A escrita magistral: formas de aprendizado da escrita decorativa no século XVIII

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almada, Marcia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EHUM
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/867
Resumo: eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v5i2.867RESUMO: A escrita possui determinados conjuntos de normas que devem ser seguidas para o cumprimento de suas funções. Durante o século XVIII, documentos públicos ou privados deveriam ser executados segundo regras que atingiam tanto o texto quanto a ordem estética. Dos manuais da arte de escrever podem ser extraídos os padrões difundidos em cada época e as discussões que giravam em torno do ensino e do uso da caligrafia. Serão apresentados neste artigo os dois principais métodos de ensino da escrita magistral vigentes na Península Ibérica durante os séculos XVII e XVIII, cujas discordâncias motivaram um intenso debate entre seus defensores. De certa forma, a discussão refletia a preocupação com a inserção da caligrafia no grupo das artes liberais e, consequentemente, com o status dos profissionais envolvidos com a arte gráfica da palavra.PALAVRAS-CHAVES: Caligrafia; Ensino; Século XVIIIABSTRACT: The writing has certain sets of rules that must be followed to carry out its functions. During the eighteenth century, public or private documents should be executed according to rules that affected both the text and the aesthetic order. From manuals of writing art can be extracted the patterns broadcast in each time and the discussions revolved around the teaching and the use of calligraphy. It will be presented here in this article the two main teaching methods of masterful writing current in the Iberian Peninsula during the seventeenth and eighteenth centuries, whose disagreements prompted an intense debate among its supporters. Somehow, the discussion reflected the concern about the inclusion of calligraphy in the group of liberal arts and, consequently, the status of the professionals involved with the graphic word art.KEYWORDS: calligraphy, teaching, eighteenth centuryRecebido:30/06/2012     Aceito: 19/10/2012
id UNIBH-1_653144814a016d41ab478e84d7cd30c0
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/867
network_acronym_str UNIBH-1
network_name_str EHUM
repository_id_str
spelling A escrita magistral: formas de aprendizado da escrita decorativa no século XVIIIHistória; Educação; Ensino; HumanidadesCaligrafia; Ensino; Século XVIII, Livros Ilustrados,Museologia, Arteseoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v5i2.867RESUMO: A escrita possui determinados conjuntos de normas que devem ser seguidas para o cumprimento de suas funções. Durante o século XVIII, documentos públicos ou privados deveriam ser executados segundo regras que atingiam tanto o texto quanto a ordem estética. Dos manuais da arte de escrever podem ser extraídos os padrões difundidos em cada época e as discussões que giravam em torno do ensino e do uso da caligrafia. Serão apresentados neste artigo os dois principais métodos de ensino da escrita magistral vigentes na Península Ibérica durante os séculos XVII e XVIII, cujas discordâncias motivaram um intenso debate entre seus defensores. De certa forma, a discussão refletia a preocupação com a inserção da caligrafia no grupo das artes liberais e, consequentemente, com o status dos profissionais envolvidos com a arte gráfica da palavra.PALAVRAS-CHAVES: Caligrafia; Ensino; Século XVIIIABSTRACT: The writing has certain sets of rules that must be followed to carry out its functions. During the eighteenth century, public or private documents should be executed according to rules that affected both the text and the aesthetic order. From manuals of writing art can be extracted the patterns broadcast in each time and the discussions revolved around the teaching and the use of calligraphy. It will be presented here in this article the two main teaching methods of masterful writing current in the Iberian Peninsula during the seventeenth and eighteenth centuries, whose disagreements prompted an intense debate among its supporters. Somehow, the discussion reflected the concern about the inclusion of calligraphy in the group of liberal arts and, consequently, the status of the professionals involved with the graphic word art.KEYWORDS: calligraphy, teaching, eighteenth centuryRecebido:30/06/2012     Aceito: 19/10/2012Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHCNPQAlmada, Marcia2012-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/867e-hum; v. 5, n. 2 (2012): E-HUM Cultura e Educação na América Portuguesa; 1-241984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/867/496BrasilDireitos autorais 2012 Marcia Almadahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-26T15:23:03Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/867Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-26T15:23:03EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv A escrita magistral: formas de aprendizado da escrita decorativa no século XVIII
title A escrita magistral: formas de aprendizado da escrita decorativa no século XVIII
spellingShingle A escrita magistral: formas de aprendizado da escrita decorativa no século XVIII
Almada, Marcia
História; Educação; Ensino; Humanidades
Caligrafia; Ensino; Século XVIII, Livros Ilustrados,
Museologia, Artes
title_short A escrita magistral: formas de aprendizado da escrita decorativa no século XVIII
title_full A escrita magistral: formas de aprendizado da escrita decorativa no século XVIII
title_fullStr A escrita magistral: formas de aprendizado da escrita decorativa no século XVIII
title_full_unstemmed A escrita magistral: formas de aprendizado da escrita decorativa no século XVIII
title_sort A escrita magistral: formas de aprendizado da escrita decorativa no século XVIII
author Almada, Marcia
author_facet Almada, Marcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPQ
dc.contributor.author.fl_str_mv Almada, Marcia
dc.subject.por.fl_str_mv História; Educação; Ensino; Humanidades
Caligrafia; Ensino; Século XVIII, Livros Ilustrados,
Museologia, Artes
topic História; Educação; Ensino; Humanidades
Caligrafia; Ensino; Século XVIII, Livros Ilustrados,
Museologia, Artes
description eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v5i2.867RESUMO: A escrita possui determinados conjuntos de normas que devem ser seguidas para o cumprimento de suas funções. Durante o século XVIII, documentos públicos ou privados deveriam ser executados segundo regras que atingiam tanto o texto quanto a ordem estética. Dos manuais da arte de escrever podem ser extraídos os padrões difundidos em cada época e as discussões que giravam em torno do ensino e do uso da caligrafia. Serão apresentados neste artigo os dois principais métodos de ensino da escrita magistral vigentes na Península Ibérica durante os séculos XVII e XVIII, cujas discordâncias motivaram um intenso debate entre seus defensores. De certa forma, a discussão refletia a preocupação com a inserção da caligrafia no grupo das artes liberais e, consequentemente, com o status dos profissionais envolvidos com a arte gráfica da palavra.PALAVRAS-CHAVES: Caligrafia; Ensino; Século XVIIIABSTRACT: The writing has certain sets of rules that must be followed to carry out its functions. During the eighteenth century, public or private documents should be executed according to rules that affected both the text and the aesthetic order. From manuals of writing art can be extracted the patterns broadcast in each time and the discussions revolved around the teaching and the use of calligraphy. It will be presented here in this article the two main teaching methods of masterful writing current in the Iberian Peninsula during the seventeenth and eighteenth centuries, whose disagreements prompted an intense debate among its supporters. Somehow, the discussion reflected the concern about the inclusion of calligraphy in the group of liberal arts and, consequently, the status of the professionals involved with the graphic word art.KEYWORDS: calligraphy, teaching, eighteenth centuryRecebido:30/06/2012     Aceito: 19/10/2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/867
url https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/867/496
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2012 Marcia Almada
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2012 Marcia Almada
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil


dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
dc.source.none.fl_str_mv e-hum; v. 5, n. 2 (2012): E-HUM Cultura e Educação na América Portuguesa; 1-24
1984-767X
reponame:EHUM
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str EHUM
collection EHUM
repository.name.fl_str_mv EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br
_version_ 1800216996057448448