A (S) CULTURA (S) AFRICANA (S) EM LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA PARA O ENSINO MÉDIO (Dossiê: Práticas de Leitura, Livros Didáticos, Relações Raciais e as Culturas Africana e Afro-Brasileira)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EHUM |
Texto Completo: | https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2287 |
Resumo: | eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v10i1.2287THE AFRICAN CULTURE (S) IN DIDACTIC BOOK OF HISTORY FOR MIDDLE SCHOOLResumo: Este artigo apresenta a análise de textos e imagens que abordam a (s) Cultura Africana (s) na coleção didática “História Global”, destinada a alunos e professores do Ensino Médio e aprovada na avaliação do PNLD/2012, sendo a mais escolhida por professores do Ensino Médio da rede pública de ensino, no Brasil. Buscou-se evidenciar a concepção de cultura africana veiculada por meio de texto e imagem, a presença de silenciamentos a respeito da produção cultural dos povos africanos, assim como a presença de mudanças reveladoras de uma visão sobre a história e cultura do continente africano despendida de estereótipos, preconceitos e representações eurocêntricas.Palavras – chave: Livro Didático, Cultura (s) Africana (s), Ensino de História. Abstract: This article analyses texts and images concerning African Culture presented in the didactic collection "História Global", which is targeted to Ensino Médio (High School) and was aproved on PNLD/2012 evaluation. It was chosen by the majority of public High School teachers in Brazil. This paper intends to highlight the conceptions of African Culture that are conveyed by the texts and the pictures shown and the silencing of cultural production of African people, as well as the presence of changes of perspective about African Culture and History that reveal a new point of view which is free of stereotypes, prejudice and eurocentric representations.Keywords: Text book, African Culture, History TeachingRecebido em: 26/07/2017 – Aceito em: 28/08/2017 |
id |
UNIBH-1_44371f5c5e48b6782a1ccea4207181cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/2287 |
network_acronym_str |
UNIBH-1 |
network_name_str |
EHUM |
repository_id_str |
|
spelling |
A (S) CULTURA (S) AFRICANA (S) EM LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA PARA O ENSINO MÉDIO (Dossiê: Práticas de Leitura, Livros Didáticos, Relações Raciais e as Culturas Africana e Afro-Brasileira)Educação, História, Humanidades,PedagogiaLivro didático, Ensino médio, Cultura africana, Ensino de HistóriaHumanidadeseoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v10i1.2287THE AFRICAN CULTURE (S) IN DIDACTIC BOOK OF HISTORY FOR MIDDLE SCHOOLResumo: Este artigo apresenta a análise de textos e imagens que abordam a (s) Cultura Africana (s) na coleção didática “História Global”, destinada a alunos e professores do Ensino Médio e aprovada na avaliação do PNLD/2012, sendo a mais escolhida por professores do Ensino Médio da rede pública de ensino, no Brasil. Buscou-se evidenciar a concepção de cultura africana veiculada por meio de texto e imagem, a presença de silenciamentos a respeito da produção cultural dos povos africanos, assim como a presença de mudanças reveladoras de uma visão sobre a história e cultura do continente africano despendida de estereótipos, preconceitos e representações eurocêntricas.Palavras – chave: Livro Didático, Cultura (s) Africana (s), Ensino de História. Abstract: This article analyses texts and images concerning African Culture presented in the didactic collection "História Global", which is targeted to Ensino Médio (High School) and was aproved on PNLD/2012 evaluation. It was chosen by the majority of public High School teachers in Brazil. This paper intends to highlight the conceptions of African Culture that are conveyed by the texts and the pictures shown and the silencing of cultural production of African people, as well as the presence of changes of perspective about African Culture and History that reveal a new point of view which is free of stereotypes, prejudice and eurocentric representations.Keywords: Text book, African Culture, History TeachingRecebido em: 26/07/2017 – Aceito em: 28/08/2017Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHSouza, Sidnei Marinho deSiman, Lana Mara de Castro2017-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2287e-hum; v. 10, n. 1 (2017): E-HUM - DOSSIÊ: Práticas de Leituras, Livros Didáticos e as culturas africanas e afro-brasileira.; 77-871984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2287/1195InternacionalDireitos autorais 2017 Sidnei Marinho de Souza, Lana Mara de Castro Simanhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-13T15:30:44Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/2287Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-13T15:30:44EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A (S) CULTURA (S) AFRICANA (S) EM LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA PARA O ENSINO MÉDIO (Dossiê: Práticas de Leitura, Livros Didáticos, Relações Raciais e as Culturas Africana e Afro-Brasileira) |
title |
A (S) CULTURA (S) AFRICANA (S) EM LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA PARA O ENSINO MÉDIO (Dossiê: Práticas de Leitura, Livros Didáticos, Relações Raciais e as Culturas Africana e Afro-Brasileira) |
spellingShingle |
A (S) CULTURA (S) AFRICANA (S) EM LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA PARA O ENSINO MÉDIO (Dossiê: Práticas de Leitura, Livros Didáticos, Relações Raciais e as Culturas Africana e Afro-Brasileira) Souza, Sidnei Marinho de Educação, História, Humanidades,Pedagogia Livro didático, Ensino médio, Cultura africana, Ensino de História Humanidades |
title_short |
A (S) CULTURA (S) AFRICANA (S) EM LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA PARA O ENSINO MÉDIO (Dossiê: Práticas de Leitura, Livros Didáticos, Relações Raciais e as Culturas Africana e Afro-Brasileira) |
title_full |
A (S) CULTURA (S) AFRICANA (S) EM LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA PARA O ENSINO MÉDIO (Dossiê: Práticas de Leitura, Livros Didáticos, Relações Raciais e as Culturas Africana e Afro-Brasileira) |
title_fullStr |
A (S) CULTURA (S) AFRICANA (S) EM LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA PARA O ENSINO MÉDIO (Dossiê: Práticas de Leitura, Livros Didáticos, Relações Raciais e as Culturas Africana e Afro-Brasileira) |
title_full_unstemmed |
A (S) CULTURA (S) AFRICANA (S) EM LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA PARA O ENSINO MÉDIO (Dossiê: Práticas de Leitura, Livros Didáticos, Relações Raciais e as Culturas Africana e Afro-Brasileira) |
title_sort |
A (S) CULTURA (S) AFRICANA (S) EM LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA PARA O ENSINO MÉDIO (Dossiê: Práticas de Leitura, Livros Didáticos, Relações Raciais e as Culturas Africana e Afro-Brasileira) |
author |
Souza, Sidnei Marinho de |
author_facet |
Souza, Sidnei Marinho de Siman, Lana Mara de Castro |
author_role |
author |
author2 |
Siman, Lana Mara de Castro |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Sidnei Marinho de Siman, Lana Mara de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação, História, Humanidades,Pedagogia Livro didático, Ensino médio, Cultura africana, Ensino de História Humanidades |
topic |
Educação, História, Humanidades,Pedagogia Livro didático, Ensino médio, Cultura africana, Ensino de História Humanidades |
description |
eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v10i1.2287THE AFRICAN CULTURE (S) IN DIDACTIC BOOK OF HISTORY FOR MIDDLE SCHOOLResumo: Este artigo apresenta a análise de textos e imagens que abordam a (s) Cultura Africana (s) na coleção didática “História Global”, destinada a alunos e professores do Ensino Médio e aprovada na avaliação do PNLD/2012, sendo a mais escolhida por professores do Ensino Médio da rede pública de ensino, no Brasil. Buscou-se evidenciar a concepção de cultura africana veiculada por meio de texto e imagem, a presença de silenciamentos a respeito da produção cultural dos povos africanos, assim como a presença de mudanças reveladoras de uma visão sobre a história e cultura do continente africano despendida de estereótipos, preconceitos e representações eurocêntricas.Palavras – chave: Livro Didático, Cultura (s) Africana (s), Ensino de História. Abstract: This article analyses texts and images concerning African Culture presented in the didactic collection "História Global", which is targeted to Ensino Médio (High School) and was aproved on PNLD/2012 evaluation. It was chosen by the majority of public High School teachers in Brazil. This paper intends to highlight the conceptions of African Culture that are conveyed by the texts and the pictures shown and the silencing of cultural production of African people, as well as the presence of changes of perspective about African Culture and History that reveal a new point of view which is free of stereotypes, prejudice and eurocentric representations.Keywords: Text book, African Culture, History TeachingRecebido em: 26/07/2017 – Aceito em: 28/08/2017 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2287 |
url |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2287/1195 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Sidnei Marinho de Souza, Lana Mara de Castro Siman https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Sidnei Marinho de Souza, Lana Mara de Castro Siman https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Internacional |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH |
dc.source.none.fl_str_mv |
e-hum; v. 10, n. 1 (2017): E-HUM - DOSSIÊ: Práticas de Leituras, Livros Didáticos e as culturas africanas e afro-brasileira.; 77-87 1984-767X reponame:EHUM instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) instacron:UNIBH |
instname_str |
Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
instacron_str |
UNIBH |
institution |
UNIBH |
reponame_str |
EHUM |
collection |
EHUM |
repository.name.fl_str_mv |
EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
repository.mail.fl_str_mv |
ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br |
_version_ |
1800216996168597504 |