MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira Multidisciplinar |
Texto Completo: | http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/375 |
Resumo: | Introdução: A Paralisia Cerebral (PC) causa danos à funcionalidade e atrasos no desempenho motor normal, dificultando as atividades básicas de rolar, sentar, engatinhar, deambular, etc. Os métodos de avaliação são importantes para determinar o planejamento de um programa de tratamento, sendo capazes de descrever o desenvolvimento e quantificar a função analisada. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi apresentar uma revisão bibliográfica e assim fazer um levantamento dos instrumentos utilizados na avaliação do paciente com diagnóstico de PC e seu desempenho para a avaliação. Metodologia: O levantamento das referências para a elaboração desta revisão foi realizado através da busca de artigos escritos em português presentes nas bases de dados Lilacs, PubMed, Medline, Scielo e Google Acadêmico, publicados entre o período de 2000 a 2015. Resultados: Foram encontrados 22 artigos que tratavam dos instrumentos de avaliação na paralisia cerebral, sendo que quatro foram encontrados em duas bases de dados simultaneamente. Assim foram identificados 18 artigos, destes 7 artigos foram excluídos totalizando 11 artigos incluídos na revisão. Conclusão: Concluiu-se que mesmo os testes sendo direcionados para uma avaliação especifica, quando utilizados em conjunto permitem um maior conhecimento sobre o quadro da criança, podendo assim direcionar o tratamento de forma mais eficiente e individualizada para cada paciente. |
id |
UNIARA_9d5fd9b30ab473b999a0d89a5952a30b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistarebram.com:article/373 |
network_acronym_str |
UNIARA |
network_name_str |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRALAvaliação neurológicaDesempenho psicomotor.Paralisia cerebral.Introdução: A Paralisia Cerebral (PC) causa danos à funcionalidade e atrasos no desempenho motor normal, dificultando as atividades básicas de rolar, sentar, engatinhar, deambular, etc. Os métodos de avaliação são importantes para determinar o planejamento de um programa de tratamento, sendo capazes de descrever o desenvolvimento e quantificar a função analisada. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi apresentar uma revisão bibliográfica e assim fazer um levantamento dos instrumentos utilizados na avaliação do paciente com diagnóstico de PC e seu desempenho para a avaliação. Metodologia: O levantamento das referências para a elaboração desta revisão foi realizado através da busca de artigos escritos em português presentes nas bases de dados Lilacs, PubMed, Medline, Scielo e Google Acadêmico, publicados entre o período de 2000 a 2015. Resultados: Foram encontrados 22 artigos que tratavam dos instrumentos de avaliação na paralisia cerebral, sendo que quatro foram encontrados em duas bases de dados simultaneamente. Assim foram identificados 18 artigos, destes 7 artigos foram excluídos totalizando 11 artigos incluídos na revisão. Conclusão: Concluiu-se que mesmo os testes sendo direcionados para uma avaliação especifica, quando utilizados em conjunto permitem um maior conhecimento sobre o quadro da criança, podendo assim direcionar o tratamento de forma mais eficiente e individualizada para cada paciente.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2016-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/37510.25061/2527-2675/ReBraM/2016.v19i1.373Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 19 n. 1 (2016): Janeiro/Junho; 83-862527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/375/334Possatto Barbosa, Ruthiely MarcianeLinhares, Tayana GhellerreKunzler, BrunaFarias, Nayara Côrreainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-08T14:19:01Zoai:ojs.revistarebram.com:article/373Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2018-03-08T14:19:01Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL |
title |
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL |
spellingShingle |
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL Possatto Barbosa, Ruthiely Marciane Avaliação neurológica Desempenho psicomotor. Paralisia cerebral. |
title_short |
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL |
title_full |
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL |
title_fullStr |
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL |
title_full_unstemmed |
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL |
title_sort |
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL |
author |
Possatto Barbosa, Ruthiely Marciane |
author_facet |
Possatto Barbosa, Ruthiely Marciane Linhares, Tayana Ghellerre Kunzler, Bruna Farias, Nayara Côrrea |
author_role |
author |
author2 |
Linhares, Tayana Ghellerre Kunzler, Bruna Farias, Nayara Côrrea |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Possatto Barbosa, Ruthiely Marciane Linhares, Tayana Ghellerre Kunzler, Bruna Farias, Nayara Côrrea |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação neurológica Desempenho psicomotor. Paralisia cerebral. |
topic |
Avaliação neurológica Desempenho psicomotor. Paralisia cerebral. |
description |
Introdução: A Paralisia Cerebral (PC) causa danos à funcionalidade e atrasos no desempenho motor normal, dificultando as atividades básicas de rolar, sentar, engatinhar, deambular, etc. Os métodos de avaliação são importantes para determinar o planejamento de um programa de tratamento, sendo capazes de descrever o desenvolvimento e quantificar a função analisada. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi apresentar uma revisão bibliográfica e assim fazer um levantamento dos instrumentos utilizados na avaliação do paciente com diagnóstico de PC e seu desempenho para a avaliação. Metodologia: O levantamento das referências para a elaboração desta revisão foi realizado através da busca de artigos escritos em português presentes nas bases de dados Lilacs, PubMed, Medline, Scielo e Google Acadêmico, publicados entre o período de 2000 a 2015. Resultados: Foram encontrados 22 artigos que tratavam dos instrumentos de avaliação na paralisia cerebral, sendo que quatro foram encontrados em duas bases de dados simultaneamente. Assim foram identificados 18 artigos, destes 7 artigos foram excluídos totalizando 11 artigos incluídos na revisão. Conclusão: Concluiu-se que mesmo os testes sendo direcionados para uma avaliação especifica, quando utilizados em conjunto permitem um maior conhecimento sobre o quadro da criança, podendo assim direcionar o tratamento de forma mais eficiente e individualizada para cada paciente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/375 10.25061/2527-2675/ReBraM/2016.v19i1.373 |
url |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/375 |
identifier_str_mv |
10.25061/2527-2675/ReBraM/2016.v19i1.373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/375/334 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 19 n. 1 (2016): Janeiro/Junho; 83-86 2527-2675 1415-3580 reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar instname:Universidade de Araraquara (UNIARA) instacron:UNIARA |
instname_str |
Universidade de Araraquara (UNIARA) |
instacron_str |
UNIARA |
institution |
UNIARA |
reponame_str |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
collection |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauniara@uniara.com|| |
_version_ |
1797174605917454336 |