Educação democrática e a questão racial em Florestan Fernandes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dornelles, Ana Paula Lacerda
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EHUM
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/393
Resumo: eoi/doi Deposit Form - Electronic Object Identifier    http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v2i1.393RESUMO: O trabalho perpassa pelos estudos realizados pelo sociólogo Florestan Fernandes no contexto das décadas de 40 a 60, nos pontos tocantes à educação democrática e à exclusão racial no Brasil. Ao refletir sobre os pensamentos e as obras do sociólogo, foi possível compreender que o mesmo pretende a educação como instrumento capaz de promover a mudança social, além de trabalhar as questões raciais e combater a discriminação sofrida pela população afro-descendente no Brasil. Conclui-se finalmente que a educação é um dos mecanismos, se não o mais importante, para conscientizar a população sobre a questão do racismo e promover uma educação democrática, a partir da reflexão sobre o pensamento de Florestan Fernandes. O objetivo foi fazer uma análise da contribuição de Florestan Fernandes para construção de uma educação democrática que proponha a inclusão racial. A análise de fontes foi baseada em várias obras do intelectual e a conclusão pode ser desenvolvida pela pesquisa bibliográfica.PALAVRAS-CHAVE: Educação democrática. Desigualdade racial. Mudança social. ABSTRACT: The work permeates the studies by sociologist Florestan Fernandes in the context of the 40’s and 60’s decades, mentioning points in democratic education and racial exclusion in Brazil. To reflect on the thoughts and the works of the sociologist, it was possible to understand that he intends education as a tool capable to promote social change, in addition to working the racial issues and battle discrimination suffered by the African-descendant population in Brazil. It was finally concluded that education is one of the mechanisms, if not the most important, for public awareness on the issue of racism and promote a democratic education from reflection on the thoughts of Florestan Fernandes. The aim was to analyze the contribution of Florestan Fernandes to the construction of a democratic education that proposes the racial inclusion. The sources analysis was based on several works of the intellectual, and the conclusion can be developed by the literature research.KEYWORDS: Democratic education. Racial discrimination. Social change.Recebido: 21/08/2009         Aceito:27/08/2009
id UNIBH-1_6188f42ce3c517a0dacf5eeb6ffef220
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/393
network_acronym_str UNIBH-1
network_name_str EHUM
repository_id_str
spelling Educação democrática e a questão racial em Florestan FernandesEducação; História; Ciências Sociais; HumanidadesEducação democrática; Desigualdade racial; Mudança social;Gestãoeoi/doi Deposit Form - Electronic Object Identifier    http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v2i1.393RESUMO: O trabalho perpassa pelos estudos realizados pelo sociólogo Florestan Fernandes no contexto das décadas de 40 a 60, nos pontos tocantes à educação democrática e à exclusão racial no Brasil. Ao refletir sobre os pensamentos e as obras do sociólogo, foi possível compreender que o mesmo pretende a educação como instrumento capaz de promover a mudança social, além de trabalhar as questões raciais e combater a discriminação sofrida pela população afro-descendente no Brasil. Conclui-se finalmente que a educação é um dos mecanismos, se não o mais importante, para conscientizar a população sobre a questão do racismo e promover uma educação democrática, a partir da reflexão sobre o pensamento de Florestan Fernandes. O objetivo foi fazer uma análise da contribuição de Florestan Fernandes para construção de uma educação democrática que proponha a inclusão racial. A análise de fontes foi baseada em várias obras do intelectual e a conclusão pode ser desenvolvida pela pesquisa bibliográfica.PALAVRAS-CHAVE: Educação democrática. Desigualdade racial. Mudança social. ABSTRACT: The work permeates the studies by sociologist Florestan Fernandes in the context of the 40’s and 60’s decades, mentioning points in democratic education and racial exclusion in Brazil. To reflect on the thoughts and the works of the sociologist, it was possible to understand that he intends education as a tool capable to promote social change, in addition to working the racial issues and battle discrimination suffered by the African-descendant population in Brazil. It was finally concluded that education is one of the mechanisms, if not the most important, for public awareness on the issue of racism and promote a democratic education from reflection on the thoughts of Florestan Fernandes. The aim was to analyze the contribution of Florestan Fernandes to the construction of a democratic education that proposes the racial inclusion. The sources analysis was based on several works of the intellectual, and the conclusion can be developed by the literature research.KEYWORDS: Democratic education. Racial discrimination. Social change.Recebido: 21/08/2009         Aceito:27/08/2009Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHDornelles, Ana Paula Lacerda2009-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/393e-hum; v. 2, n. 1 (2009): E-HUM; 1-141984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/393/203BrasilDireitos autorais 1969 Ana Paula Lacerda Dornelleshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-03T17:14:30Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/393Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-03T17:14:30EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação democrática e a questão racial em Florestan Fernandes
title Educação democrática e a questão racial em Florestan Fernandes
spellingShingle Educação democrática e a questão racial em Florestan Fernandes
Dornelles, Ana Paula Lacerda
Educação; História; Ciências Sociais; Humanidades
Educação democrática; Desigualdade racial; Mudança social;
Gestão
title_short Educação democrática e a questão racial em Florestan Fernandes
title_full Educação democrática e a questão racial em Florestan Fernandes
title_fullStr Educação democrática e a questão racial em Florestan Fernandes
title_full_unstemmed Educação democrática e a questão racial em Florestan Fernandes
title_sort Educação democrática e a questão racial em Florestan Fernandes
author Dornelles, Ana Paula Lacerda
author_facet Dornelles, Ana Paula Lacerda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dornelles, Ana Paula Lacerda
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; História; Ciências Sociais; Humanidades
Educação democrática; Desigualdade racial; Mudança social;
Gestão
topic Educação; História; Ciências Sociais; Humanidades
Educação democrática; Desigualdade racial; Mudança social;
Gestão
description eoi/doi Deposit Form - Electronic Object Identifier    http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v2i1.393RESUMO: O trabalho perpassa pelos estudos realizados pelo sociólogo Florestan Fernandes no contexto das décadas de 40 a 60, nos pontos tocantes à educação democrática e à exclusão racial no Brasil. Ao refletir sobre os pensamentos e as obras do sociólogo, foi possível compreender que o mesmo pretende a educação como instrumento capaz de promover a mudança social, além de trabalhar as questões raciais e combater a discriminação sofrida pela população afro-descendente no Brasil. Conclui-se finalmente que a educação é um dos mecanismos, se não o mais importante, para conscientizar a população sobre a questão do racismo e promover uma educação democrática, a partir da reflexão sobre o pensamento de Florestan Fernandes. O objetivo foi fazer uma análise da contribuição de Florestan Fernandes para construção de uma educação democrática que proponha a inclusão racial. A análise de fontes foi baseada em várias obras do intelectual e a conclusão pode ser desenvolvida pela pesquisa bibliográfica.PALAVRAS-CHAVE: Educação democrática. Desigualdade racial. Mudança social. ABSTRACT: The work permeates the studies by sociologist Florestan Fernandes in the context of the 40’s and 60’s decades, mentioning points in democratic education and racial exclusion in Brazil. To reflect on the thoughts and the works of the sociologist, it was possible to understand that he intends education as a tool capable to promote social change, in addition to working the racial issues and battle discrimination suffered by the African-descendant population in Brazil. It was finally concluded that education is one of the mechanisms, if not the most important, for public awareness on the issue of racism and promote a democratic education from reflection on the thoughts of Florestan Fernandes. The aim was to analyze the contribution of Florestan Fernandes to the construction of a democratic education that proposes the racial inclusion. The sources analysis was based on several works of the intellectual, and the conclusion can be developed by the literature research.KEYWORDS: Democratic education. Racial discrimination. Social change.Recebido: 21/08/2009         Aceito:27/08/2009
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-21
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/393
url https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/393/203
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 1969 Ana Paula Lacerda Dornelles
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 1969 Ana Paula Lacerda Dornelles
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil


dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
dc.source.none.fl_str_mv e-hum; v. 2, n. 1 (2009): E-HUM; 1-14
1984-767X
reponame:EHUM
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str EHUM
collection EHUM
repository.name.fl_str_mv EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br
_version_ 1800216996105682944