Intervenção educativa na atenção pré-natal e o cuidado ao recém-nascido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira Multidisciplinar |
Texto Completo: | http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/870 |
Resumo: | Objetivou-se descrever a influência de ação educativa desenvolvida no pré-natal no manejo de intercorrências no cuidado do filho. Estudo de abordagem qualitativo apoiado nos referenciais do Interacionismo Simbólico e Análise de Conteúdo Temática de Bardin. Sete puérperas que integraram intervenção educativa no pré-natal foram entrevistadas sobre o cuidado do filho ao longo do primeiro mês de vida desse. As participantes revelaram dificuldades no manejo do aleitamento materno, retorno gástrico, cólica e integridade da pele da criança, assim como medos e limites vividos para cuidar da criança. Os resultados estão apresentados a partir de categorias temáticas e trazem os efeitos da intervenção educativa para o enfretamento destas situações. A intervenção educativa contribuiu com o cuidado materno, contudo não foi de suficiência, apontando a importância de ações continuas e próximas. |
id |
UNIARA_bd03711448d80989b25f5bfe1c3fe0f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistarebram.com:article/870 |
network_acronym_str |
UNIARA |
network_name_str |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
Intervenção educativa na atenção pré-natal e o cuidado ao recém-nascidoEducação em saúdeSaúde materno-infantilCuidado pré-natalCuidado da criançaObjetivou-se descrever a influência de ação educativa desenvolvida no pré-natal no manejo de intercorrências no cuidado do filho. Estudo de abordagem qualitativo apoiado nos referenciais do Interacionismo Simbólico e Análise de Conteúdo Temática de Bardin. Sete puérperas que integraram intervenção educativa no pré-natal foram entrevistadas sobre o cuidado do filho ao longo do primeiro mês de vida desse. As participantes revelaram dificuldades no manejo do aleitamento materno, retorno gástrico, cólica e integridade da pele da criança, assim como medos e limites vividos para cuidar da criança. Os resultados estão apresentados a partir de categorias temáticas e trazem os efeitos da intervenção educativa para o enfretamento destas situações. A intervenção educativa contribuiu com o cuidado materno, contudo não foi de suficiência, apontando a importância de ações continuas e próximas.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2020-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/87010.25061/2527-2675/ReBraM/2020.v23i2Supl..870Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 23 n. 2Supl. (2020): Edição Suplementar em homenagem aos profissionais de enfermagem ; 47-552527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/870/610Copyright (c) 2020 Revista Brasileira Multidisciplinarinfo:eu-repo/semantics/openAccessLino, Amanda de AssunçãoCorrêa, Carla Regina de AlmeidaBussadori, Jamile Claro de CastroFurtado, Maria Cândida de CarvalhoFonseca, Luciana Mara MontiWernet, Monika2020-12-21T19:08:48Zoai:ojs.revistarebram.com:article/870Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2020-12-21T19:08:48Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção educativa na atenção pré-natal e o cuidado ao recém-nascido |
title |
Intervenção educativa na atenção pré-natal e o cuidado ao recém-nascido |
spellingShingle |
Intervenção educativa na atenção pré-natal e o cuidado ao recém-nascido Lino, Amanda de Assunção Educação em saúde Saúde materno-infantil Cuidado pré-natal Cuidado da criança |
title_short |
Intervenção educativa na atenção pré-natal e o cuidado ao recém-nascido |
title_full |
Intervenção educativa na atenção pré-natal e o cuidado ao recém-nascido |
title_fullStr |
Intervenção educativa na atenção pré-natal e o cuidado ao recém-nascido |
title_full_unstemmed |
Intervenção educativa na atenção pré-natal e o cuidado ao recém-nascido |
title_sort |
Intervenção educativa na atenção pré-natal e o cuidado ao recém-nascido |
author |
Lino, Amanda de Assunção |
author_facet |
Lino, Amanda de Assunção Corrêa, Carla Regina de Almeida Bussadori, Jamile Claro de Castro Furtado, Maria Cândida de Carvalho Fonseca, Luciana Mara Monti Wernet, Monika |
author_role |
author |
author2 |
Corrêa, Carla Regina de Almeida Bussadori, Jamile Claro de Castro Furtado, Maria Cândida de Carvalho Fonseca, Luciana Mara Monti Wernet, Monika |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lino, Amanda de Assunção Corrêa, Carla Regina de Almeida Bussadori, Jamile Claro de Castro Furtado, Maria Cândida de Carvalho Fonseca, Luciana Mara Monti Wernet, Monika |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde Saúde materno-infantil Cuidado pré-natal Cuidado da criança |
topic |
Educação em saúde Saúde materno-infantil Cuidado pré-natal Cuidado da criança |
description |
Objetivou-se descrever a influência de ação educativa desenvolvida no pré-natal no manejo de intercorrências no cuidado do filho. Estudo de abordagem qualitativo apoiado nos referenciais do Interacionismo Simbólico e Análise de Conteúdo Temática de Bardin. Sete puérperas que integraram intervenção educativa no pré-natal foram entrevistadas sobre o cuidado do filho ao longo do primeiro mês de vida desse. As participantes revelaram dificuldades no manejo do aleitamento materno, retorno gástrico, cólica e integridade da pele da criança, assim como medos e limites vividos para cuidar da criança. Os resultados estão apresentados a partir de categorias temáticas e trazem os efeitos da intervenção educativa para o enfretamento destas situações. A intervenção educativa contribuiu com o cuidado materno, contudo não foi de suficiência, apontando a importância de ações continuas e próximas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/870 10.25061/2527-2675/ReBraM/2020.v23i2Supl..870 |
url |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/870 |
identifier_str_mv |
10.25061/2527-2675/ReBraM/2020.v23i2Supl..870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/870/610 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira Multidisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira Multidisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 23 n. 2Supl. (2020): Edição Suplementar em homenagem aos profissionais de enfermagem ; 47-55 2527-2675 1415-3580 reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar instname:Universidade de Araraquara (UNIARA) instacron:UNIARA |
instname_str |
Universidade de Araraquara (UNIARA) |
instacron_str |
UNIARA |
institution |
UNIARA |
reponame_str |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
collection |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauniara@uniara.com|| |
_version_ |
1797174606848589824 |