MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Possatto Barbosa, Ruthiely Marciane
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Linhares, Tayana Ghellerre, Kunzler, Bruna, Farias, Nayara Côrrea
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira Multidisciplinar
Texto Completo: http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/375
Resumo: Introdução: A Paralisia Cerebral (PC) causa danos à funcionalidade e atrasos no desempenho motor normal, dificultando as atividades básicas de rolar, sentar, engatinhar, deambular, etc. Os métodos de avaliação são importantes para determinar o planejamento de um programa de tratamento, sendo capazes de descrever o desenvolvimento e quantificar a função analisada. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi apresentar uma revisão bibliográfica e assim fazer um levantamento dos instrumentos utilizados na avaliação do paciente com diagnóstico de PC e seu desempenho para a avaliação. Metodologia: O levantamento das referências para a elaboração desta revisão foi realizado através da busca de artigos escritos em português presentes nas bases de dados Lilacs, PubMed, Medline, Scielo e Google Acadêmico, publicados entre o período de 2000 a 2015.  Resultados: Foram encontrados 22 artigos que tratavam dos instrumentos de avaliação na paralisia cerebral, sendo que quatro foram encontrados em duas bases de dados simultaneamente. Assim foram identificados 18 artigos, destes 7 artigos foram excluídos totalizando 11 artigos incluídos na revisão. Conclusão: Concluiu-se que mesmo os testes sendo direcionados para uma avaliação especifica, quando utilizados em conjunto permitem um maior conhecimento sobre o quadro da criança, podendo assim direcionar o tratamento de forma mais eficiente e individualizada para cada paciente.
id UNIARA_9d5fd9b30ab473b999a0d89a5952a30b
oai_identifier_str oai:ojs.revistarebram.com:article/373
network_acronym_str UNIARA
network_name_str Revista Brasileira Multidisciplinar
repository_id_str
spelling MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRALAvaliação neurológicaDesempenho psicomotor.Paralisia cerebral.Introdução: A Paralisia Cerebral (PC) causa danos à funcionalidade e atrasos no desempenho motor normal, dificultando as atividades básicas de rolar, sentar, engatinhar, deambular, etc. Os métodos de avaliação são importantes para determinar o planejamento de um programa de tratamento, sendo capazes de descrever o desenvolvimento e quantificar a função analisada. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi apresentar uma revisão bibliográfica e assim fazer um levantamento dos instrumentos utilizados na avaliação do paciente com diagnóstico de PC e seu desempenho para a avaliação. Metodologia: O levantamento das referências para a elaboração desta revisão foi realizado através da busca de artigos escritos em português presentes nas bases de dados Lilacs, PubMed, Medline, Scielo e Google Acadêmico, publicados entre o período de 2000 a 2015.  Resultados: Foram encontrados 22 artigos que tratavam dos instrumentos de avaliação na paralisia cerebral, sendo que quatro foram encontrados em duas bases de dados simultaneamente. Assim foram identificados 18 artigos, destes 7 artigos foram excluídos totalizando 11 artigos incluídos na revisão. Conclusão: Concluiu-se que mesmo os testes sendo direcionados para uma avaliação especifica, quando utilizados em conjunto permitem um maior conhecimento sobre o quadro da criança, podendo assim direcionar o tratamento de forma mais eficiente e individualizada para cada paciente.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2016-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/37510.25061/2527-2675/ReBraM/2016.v19i1.373Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 19 n. 1 (2016): Janeiro/Junho; 83-862527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/375/334Possatto Barbosa, Ruthiely MarcianeLinhares, Tayana GhellerreKunzler, BrunaFarias, Nayara Côrreainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-08T14:19:01Zoai:ojs.revistarebram.com:article/373Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2018-03-08T14:19:01Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false
dc.title.none.fl_str_mv MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL
title MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL
spellingShingle MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL
Possatto Barbosa, Ruthiely Marciane
Avaliação neurológica
Desempenho psicomotor.
Paralisia cerebral.
title_short MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL
title_full MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL
title_fullStr MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL
title_full_unstemmed MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL
title_sort MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL
author Possatto Barbosa, Ruthiely Marciane
author_facet Possatto Barbosa, Ruthiely Marciane
Linhares, Tayana Ghellerre
Kunzler, Bruna
Farias, Nayara Côrrea
author_role author
author2 Linhares, Tayana Ghellerre
Kunzler, Bruna
Farias, Nayara Côrrea
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Possatto Barbosa, Ruthiely Marciane
Linhares, Tayana Ghellerre
Kunzler, Bruna
Farias, Nayara Côrrea
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação neurológica
Desempenho psicomotor.
Paralisia cerebral.
topic Avaliação neurológica
Desempenho psicomotor.
Paralisia cerebral.
description Introdução: A Paralisia Cerebral (PC) causa danos à funcionalidade e atrasos no desempenho motor normal, dificultando as atividades básicas de rolar, sentar, engatinhar, deambular, etc. Os métodos de avaliação são importantes para determinar o planejamento de um programa de tratamento, sendo capazes de descrever o desenvolvimento e quantificar a função analisada. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi apresentar uma revisão bibliográfica e assim fazer um levantamento dos instrumentos utilizados na avaliação do paciente com diagnóstico de PC e seu desempenho para a avaliação. Metodologia: O levantamento das referências para a elaboração desta revisão foi realizado através da busca de artigos escritos em português presentes nas bases de dados Lilacs, PubMed, Medline, Scielo e Google Acadêmico, publicados entre o período de 2000 a 2015.  Resultados: Foram encontrados 22 artigos que tratavam dos instrumentos de avaliação na paralisia cerebral, sendo que quatro foram encontrados em duas bases de dados simultaneamente. Assim foram identificados 18 artigos, destes 7 artigos foram excluídos totalizando 11 artigos incluídos na revisão. Conclusão: Concluiu-se que mesmo os testes sendo direcionados para uma avaliação especifica, quando utilizados em conjunto permitem um maior conhecimento sobre o quadro da criança, podendo assim direcionar o tratamento de forma mais eficiente e individualizada para cada paciente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/375
10.25061/2527-2675/ReBraM/2016.v19i1.373
url http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/375
identifier_str_mv 10.25061/2527-2675/ReBraM/2016.v19i1.373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/375/334
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 19 n. 1 (2016): Janeiro/Junho; 83-86
2527-2675
1415-3580
reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar
instname:Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron:UNIARA
instname_str Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron_str UNIARA
institution UNIARA
reponame_str Revista Brasileira Multidisciplinar
collection Revista Brasileira Multidisciplinar
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)
repository.mail.fl_str_mv revistauniara@uniara.com||
_version_ 1797174605917454336