Intervenção educativa na atenção pré-natal e o cuidado ao recém-nascido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lino, Amanda de Assunção
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Corrêa, Carla Regina de Almeida, Bussadori, Jamile Claro de Castro, Furtado, Maria Cândida de Carvalho, Fonseca, Luciana Mara Monti, Wernet, Monika
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira Multidisciplinar
Texto Completo: http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/870
Resumo: Objetivou-se descrever a influência de ação educativa desenvolvida no pré-natal no manejo de intercorrências no cuidado do filho. Estudo de abordagem qualitativo apoiado nos referenciais do Interacionismo Simbólico e Análise de Conteúdo Temática de Bardin. Sete puérperas que integraram intervenção educativa no pré-natal foram entrevistadas sobre o cuidado do filho ao longo do primeiro mês de vida desse. As participantes revelaram dificuldades no manejo do aleitamento materno, retorno gástrico, cólica e integridade da pele da criança, assim como medos e limites vividos para cuidar da criança. Os resultados estão apresentados a partir de categorias temáticas e trazem os efeitos da intervenção educativa para o enfretamento destas situações. A intervenção educativa contribuiu com o cuidado materno, contudo não foi de suficiência, apontando a importância de ações continuas e próximas.
id UNIARA_bd03711448d80989b25f5bfe1c3fe0f1
oai_identifier_str oai:ojs.revistarebram.com:article/870
network_acronym_str UNIARA
network_name_str Revista Brasileira Multidisciplinar
repository_id_str
spelling Intervenção educativa na atenção pré-natal e o cuidado ao recém-nascidoEducação em saúdeSaúde materno-infantilCuidado pré-natalCuidado da criançaObjetivou-se descrever a influência de ação educativa desenvolvida no pré-natal no manejo de intercorrências no cuidado do filho. Estudo de abordagem qualitativo apoiado nos referenciais do Interacionismo Simbólico e Análise de Conteúdo Temática de Bardin. Sete puérperas que integraram intervenção educativa no pré-natal foram entrevistadas sobre o cuidado do filho ao longo do primeiro mês de vida desse. As participantes revelaram dificuldades no manejo do aleitamento materno, retorno gástrico, cólica e integridade da pele da criança, assim como medos e limites vividos para cuidar da criança. Os resultados estão apresentados a partir de categorias temáticas e trazem os efeitos da intervenção educativa para o enfretamento destas situações. A intervenção educativa contribuiu com o cuidado materno, contudo não foi de suficiência, apontando a importância de ações continuas e próximas.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2020-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/87010.25061/2527-2675/ReBraM/2020.v23i2Supl..870Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 23 n. 2Supl. (2020): Edição Suplementar em homenagem aos profissionais de enfermagem ; 47-552527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/870/610Copyright (c) 2020 Revista Brasileira Multidisciplinarinfo:eu-repo/semantics/openAccessLino, Amanda de AssunçãoCorrêa, Carla Regina de AlmeidaBussadori, Jamile Claro de CastroFurtado, Maria Cândida de CarvalhoFonseca, Luciana Mara MontiWernet, Monika2020-12-21T19:08:48Zoai:ojs.revistarebram.com:article/870Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2020-12-21T19:08:48Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção educativa na atenção pré-natal e o cuidado ao recém-nascido
title Intervenção educativa na atenção pré-natal e o cuidado ao recém-nascido
spellingShingle Intervenção educativa na atenção pré-natal e o cuidado ao recém-nascido
Lino, Amanda de Assunção
Educação em saúde
Saúde materno-infantil
Cuidado pré-natal
Cuidado da criança
title_short Intervenção educativa na atenção pré-natal e o cuidado ao recém-nascido
title_full Intervenção educativa na atenção pré-natal e o cuidado ao recém-nascido
title_fullStr Intervenção educativa na atenção pré-natal e o cuidado ao recém-nascido
title_full_unstemmed Intervenção educativa na atenção pré-natal e o cuidado ao recém-nascido
title_sort Intervenção educativa na atenção pré-natal e o cuidado ao recém-nascido
author Lino, Amanda de Assunção
author_facet Lino, Amanda de Assunção
Corrêa, Carla Regina de Almeida
Bussadori, Jamile Claro de Castro
Furtado, Maria Cândida de Carvalho
Fonseca, Luciana Mara Monti
Wernet, Monika
author_role author
author2 Corrêa, Carla Regina de Almeida
Bussadori, Jamile Claro de Castro
Furtado, Maria Cândida de Carvalho
Fonseca, Luciana Mara Monti
Wernet, Monika
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lino, Amanda de Assunção
Corrêa, Carla Regina de Almeida
Bussadori, Jamile Claro de Castro
Furtado, Maria Cândida de Carvalho
Fonseca, Luciana Mara Monti
Wernet, Monika
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Saúde materno-infantil
Cuidado pré-natal
Cuidado da criança
topic Educação em saúde
Saúde materno-infantil
Cuidado pré-natal
Cuidado da criança
description Objetivou-se descrever a influência de ação educativa desenvolvida no pré-natal no manejo de intercorrências no cuidado do filho. Estudo de abordagem qualitativo apoiado nos referenciais do Interacionismo Simbólico e Análise de Conteúdo Temática de Bardin. Sete puérperas que integraram intervenção educativa no pré-natal foram entrevistadas sobre o cuidado do filho ao longo do primeiro mês de vida desse. As participantes revelaram dificuldades no manejo do aleitamento materno, retorno gástrico, cólica e integridade da pele da criança, assim como medos e limites vividos para cuidar da criança. Os resultados estão apresentados a partir de categorias temáticas e trazem os efeitos da intervenção educativa para o enfretamento destas situações. A intervenção educativa contribuiu com o cuidado materno, contudo não foi de suficiência, apontando a importância de ações continuas e próximas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/870
10.25061/2527-2675/ReBraM/2020.v23i2Supl..870
url http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/870
identifier_str_mv 10.25061/2527-2675/ReBraM/2020.v23i2Supl..870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/870/610
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira Multidisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira Multidisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 23 n. 2Supl. (2020): Edição Suplementar em homenagem aos profissionais de enfermagem ; 47-55
2527-2675
1415-3580
reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar
instname:Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron:UNIARA
instname_str Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron_str UNIARA
institution UNIARA
reponame_str Revista Brasileira Multidisciplinar
collection Revista Brasileira Multidisciplinar
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)
repository.mail.fl_str_mv revistauniara@uniara.com||
_version_ 1797174606848589824