recursos tecnológicos, considerando-se os fatores internos e externos que possam estar inviabilizando o sucesso da inclusão digital no ambiente escolar da rede pública estadual. Assim, por meio da pesquisa qualitativa e avaliativa propiciada por um projeto de ação, buscamos entender as interferências que ocorrem na prática docente por meio de observações direcionadas ao desempenho dos professores na utilização dos recursos tecnológicos da sala de informática como instrumentos de desenvolvimento do ensino dos conteúdos escolares. Os resultados obtidos no projeto de ação originaram-se de declarações dos sujeitos e de observações estabelecidas nos módulos de capacitação e de aplicação dos planos de aulas. Esses resultados convergem para os fatores desestimulantes como: excesso de movimentações dos docentes entre as escolas; ausência de pessoas credenciadas na própria escola capazes de coordenar as novas tecnologias educacionais e proporcionar segurança aos docentes; falta de capacitações no próprio ambiente escolar; carência de multiplicadores locais; ausência da previsão de tempo da preparação de aulas com os novos recursos tecnológicos na própria carga horária do professor e a inexistência de regulamentação na gestão administrativa que valorize o certificado da formação continuada. Enfim, as informações analisadas nessa pesquisa pelos aspectos positivos e negativos oferecem espaço para novas investigações dessa natureza.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2004-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/31010.25061/2527-2675/ReBraM/2004.v8i2.310Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 8 n. 2 (2004): julho/dezembro; 93-1062527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/310/263de Mendon, Maria Augusta Bernardo Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-01T12:55:40Zoai:ojs.revistarebram.com:article/310Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2018-02-01T12:55:40Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false |
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