Comunicação e Inteligência Artificial: Percepção de Educadores e Técnicos do IFTO - Campus Palmas sobre a Ferramenta Chatterbot

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingos, Fátima Regina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cavalcante, Rivadavia Porto, Gomes Silveira de Senna, Mary Lucia, Castilho, Weimar Silva, de Castro Monteiro, Cláudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira Multidisciplinar
Texto Completo: http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/1086
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada via Google Forms, com os professores e técnicos administrativos educacionais de uma   instituição de ensino profissional e tecnológico do Estado do Tocantins em relação aos conhecimentos e utilização da tecnologia chatterbot para melhoria das informações acadêmicas e administrativas. Durante a aplicação da pesquisa estabeleceu-se diálogos entre a teoria de Inteligência Artificial (IA), especialmente a virtual, e as Metodologias Ativas, no caso deste estudo, as mídias sociais que possam ser utilizadas. Com a elaboração da pesquisa, obteve-se no resultado final que os entrevistados aprovam a utilização de um chatterbot para viabilizar e agilizar informações de cunho acadêmico na instituição
id UNIARA_fbf8a9df5338641358ac5df8239b8dd7
oai_identifier_str oai:ojs.revistarebram.com:article/1086
network_acronym_str UNIARA
network_name_str Revista Brasileira Multidisciplinar
repository_id_str
spelling Comunicação e Inteligência Artificial: Percepção de Educadores e Técnicos do IFTO - Campus Palmas sobre a Ferramenta ChatterbotChatterbotInteligência ArtificialInovações TecnológicasMetodologias Ativas.O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada via Google Forms, com os professores e técnicos administrativos educacionais de uma   instituição de ensino profissional e tecnológico do Estado do Tocantins em relação aos conhecimentos e utilização da tecnologia chatterbot para melhoria das informações acadêmicas e administrativas. Durante a aplicação da pesquisa estabeleceu-se diálogos entre a teoria de Inteligência Artificial (IA), especialmente a virtual, e as Metodologias Ativas, no caso deste estudo, as mídias sociais que possam ser utilizadas. Com a elaboração da pesquisa, obteve-se no resultado final que os entrevistados aprovam a utilização de um chatterbot para viabilizar e agilizar informações de cunho acadêmico na instituiçãoRevista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2021-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/108610.25061/2527-2675/ReBraM/2021.v24i2.1086Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 24 n. 2 (2021): Maio-Agosto; 36-482527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/1086/691Copyright (c) 2021 Revista Brasileira Multidisciplinarhttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDomingos, Fátima ReginaCavalcante, Rivadavia PortoGomes Silveira de Senna, Mary LuciaCastilho, Weimar Silvade Castro Monteiro, Cláudio2021-09-13T15:14:21Zoai:ojs.revistarebram.com:article/1086Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2021-09-13T15:14:21Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação e Inteligência Artificial: Percepção de Educadores e Técnicos do IFTO - Campus Palmas sobre a Ferramenta Chatterbot
title Comunicação e Inteligência Artificial: Percepção de Educadores e Técnicos do IFTO - Campus Palmas sobre a Ferramenta Chatterbot
spellingShingle Comunicação e Inteligência Artificial: Percepção de Educadores e Técnicos do IFTO - Campus Palmas sobre a Ferramenta Chatterbot
Domingos, Fátima Regina
Chatterbot
Inteligência Artificial
Inovações Tecnológicas
Metodologias Ativas.
title_short Comunicação e Inteligência Artificial: Percepção de Educadores e Técnicos do IFTO - Campus Palmas sobre a Ferramenta Chatterbot
title_full Comunicação e Inteligência Artificial: Percepção de Educadores e Técnicos do IFTO - Campus Palmas sobre a Ferramenta Chatterbot
title_fullStr Comunicação e Inteligência Artificial: Percepção de Educadores e Técnicos do IFTO - Campus Palmas sobre a Ferramenta Chatterbot
title_full_unstemmed Comunicação e Inteligência Artificial: Percepção de Educadores e Técnicos do IFTO - Campus Palmas sobre a Ferramenta Chatterbot
title_sort Comunicação e Inteligência Artificial: Percepção de Educadores e Técnicos do IFTO - Campus Palmas sobre a Ferramenta Chatterbot
author Domingos, Fátima Regina
author_facet Domingos, Fátima Regina
Cavalcante, Rivadavia Porto
Gomes Silveira de Senna, Mary Lucia
Castilho, Weimar Silva
de Castro Monteiro, Cláudio
author_role author
author2 Cavalcante, Rivadavia Porto
Gomes Silveira de Senna, Mary Lucia
Castilho, Weimar Silva
de Castro Monteiro, Cláudio
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingos, Fátima Regina
Cavalcante, Rivadavia Porto
Gomes Silveira de Senna, Mary Lucia
Castilho, Weimar Silva
de Castro Monteiro, Cláudio
dc.subject.por.fl_str_mv Chatterbot
Inteligência Artificial
Inovações Tecnológicas
Metodologias Ativas.
topic Chatterbot
Inteligência Artificial
Inovações Tecnológicas
Metodologias Ativas.
description O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada via Google Forms, com os professores e técnicos administrativos educacionais de uma   instituição de ensino profissional e tecnológico do Estado do Tocantins em relação aos conhecimentos e utilização da tecnologia chatterbot para melhoria das informações acadêmicas e administrativas. Durante a aplicação da pesquisa estabeleceu-se diálogos entre a teoria de Inteligência Artificial (IA), especialmente a virtual, e as Metodologias Ativas, no caso deste estudo, as mídias sociais que possam ser utilizadas. Com a elaboração da pesquisa, obteve-se no resultado final que os entrevistados aprovam a utilização de um chatterbot para viabilizar e agilizar informações de cunho acadêmico na instituição
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/1086
10.25061/2527-2675/ReBraM/2021.v24i2.1086
url http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/1086
identifier_str_mv 10.25061/2527-2675/ReBraM/2021.v24i2.1086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/1086/691
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira Multidisciplinar
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira Multidisciplinar
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 24 n. 2 (2021): Maio-Agosto; 36-48
2527-2675
1415-3580
reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar
instname:Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron:UNIARA
instname_str Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron_str UNIARA
institution UNIARA
reponame_str Revista Brasileira Multidisciplinar
collection Revista Brasileira Multidisciplinar
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)
repository.mail.fl_str_mv revistauniara@uniara.com||
_version_ 1797174607129608192