O VIOLÃO DE HEITOR VILLA-LOBOS: ENTRE A BELLE ÉPOQUE CARIOCA E AS RODAS DE CHORO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EHUM |
Texto Completo: | https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/907 |
Resumo: | eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v6i1.907RESUMO: Os diálogos musicais de Heitor Villa-Lobos conectam o compositor às perspectivas modernistas com as quais o músico se identificou durante sua trajetória artística: o modernismo musical carioca que apresenta como dois dos elementos centrais o choro e o samba, e o paulista caracterizado pela centralidade simbólica e estratégica da Semana de Arte Moderna de 1922. Apesar desta centralidade, sua música tomou significados culturais modernistas a partir da construção de suas redes de sociabilidades no espaço urbano “carioca” entre os anos de 1900 e 1922.PALAVRAS-CHAVES: Villa-Lobos, modernismo, músicaABSTRACT: The musical dialogues Heitor Villa-Lobos connect to the composer modernist perspectives with which the musician was identified during his artistic career: the “carioca” musical modernism that shows how two central elements of samba and choro, and “paulista” characterized by the centrality and symbolic strategic Week of Modern Art in 1922. On the one hand his music took cultural meanings modernists from the construction of their networks of sociability in urban space "carioca" between the years 1900 and 1922.KEYWORDS: Villa-Lobos, modernism, music.Recebido: 04/12/2012 Aceito: 06/06/2013 |
id |
UNIBH-1_59ed38c35dc499c973d04da47cf8a65d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/907 |
network_acronym_str |
UNIBH-1 |
network_name_str |
EHUM |
repository_id_str |
|
spelling |
O VIOLÃO DE HEITOR VILLA-LOBOS: ENTRE A BELLE ÉPOQUE CARIOCA E AS RODAS DE CHOROHistória Cultural; Humanidades; MúsicaVilla-Lobos; modernismo; música;Música, Arteeoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v6i1.907RESUMO: Os diálogos musicais de Heitor Villa-Lobos conectam o compositor às perspectivas modernistas com as quais o músico se identificou durante sua trajetória artística: o modernismo musical carioca que apresenta como dois dos elementos centrais o choro e o samba, e o paulista caracterizado pela centralidade simbólica e estratégica da Semana de Arte Moderna de 1922. Apesar desta centralidade, sua música tomou significados culturais modernistas a partir da construção de suas redes de sociabilidades no espaço urbano “carioca” entre os anos de 1900 e 1922.PALAVRAS-CHAVES: Villa-Lobos, modernismo, músicaABSTRACT: The musical dialogues Heitor Villa-Lobos connect to the composer modernist perspectives with which the musician was identified during his artistic career: the “carioca” musical modernism that shows how two central elements of samba and choro, and “paulista” characterized by the centrality and symbolic strategic Week of Modern Art in 1922. On the one hand his music took cultural meanings modernists from the construction of their networks of sociability in urban space "carioca" between the years 1900 and 1922.KEYWORDS: Villa-Lobos, modernism, music.Recebido: 04/12/2012 Aceito: 06/06/2013Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHFAPEMIGArcanjo Junior, Loque2013-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/907e-hum; v. 6, n. 1 (2013): E-Hum; 25-351984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/907/908BrasilDireitos autorais 2013 Loque Arcanjo Juniorhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-18T23:47:04Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/907Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-18T23:47:04EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O VIOLÃO DE HEITOR VILLA-LOBOS: ENTRE A BELLE ÉPOQUE CARIOCA E AS RODAS DE CHORO |
title |
O VIOLÃO DE HEITOR VILLA-LOBOS: ENTRE A BELLE ÉPOQUE CARIOCA E AS RODAS DE CHORO |
spellingShingle |
O VIOLÃO DE HEITOR VILLA-LOBOS: ENTRE A BELLE ÉPOQUE CARIOCA E AS RODAS DE CHORO Arcanjo Junior, Loque História Cultural; Humanidades; Música Villa-Lobos; modernismo; música; Música, Arte |
title_short |
O VIOLÃO DE HEITOR VILLA-LOBOS: ENTRE A BELLE ÉPOQUE CARIOCA E AS RODAS DE CHORO |
title_full |
O VIOLÃO DE HEITOR VILLA-LOBOS: ENTRE A BELLE ÉPOQUE CARIOCA E AS RODAS DE CHORO |
title_fullStr |
O VIOLÃO DE HEITOR VILLA-LOBOS: ENTRE A BELLE ÉPOQUE CARIOCA E AS RODAS DE CHORO |
title_full_unstemmed |
O VIOLÃO DE HEITOR VILLA-LOBOS: ENTRE A BELLE ÉPOQUE CARIOCA E AS RODAS DE CHORO |
title_sort |
O VIOLÃO DE HEITOR VILLA-LOBOS: ENTRE A BELLE ÉPOQUE CARIOCA E AS RODAS DE CHORO |
author |
Arcanjo Junior, Loque |
author_facet |
Arcanjo Junior, Loque |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FAPEMIG |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arcanjo Junior, Loque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Cultural; Humanidades; Música Villa-Lobos; modernismo; música; Música, Arte |
topic |
História Cultural; Humanidades; Música Villa-Lobos; modernismo; música; Música, Arte |
description |
eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v6i1.907RESUMO: Os diálogos musicais de Heitor Villa-Lobos conectam o compositor às perspectivas modernistas com as quais o músico se identificou durante sua trajetória artística: o modernismo musical carioca que apresenta como dois dos elementos centrais o choro e o samba, e o paulista caracterizado pela centralidade simbólica e estratégica da Semana de Arte Moderna de 1922. Apesar desta centralidade, sua música tomou significados culturais modernistas a partir da construção de suas redes de sociabilidades no espaço urbano “carioca” entre os anos de 1900 e 1922.PALAVRAS-CHAVES: Villa-Lobos, modernismo, músicaABSTRACT: The musical dialogues Heitor Villa-Lobos connect to the composer modernist perspectives with which the musician was identified during his artistic career: the “carioca” musical modernism that shows how two central elements of samba and choro, and “paulista” characterized by the centrality and symbolic strategic Week of Modern Art in 1922. On the one hand his music took cultural meanings modernists from the construction of their networks of sociability in urban space "carioca" between the years 1900 and 1922.KEYWORDS: Villa-Lobos, modernism, music.Recebido: 04/12/2012 Aceito: 06/06/2013 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/907 |
url |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/907 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/907/908 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2013 Loque Arcanjo Junior https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2013 Loque Arcanjo Junior https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH |
dc.source.none.fl_str_mv |
e-hum; v. 6, n. 1 (2013): E-Hum; 25-35 1984-767X reponame:EHUM instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) instacron:UNIBH |
instname_str |
Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
instacron_str |
UNIBH |
institution |
UNIBH |
reponame_str |
EHUM |
collection |
EHUM |
repository.name.fl_str_mv |
EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
repository.mail.fl_str_mv |
ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br |
_version_ |
1800216995714564096 |