Comunicação e Inteligência Artificial: Percepção de Educadores e Técnicos do IFTO - Campus Palmas sobre a Ferramenta Chatterbot
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira Multidisciplinar |
Texto Completo: | http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/1086 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada via Google Forms, com os professores e técnicos administrativos educacionais de uma instituição de ensino profissional e tecnológico do Estado do Tocantins em relação aos conhecimentos e utilização da tecnologia chatterbot para melhoria das informações acadêmicas e administrativas. Durante a aplicação da pesquisa estabeleceu-se diálogos entre a teoria de Inteligência Artificial (IA), especialmente a virtual, e as Metodologias Ativas, no caso deste estudo, as mídias sociais que possam ser utilizadas. Com a elaboração da pesquisa, obteve-se no resultado final que os entrevistados aprovam a utilização de um chatterbot para viabilizar e agilizar informações de cunho acadêmico na instituição |
id |
UNIARA_fbf8a9df5338641358ac5df8239b8dd7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistarebram.com:article/1086 |
network_acronym_str |
UNIARA |
network_name_str |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
Comunicação e Inteligência Artificial: Percepção de Educadores e Técnicos do IFTO - Campus Palmas sobre a Ferramenta ChatterbotChatterbotInteligência ArtificialInovações TecnológicasMetodologias Ativas.O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada via Google Forms, com os professores e técnicos administrativos educacionais de uma instituição de ensino profissional e tecnológico do Estado do Tocantins em relação aos conhecimentos e utilização da tecnologia chatterbot para melhoria das informações acadêmicas e administrativas. Durante a aplicação da pesquisa estabeleceu-se diálogos entre a teoria de Inteligência Artificial (IA), especialmente a virtual, e as Metodologias Ativas, no caso deste estudo, as mídias sociais que possam ser utilizadas. Com a elaboração da pesquisa, obteve-se no resultado final que os entrevistados aprovam a utilização de um chatterbot para viabilizar e agilizar informações de cunho acadêmico na instituiçãoRevista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2021-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/108610.25061/2527-2675/ReBraM/2021.v24i2.1086Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 24 n. 2 (2021): Maio-Agosto; 36-482527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/1086/691Copyright (c) 2021 Revista Brasileira Multidisciplinarhttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDomingos, Fátima ReginaCavalcante, Rivadavia PortoGomes Silveira de Senna, Mary LuciaCastilho, Weimar Silvade Castro Monteiro, Cláudio2021-09-13T15:14:21Zoai:ojs.revistarebram.com:article/1086Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2021-09-13T15:14:21Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação e Inteligência Artificial: Percepção de Educadores e Técnicos do IFTO - Campus Palmas sobre a Ferramenta Chatterbot |
title |
Comunicação e Inteligência Artificial: Percepção de Educadores e Técnicos do IFTO - Campus Palmas sobre a Ferramenta Chatterbot |
spellingShingle |
Comunicação e Inteligência Artificial: Percepção de Educadores e Técnicos do IFTO - Campus Palmas sobre a Ferramenta Chatterbot Domingos, Fátima Regina Chatterbot Inteligência Artificial Inovações Tecnológicas Metodologias Ativas. |
title_short |
Comunicação e Inteligência Artificial: Percepção de Educadores e Técnicos do IFTO - Campus Palmas sobre a Ferramenta Chatterbot |
title_full |
Comunicação e Inteligência Artificial: Percepção de Educadores e Técnicos do IFTO - Campus Palmas sobre a Ferramenta Chatterbot |
title_fullStr |
Comunicação e Inteligência Artificial: Percepção de Educadores e Técnicos do IFTO - Campus Palmas sobre a Ferramenta Chatterbot |
title_full_unstemmed |
Comunicação e Inteligência Artificial: Percepção de Educadores e Técnicos do IFTO - Campus Palmas sobre a Ferramenta Chatterbot |
title_sort |
Comunicação e Inteligência Artificial: Percepção de Educadores e Técnicos do IFTO - Campus Palmas sobre a Ferramenta Chatterbot |
author |
Domingos, Fátima Regina |
author_facet |
Domingos, Fátima Regina Cavalcante, Rivadavia Porto Gomes Silveira de Senna, Mary Lucia Castilho, Weimar Silva de Castro Monteiro, Cláudio |
author_role |
author |
author2 |
Cavalcante, Rivadavia Porto Gomes Silveira de Senna, Mary Lucia Castilho, Weimar Silva de Castro Monteiro, Cláudio |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domingos, Fátima Regina Cavalcante, Rivadavia Porto Gomes Silveira de Senna, Mary Lucia Castilho, Weimar Silva de Castro Monteiro, Cláudio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Chatterbot Inteligência Artificial Inovações Tecnológicas Metodologias Ativas. |
topic |
Chatterbot Inteligência Artificial Inovações Tecnológicas Metodologias Ativas. |
description |
O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada via Google Forms, com os professores e técnicos administrativos educacionais de uma instituição de ensino profissional e tecnológico do Estado do Tocantins em relação aos conhecimentos e utilização da tecnologia chatterbot para melhoria das informações acadêmicas e administrativas. Durante a aplicação da pesquisa estabeleceu-se diálogos entre a teoria de Inteligência Artificial (IA), especialmente a virtual, e as Metodologias Ativas, no caso deste estudo, as mídias sociais que possam ser utilizadas. Com a elaboração da pesquisa, obteve-se no resultado final que os entrevistados aprovam a utilização de um chatterbot para viabilizar e agilizar informações de cunho acadêmico na instituição |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/1086 10.25061/2527-2675/ReBraM/2021.v24i2.1086 |
url |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/1086 |
identifier_str_mv |
10.25061/2527-2675/ReBraM/2021.v24i2.1086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/1086/691 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira Multidisciplinar https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira Multidisciplinar https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 24 n. 2 (2021): Maio-Agosto; 36-48 2527-2675 1415-3580 reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar instname:Universidade de Araraquara (UNIARA) instacron:UNIARA |
instname_str |
Universidade de Araraquara (UNIARA) |
instacron_str |
UNIARA |
institution |
UNIARA |
reponame_str |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
collection |
Revista Brasileira Multidisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauniara@uniara.com|| |
_version_ |
1797174607129608192 |