O VIOLÃO DE HEITOR VILLA-LOBOS: ENTRE A BELLE ÉPOQUE CARIOCA E AS RODAS DE CHORO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arcanjo Junior, Loque
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EHUM
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/907
Resumo: eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v6i1.907RESUMO: Os diálogos musicais de Heitor Villa-Lobos conectam o compositor às perspectivas modernistas com as quais o músico se identificou durante sua trajetória artística: o modernismo musical carioca que apresenta como dois dos elementos centrais o choro e o samba, e o paulista caracterizado pela centralidade simbólica e estratégica da Semana de Arte Moderna de 1922. Apesar desta centralidade, sua música tomou significados culturais modernistas a partir da construção de suas redes de sociabilidades no espaço urbano “carioca” entre os anos de 1900 e 1922.PALAVRAS-CHAVES: Villa-Lobos, modernismo, músicaABSTRACT: The musical dialogues Heitor Villa-Lobos connect to the composer modernist perspectives with which the musician was identified during his artistic career: the “carioca” musical modernism that shows how two central elements of samba and choro,  and “paulista” characterized by the centrality and symbolic strategic Week of Modern Art in 1922. On the one hand his music took cultural meanings modernists from the construction of their networks of sociability in urban space "carioca" between the years 1900 and 1922.KEYWORDS: Villa-Lobos, modernism, music.Recebido: 04/12/2012   Aceito: 06/06/2013
id UNIBH-1_59ed38c35dc499c973d04da47cf8a65d
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/907
network_acronym_str UNIBH-1
network_name_str EHUM
repository_id_str
spelling O VIOLÃO DE HEITOR VILLA-LOBOS: ENTRE A BELLE ÉPOQUE CARIOCA E AS RODAS DE CHOROHistória Cultural; Humanidades; MúsicaVilla-Lobos; modernismo; música;Música, Arteeoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v6i1.907RESUMO: Os diálogos musicais de Heitor Villa-Lobos conectam o compositor às perspectivas modernistas com as quais o músico se identificou durante sua trajetória artística: o modernismo musical carioca que apresenta como dois dos elementos centrais o choro e o samba, e o paulista caracterizado pela centralidade simbólica e estratégica da Semana de Arte Moderna de 1922. Apesar desta centralidade, sua música tomou significados culturais modernistas a partir da construção de suas redes de sociabilidades no espaço urbano “carioca” entre os anos de 1900 e 1922.PALAVRAS-CHAVES: Villa-Lobos, modernismo, músicaABSTRACT: The musical dialogues Heitor Villa-Lobos connect to the composer modernist perspectives with which the musician was identified during his artistic career: the “carioca” musical modernism that shows how two central elements of samba and choro,  and “paulista” characterized by the centrality and symbolic strategic Week of Modern Art in 1922. On the one hand his music took cultural meanings modernists from the construction of their networks of sociability in urban space "carioca" between the years 1900 and 1922.KEYWORDS: Villa-Lobos, modernism, music.Recebido: 04/12/2012   Aceito: 06/06/2013Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHFAPEMIGArcanjo Junior, Loque2013-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/907e-hum; v. 6, n. 1 (2013): E-Hum; 25-351984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/907/908BrasilDireitos autorais 2013 Loque Arcanjo Juniorhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-18T23:47:04Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/907Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-18T23:47:04EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv O VIOLÃO DE HEITOR VILLA-LOBOS: ENTRE A BELLE ÉPOQUE CARIOCA E AS RODAS DE CHORO
title O VIOLÃO DE HEITOR VILLA-LOBOS: ENTRE A BELLE ÉPOQUE CARIOCA E AS RODAS DE CHORO
spellingShingle O VIOLÃO DE HEITOR VILLA-LOBOS: ENTRE A BELLE ÉPOQUE CARIOCA E AS RODAS DE CHORO
Arcanjo Junior, Loque
História Cultural; Humanidades; Música
Villa-Lobos; modernismo; música;
Música, Arte
title_short O VIOLÃO DE HEITOR VILLA-LOBOS: ENTRE A BELLE ÉPOQUE CARIOCA E AS RODAS DE CHORO
title_full O VIOLÃO DE HEITOR VILLA-LOBOS: ENTRE A BELLE ÉPOQUE CARIOCA E AS RODAS DE CHORO
title_fullStr O VIOLÃO DE HEITOR VILLA-LOBOS: ENTRE A BELLE ÉPOQUE CARIOCA E AS RODAS DE CHORO
title_full_unstemmed O VIOLÃO DE HEITOR VILLA-LOBOS: ENTRE A BELLE ÉPOQUE CARIOCA E AS RODAS DE CHORO
title_sort O VIOLÃO DE HEITOR VILLA-LOBOS: ENTRE A BELLE ÉPOQUE CARIOCA E AS RODAS DE CHORO
author Arcanjo Junior, Loque
author_facet Arcanjo Junior, Loque
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPEMIG
dc.contributor.author.fl_str_mv Arcanjo Junior, Loque
dc.subject.por.fl_str_mv História Cultural; Humanidades; Música
Villa-Lobos; modernismo; música;
Música, Arte
topic História Cultural; Humanidades; Música
Villa-Lobos; modernismo; música;
Música, Arte
description eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v6i1.907RESUMO: Os diálogos musicais de Heitor Villa-Lobos conectam o compositor às perspectivas modernistas com as quais o músico se identificou durante sua trajetória artística: o modernismo musical carioca que apresenta como dois dos elementos centrais o choro e o samba, e o paulista caracterizado pela centralidade simbólica e estratégica da Semana de Arte Moderna de 1922. Apesar desta centralidade, sua música tomou significados culturais modernistas a partir da construção de suas redes de sociabilidades no espaço urbano “carioca” entre os anos de 1900 e 1922.PALAVRAS-CHAVES: Villa-Lobos, modernismo, músicaABSTRACT: The musical dialogues Heitor Villa-Lobos connect to the composer modernist perspectives with which the musician was identified during his artistic career: the “carioca” musical modernism that shows how two central elements of samba and choro,  and “paulista” characterized by the centrality and symbolic strategic Week of Modern Art in 1922. On the one hand his music took cultural meanings modernists from the construction of their networks of sociability in urban space "carioca" between the years 1900 and 1922.KEYWORDS: Villa-Lobos, modernism, music.Recebido: 04/12/2012   Aceito: 06/06/2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/907
url https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/907/908
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2013 Loque Arcanjo Junior
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2013 Loque Arcanjo Junior
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil


dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
dc.source.none.fl_str_mv e-hum; v. 6, n. 1 (2013): E-Hum; 25-35
1984-767X
reponame:EHUM
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str EHUM
collection EHUM
repository.name.fl_str_mv EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br
_version_ 1800216995714564096