FAMÍLIA, ESCOLA E PÁTRIA: IDEAL DE PROFESSORA PRIMÁRIA PARA O BRASIL RURAL NO TEMPO DO ESTADO NOVO. "Dossíê História da Educação: Família e Educação Através dos Tempos""

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Fátima Maria Leitão
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EHUM
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2634
Resumo: eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v11i1.2634FAMILY, SCHOOL AND HOMELAND: IDEAL TEACHER FOR RURAL BRAZIL IN THE NEW STATE TIME.Resumo: Este artigo tem por intuito realizar uma reflexão articulada das várias dimensões e/ou facetas que compõem o complexo mundo institucional, especificamente o da Escola de formação de professoras ruralistas no estado do Ceará, nas décadas de 1930 a 1940. Para além do espaço restrito à instituição escolar, realiza-se análises sobre a intrínseca relação entre ideal de formação feminina, família e sociedade no período do Estado Novo.  O cerne da questão aqui analisada é a busca do entendimento  sobre o ideal de professora e de educação feminina subjacentes à proposta de formação docente proposta pelas escolas normais rurais, no âmbito do estado do Ceará, em um momento de intensos debates sobre educação, nacionalismo e desenvolvimento econômico. Neste contexto de efervescência nacionalista, intenta-se compreender em que consistiam as suas visões de educação, papel da mulher na sociedade e perfil de educadora, presentes nas intrincadas relações entre Estado, família e formação docente.Palavras-chave: Professora rural; Família; Estado NovoAbstract: This article intends to carry out an articulated reflection of the various dimensions and / or facets that make up the complex institutional world, specifically the School of training of rural teachers in the state of Ceará, in the 1930s to 1940s. the analysis of the intrinsic relationship between the ideal of feminine formation, family and society in the Estado Novo period. At the heart of the issue analyzed here is the search for an understanding of the ideal of teacher and female education underlying the proposal of teacher training proposed by rural normal schools within the state of Ceará at a time of intense debates about education, nationalism and economic development. In this context of nationalist effervescence, we try to understand what consisted of their visions of education, the role of women in society and the profile of educator, present in the intricate relations between State, family and teacher training.Keywords: Rural Teacher; Family; New StateRecebido em: 20/06/2018  – Aceito em 31/07/2018
id UNIBH-1_1be1b6653bc9c2415ff583a0baaf75e7
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/2634
network_acronym_str UNIBH-1
network_name_str EHUM
repository_id_str
spelling FAMÍLIA, ESCOLA E PÁTRIA: IDEAL DE PROFESSORA PRIMÁRIA PARA O BRASIL RURAL NO TEMPO DO ESTADO NOVO. "Dossíê História da Educação: Família e Educação Através dos Tempos""Educação, História, Ciências Sociais, PedagogiaProfessora Rural; Família; Estado Novo;Humanidadeseoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v11i1.2634FAMILY, SCHOOL AND HOMELAND: IDEAL TEACHER FOR RURAL BRAZIL IN THE NEW STATE TIME.Resumo: Este artigo tem por intuito realizar uma reflexão articulada das várias dimensões e/ou facetas que compõem o complexo mundo institucional, especificamente o da Escola de formação de professoras ruralistas no estado do Ceará, nas décadas de 1930 a 1940. Para além do espaço restrito à instituição escolar, realiza-se análises sobre a intrínseca relação entre ideal de formação feminina, família e sociedade no período do Estado Novo.  O cerne da questão aqui analisada é a busca do entendimento  sobre o ideal de professora e de educação feminina subjacentes à proposta de formação docente proposta pelas escolas normais rurais, no âmbito do estado do Ceará, em um momento de intensos debates sobre educação, nacionalismo e desenvolvimento econômico. Neste contexto de efervescência nacionalista, intenta-se compreender em que consistiam as suas visões de educação, papel da mulher na sociedade e perfil de educadora, presentes nas intrincadas relações entre Estado, família e formação docente.Palavras-chave: Professora rural; Família; Estado NovoAbstract: This article intends to carry out an articulated reflection of the various dimensions and / or facets that make up the complex institutional world, specifically the School of training of rural teachers in the state of Ceará, in the 1930s to 1940s. the analysis of the intrinsic relationship between the ideal of feminine formation, family and society in the Estado Novo period. At the heart of the issue analyzed here is the search for an understanding of the ideal of teacher and female education underlying the proposal of teacher training proposed by rural normal schools within the state of Ceará at a time of intense debates about education, nationalism and economic development. In this context of nationalist effervescence, we try to understand what consisted of their visions of education, the role of women in society and the profile of educator, present in the intricate relations between State, family and teacher training.Keywords: Rural Teacher; Family; New StateRecebido em: 20/06/2018  – Aceito em 31/07/2018Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHAraújo, Fátima Maria Leitão2018-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2634e-hum; v. 11, n. 1 (2018): E-HUM - DOSSIÊ: História da Educação: família e educação através dos tempos.; 67-761984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2634/1331NacionalDireitos autorais 2018 Fátima Maria Leitão Araújohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-12T12:35:43Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/2634Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-12T12:35:43EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv FAMÍLIA, ESCOLA E PÁTRIA: IDEAL DE PROFESSORA PRIMÁRIA PARA O BRASIL RURAL NO TEMPO DO ESTADO NOVO. "Dossíê História da Educação: Família e Educação Através dos Tempos""
title FAMÍLIA, ESCOLA E PÁTRIA: IDEAL DE PROFESSORA PRIMÁRIA PARA O BRASIL RURAL NO TEMPO DO ESTADO NOVO. "Dossíê História da Educação: Família e Educação Através dos Tempos""
spellingShingle FAMÍLIA, ESCOLA E PÁTRIA: IDEAL DE PROFESSORA PRIMÁRIA PARA O BRASIL RURAL NO TEMPO DO ESTADO NOVO. "Dossíê História da Educação: Família e Educação Através dos Tempos""
Araújo, Fátima Maria Leitão
Educação, História, Ciências Sociais, Pedagogia
Professora Rural; Família; Estado Novo;
Humanidades
title_short FAMÍLIA, ESCOLA E PÁTRIA: IDEAL DE PROFESSORA PRIMÁRIA PARA O BRASIL RURAL NO TEMPO DO ESTADO NOVO. "Dossíê História da Educação: Família e Educação Através dos Tempos""
title_full FAMÍLIA, ESCOLA E PÁTRIA: IDEAL DE PROFESSORA PRIMÁRIA PARA O BRASIL RURAL NO TEMPO DO ESTADO NOVO. "Dossíê História da Educação: Família e Educação Através dos Tempos""
title_fullStr FAMÍLIA, ESCOLA E PÁTRIA: IDEAL DE PROFESSORA PRIMÁRIA PARA O BRASIL RURAL NO TEMPO DO ESTADO NOVO. "Dossíê História da Educação: Família e Educação Através dos Tempos""
title_full_unstemmed FAMÍLIA, ESCOLA E PÁTRIA: IDEAL DE PROFESSORA PRIMÁRIA PARA O BRASIL RURAL NO TEMPO DO ESTADO NOVO. "Dossíê História da Educação: Família e Educação Através dos Tempos""
title_sort FAMÍLIA, ESCOLA E PÁTRIA: IDEAL DE PROFESSORA PRIMÁRIA PARA O BRASIL RURAL NO TEMPO DO ESTADO NOVO. "Dossíê História da Educação: Família e Educação Através dos Tempos""
author Araújo, Fátima Maria Leitão
author_facet Araújo, Fátima Maria Leitão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Fátima Maria Leitão
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, História, Ciências Sociais, Pedagogia
Professora Rural; Família; Estado Novo;
Humanidades
topic Educação, História, Ciências Sociais, Pedagogia
Professora Rural; Família; Estado Novo;
Humanidades
description eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v11i1.2634FAMILY, SCHOOL AND HOMELAND: IDEAL TEACHER FOR RURAL BRAZIL IN THE NEW STATE TIME.Resumo: Este artigo tem por intuito realizar uma reflexão articulada das várias dimensões e/ou facetas que compõem o complexo mundo institucional, especificamente o da Escola de formação de professoras ruralistas no estado do Ceará, nas décadas de 1930 a 1940. Para além do espaço restrito à instituição escolar, realiza-se análises sobre a intrínseca relação entre ideal de formação feminina, família e sociedade no período do Estado Novo.  O cerne da questão aqui analisada é a busca do entendimento  sobre o ideal de professora e de educação feminina subjacentes à proposta de formação docente proposta pelas escolas normais rurais, no âmbito do estado do Ceará, em um momento de intensos debates sobre educação, nacionalismo e desenvolvimento econômico. Neste contexto de efervescência nacionalista, intenta-se compreender em que consistiam as suas visões de educação, papel da mulher na sociedade e perfil de educadora, presentes nas intrincadas relações entre Estado, família e formação docente.Palavras-chave: Professora rural; Família; Estado NovoAbstract: This article intends to carry out an articulated reflection of the various dimensions and / or facets that make up the complex institutional world, specifically the School of training of rural teachers in the state of Ceará, in the 1930s to 1940s. the analysis of the intrinsic relationship between the ideal of feminine formation, family and society in the Estado Novo period. At the heart of the issue analyzed here is the search for an understanding of the ideal of teacher and female education underlying the proposal of teacher training proposed by rural normal schools within the state of Ceará at a time of intense debates about education, nationalism and economic development. In this context of nationalist effervescence, we try to understand what consisted of their visions of education, the role of women in society and the profile of educator, present in the intricate relations between State, family and teacher training.Keywords: Rural Teacher; Family; New StateRecebido em: 20/06/2018  – Aceito em 31/07/2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2634
url https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2634/1331
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Fátima Maria Leitão Araújo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Fátima Maria Leitão Araújo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Nacional


dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
dc.source.none.fl_str_mv e-hum; v. 11, n. 1 (2018): E-HUM - DOSSIÊ: História da Educação: família e educação através dos tempos.; 67-76
1984-767X
reponame:EHUM
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str EHUM
collection EHUM
repository.name.fl_str_mv EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br
_version_ 1800216995710369792