REFLEXÕES SOBRE AS CIÊNCIAS SOCIAIS NA ATUALIDADE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira Multidisciplinar |
Texto Completo: | http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/357 |
Resumo: | O marxismo no seu conceito filosófico da historia é determinista, e então possibilita que o processo histórico tenha tendências, não sendo possível relacioná-lo ao imaginário e ao simbólico. Por outro lado. Weber abriu caminhos demonstrando que as teorias das ciências sociais não são permanentes, o que a racionalização e a intelectualidade contribuíram para o desencanto do mundo, sendo que a ciência e a técnica forçaram o homem a não aceitar os valores do espírito, do sagrado e do imaginário. Mesmo assim, a racionalização não conseguiu destruí r a importância do irracional, ao contrário, aumentou a sua força. Dessa forma, a intuição não pode ser científica porque está condicionada ao imprevisível, ou seja, ao irracional. A sociologia compreensiva Weberiana abriu perspectivas para que a sociologia interagisse com outras ciências, e que o sem ido subjetivo de valores dependem de nossos desejos, sentimentos e conflitos existentes na racionalidade. Quanto mais as ciências sociais avançam. mais dúvidas surgem, assim, todo o conjunto conceituai e teórico da atualidade fundamentado no racionalismo e determinismo entrou em crise. A contabilização atual é entre o imaginário/simbólico e o lógico/racional, existindo uma reciprocidade entre o concreto e o abstrato, relacionando-os e possibilitando a formação de um conhecimento da própria realidade. |
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O marxismo no seu conceito filosófico da historia é determinista, e então possibilita que o processo histórico tenha tendências, não sendo possível relacioná-lo ao imaginário e ao simbólico. Por outro lado. Weber abriu caminhos demonstrando que as teorias das ciências sociais não são permanentes, o que a racionalização e a intelectualidade contribuíram para o desencanto do mundo, sendo que a ciência e a técnica forçaram o homem a não aceitar os valores do espírito, do sagrado e do imaginário. Mesmo assim, a racionalização não conseguiu destruí r a importância do irracional, ao contrário, aumentou a sua força. Dessa forma, a intuição não pode ser científica porque está condicionada ao imprevisível, ou seja, ao irracional. A sociologia compreensiva Weberiana abriu perspectivas para que a sociologia interagisse com outras ciências, e que o sem ido subjetivo de valores dependem de nossos desejos, sentimentos e conflitos existentes na racionalidade. Quanto mais as ciências sociais avançam. mais dúvidas surgem, assim, todo o conjunto conceituai e teórico da atualidade fundamentado no racionalismo e determinismo entrou em crise. A contabilização atual é entre o imaginário/simbólico e o lógico/racional, existindo uma reciprocidade entre o concreto e o abstrato, relacionando-os e possibilitando a formação de um conhecimento da própria realidade. |
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