ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS DAS FAMÍLIAS EM MINAS NO SÉCULO XVIII: ALGUMAS TRAJETÓRIAS EDUCATIVAS. "Dossíê História da Educação em Processo - Dinâmicas Educativas em Minas Séculos XVIII e XIX."

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angelo, Fabrício Vinhas Manini
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EHUM
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2618
Resumo: eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v11i2.2618 Educational Strategies of Households in Mines in the 18th Century: Some Educational Trajectories.Resumo: O presente trabalho objetiva apresentar reflexões feitas a partir das pesquisas de doutoramento sobre o papel das famílias na educação dos seus descendentes em Minas no século XVIII. Especificamente para este trabalho busca-se apresentar estudos de casos que permitem entender como as estratégias familiares daquele período serviam para preparavam seus herdeiros denotando um projeto intergeracional educativo. Para isso, verticalizou-se a análise em estudos de casos que emergem da massa documental. De maneira geral, a partir de ensaios sobre as estratégias educativas empreendidas por estas famílias busca-se compreender o papel que a família assume na trajetória educacional das futuras gerações, isto é, busca-se compreender as estratégias educativas das famílias em relação à sua descendência. Além disso, o foco deste trabalho é aplicar o arcabouço teórico-metodológico cunhado por Pierre Bourdieu em outro contexto histórico. Claro que isto não é possível sem se estabelecer um diálogo crítico com o sociólogo francês. Sendo assim, identifica-se uma estratégia educativa familiar intergeracional e como a reflexão teórica-metodologica estabelecida pelo sociólogo francês permiti observar tais práticas.Palavras-chave: História da Família, História da Educação, Pierre Bourdieu, Minas, século XVIIIAbstract: This article aims to present reflections made from the doctoral research on the role of families in the education of their descendants in Minas Gerais in the 18th century. Specifically for this work, we intend to present case studies that allow us to understand how the family strategies of that period served to prepare their heirs denoting an intergenerational educational project. For this, the analysis was verticalized in case studies that emerge from the documentary mass. In general, from the essays on the educational strategies undertaken by these families, the family's role in the educational trajectory of the future generations is sought to understand the families' educational strategies in relation to their descendants . In addition, the focus of this work is to apply the theoretical-methodological framework coined by Pierre Bourdieu in another historical context. Of course this is not possible without establishing a critical dialogue with the French sociologist. Thus, an intergenerational family educational strategy is identified and how the theoretical-methodological reflection established by the French sociologist allowed to observe such practices.Keywords: History of Family , History of Education, Pierre Bourdieu, Minas, 18th centuryRecebido em: 17/08/2017  – Aceito em 09/09/2018
id UNIBH-1_25cac405db49bad6e01f5dada7e67375
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/2618
network_acronym_str UNIBH-1
network_name_str EHUM
repository_id_str
spelling ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS DAS FAMÍLIAS EM MINAS NO SÉCULO XVIII: ALGUMAS TRAJETÓRIAS EDUCATIVAS. "Dossíê História da Educação em Processo - Dinâmicas Educativas em Minas Séculos XVIII e XIX."Educação, Ensino, História, Sociologia, HumanidadesHistória da Educação; História do Ensino; Educação seculos XVIII e XIXHumanidadeseoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v11i2.2618 Educational Strategies of Households in Mines in the 18th Century: Some Educational Trajectories.Resumo: O presente trabalho objetiva apresentar reflexões feitas a partir das pesquisas de doutoramento sobre o papel das famílias na educação dos seus descendentes em Minas no século XVIII. Especificamente para este trabalho busca-se apresentar estudos de casos que permitem entender como as estratégias familiares daquele período serviam para preparavam seus herdeiros denotando um projeto intergeracional educativo. Para isso, verticalizou-se a análise em estudos de casos que emergem da massa documental. De maneira geral, a partir de ensaios sobre as estratégias educativas empreendidas por estas famílias busca-se compreender o papel que a família assume na trajetória educacional das futuras gerações, isto é, busca-se compreender as estratégias educativas das famílias em relação à sua descendência. Além disso, o foco deste trabalho é aplicar o arcabouço teórico-metodológico cunhado por Pierre Bourdieu em outro contexto histórico. Claro que isto não é possível sem se estabelecer um diálogo crítico com o sociólogo francês. Sendo assim, identifica-se uma estratégia educativa familiar intergeracional e como a reflexão teórica-metodologica estabelecida pelo sociólogo francês permiti observar tais práticas.Palavras-chave: História da Família, História da Educação, Pierre Bourdieu, Minas, século XVIIIAbstract: This article aims to present reflections made from the doctoral research on the role of families in the education of their descendants in Minas Gerais in the 18th century. Specifically for this work, we intend to present case studies that allow us to understand how the family strategies of that period served to prepare their heirs denoting an intergenerational educational project. For this, the analysis was verticalized in case studies that emerge from the documentary mass. In general, from the essays on the educational strategies undertaken by these families, the family's role in the educational trajectory of the future generations is sought to understand the families' educational strategies in relation to their descendants . In addition, the focus of this work is to apply the theoretical-methodological framework coined by Pierre Bourdieu in another historical context. Of course this is not possible without establishing a critical dialogue with the French sociologist. Thus, an intergenerational family educational strategy is identified and how the theoretical-methodological reflection established by the French sociologist allowed to observe such practices.Keywords: History of Family , History of Education, Pierre Bourdieu, Minas, 18th centuryRecebido em: 17/08/2017  – Aceito em 09/09/2018Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHCAPES/CNPqAngelo, Fabrício Vinhas Manini2018-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2618e-hum; v. 11, n. 2 (2018): E-HUM - Dossiê E-hum: História da Educação em processo: Dinâmicas educativas em Minas séculos XVIII e XIX.; 66-821984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2618/1340NacionalDireitos autorais 2018 Fabrício Vinhas Manini Angelohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-12T00:32:02Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/2618Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-12T00:32:02EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS DAS FAMÍLIAS EM MINAS NO SÉCULO XVIII: ALGUMAS TRAJETÓRIAS EDUCATIVAS. "Dossíê História da Educação em Processo - Dinâmicas Educativas em Minas Séculos XVIII e XIX."
title ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS DAS FAMÍLIAS EM MINAS NO SÉCULO XVIII: ALGUMAS TRAJETÓRIAS EDUCATIVAS. "Dossíê História da Educação em Processo - Dinâmicas Educativas em Minas Séculos XVIII e XIX."
spellingShingle ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS DAS FAMÍLIAS EM MINAS NO SÉCULO XVIII: ALGUMAS TRAJETÓRIAS EDUCATIVAS. "Dossíê História da Educação em Processo - Dinâmicas Educativas em Minas Séculos XVIII e XIX."
Angelo, Fabrício Vinhas Manini
Educação, Ensino, História, Sociologia, Humanidades
História da Educação; História do Ensino; Educação seculos XVIII e XIX
Humanidades
title_short ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS DAS FAMÍLIAS EM MINAS NO SÉCULO XVIII: ALGUMAS TRAJETÓRIAS EDUCATIVAS. "Dossíê História da Educação em Processo - Dinâmicas Educativas em Minas Séculos XVIII e XIX."
title_full ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS DAS FAMÍLIAS EM MINAS NO SÉCULO XVIII: ALGUMAS TRAJETÓRIAS EDUCATIVAS. "Dossíê História da Educação em Processo - Dinâmicas Educativas em Minas Séculos XVIII e XIX."
title_fullStr ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS DAS FAMÍLIAS EM MINAS NO SÉCULO XVIII: ALGUMAS TRAJETÓRIAS EDUCATIVAS. "Dossíê História da Educação em Processo - Dinâmicas Educativas em Minas Séculos XVIII e XIX."
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS DAS FAMÍLIAS EM MINAS NO SÉCULO XVIII: ALGUMAS TRAJETÓRIAS EDUCATIVAS. "Dossíê História da Educação em Processo - Dinâmicas Educativas em Minas Séculos XVIII e XIX."
title_sort ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS DAS FAMÍLIAS EM MINAS NO SÉCULO XVIII: ALGUMAS TRAJETÓRIAS EDUCATIVAS. "Dossíê História da Educação em Processo - Dinâmicas Educativas em Minas Séculos XVIII e XIX."
author Angelo, Fabrício Vinhas Manini
author_facet Angelo, Fabrício Vinhas Manini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES/CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Angelo, Fabrício Vinhas Manini
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, Ensino, História, Sociologia, Humanidades
História da Educação; História do Ensino; Educação seculos XVIII e XIX
Humanidades
topic Educação, Ensino, História, Sociologia, Humanidades
História da Educação; História do Ensino; Educação seculos XVIII e XIX
Humanidades
description eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v11i2.2618 Educational Strategies of Households in Mines in the 18th Century: Some Educational Trajectories.Resumo: O presente trabalho objetiva apresentar reflexões feitas a partir das pesquisas de doutoramento sobre o papel das famílias na educação dos seus descendentes em Minas no século XVIII. Especificamente para este trabalho busca-se apresentar estudos de casos que permitem entender como as estratégias familiares daquele período serviam para preparavam seus herdeiros denotando um projeto intergeracional educativo. Para isso, verticalizou-se a análise em estudos de casos que emergem da massa documental. De maneira geral, a partir de ensaios sobre as estratégias educativas empreendidas por estas famílias busca-se compreender o papel que a família assume na trajetória educacional das futuras gerações, isto é, busca-se compreender as estratégias educativas das famílias em relação à sua descendência. Além disso, o foco deste trabalho é aplicar o arcabouço teórico-metodológico cunhado por Pierre Bourdieu em outro contexto histórico. Claro que isto não é possível sem se estabelecer um diálogo crítico com o sociólogo francês. Sendo assim, identifica-se uma estratégia educativa familiar intergeracional e como a reflexão teórica-metodologica estabelecida pelo sociólogo francês permiti observar tais práticas.Palavras-chave: História da Família, História da Educação, Pierre Bourdieu, Minas, século XVIIIAbstract: This article aims to present reflections made from the doctoral research on the role of families in the education of their descendants in Minas Gerais in the 18th century. Specifically for this work, we intend to present case studies that allow us to understand how the family strategies of that period served to prepare their heirs denoting an intergenerational educational project. For this, the analysis was verticalized in case studies that emerge from the documentary mass. In general, from the essays on the educational strategies undertaken by these families, the family's role in the educational trajectory of the future generations is sought to understand the families' educational strategies in relation to their descendants . In addition, the focus of this work is to apply the theoretical-methodological framework coined by Pierre Bourdieu in another historical context. Of course this is not possible without establishing a critical dialogue with the French sociologist. Thus, an intergenerational family educational strategy is identified and how the theoretical-methodological reflection established by the French sociologist allowed to observe such practices.Keywords: History of Family , History of Education, Pierre Bourdieu, Minas, 18th centuryRecebido em: 17/08/2017  – Aceito em 09/09/2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2618
url https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2618/1340
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Fabrício Vinhas Manini Angelo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Fabrício Vinhas Manini Angelo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Nacional


dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
dc.source.none.fl_str_mv e-hum; v. 11, n. 2 (2018): E-HUM - Dossiê E-hum: História da Educação em processo: Dinâmicas educativas em Minas séculos XVIII e XIX.; 66-82
1984-767X
reponame:EHUM
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str EHUM
collection EHUM
repository.name.fl_str_mv EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br
_version_ 1800216995643260928