Mulheres instruídas na América Portuguesa: práticas e afazeres no lar e na vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vartuli, Silvia Maria Rachi
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EHUM
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/436
Resumo: eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v4i1.436RESUMO: Este texto configura-se como um recorte da pesquisa de doutorado que vem sendo realizada na Faculdade de Educação da UFMG e que apresenta como objeto de estudo o acesso aos elementos da cultura escrita e a inserção social feminina em Minas Gerais nos séculos XVIII e início do XIX. Questão candente, mas ainda pouco investigada na História da Educação, os saberes femininos no contexto colonial podem elucidar aspectos fundamentais da configuração e dinâmica social. Nossa investigação objetiva evidenciar como a apreensão de elementos da cultura escrita possibilitou a construção de estratégias de negociação com as instâncias representativas de poder e demonstrar como o acesso a esses saberes imprimiu marcas e gerou transformações na configuração colonial. Para tanto, seguimos as orientações teóricas da História Cultural e da História Social. Elegemos para nossa investigação as fontes manuscritas que compõem o acervo do Arquivo Histórico Ultramarino. São documentos relativos a Minas Gerais que foram digitalizados e estão disponíveis para consulta no Arquivo Público Mineiro em Belo Horizonte. Além dessa documentação, utilizamos os inventários e testamentos contidos no Arquivo Casa Borba Gato do Museu do Ouro/IPHAN (Sabará) referente ao período de 1750 a 1800.PALAVRAS-CHAVE: Instrução feminina; Colônia; Educação ABSTRACT: This text appears as part of a research doctorate that is being held at the Faculty of Education at UFMG and presenting as an object of study access to elements of literacy and social inclusion of women in Minas Gerais in the eighteenth and early nineteenth . Burning issue, but still poorly investigated in the History of Education, the women in the colonial context knowledge can elucidate key aspects of the setting and social dynamics. Our investigation has as objective evidence as the arrest of elements of print culture enabled the construction of trading strategies with the representative bodies of power and show how access to this knowledge and had impressed marks transformations in the colonial setting. Hence, we follow the guidelines of Cultural History and Social History. We elect our investigation to the manuscript sources that comprise the collection of the Overseas Historical Archive. These are documents relating to Minas Gerais, which have been digitized and are available for inspection in the Public Archives Mineiro in Belo Horizonte. Besides this documentation, we use the inventories and wills contained in House File Borba Gold Museum / IPHAN (Sabara) for the period 1750 to 1800.KEYWORDS: Female education; Colony; EducationRecebido: 17/06/2011      Aceito: 14/07/2011
id UNIBH-1_9c6bfa65b07a60ad53da5da1332f2f66
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/436
network_acronym_str UNIBH-1
network_name_str EHUM
repository_id_str
spelling Mulheres instruídas na América Portuguesa: práticas e afazeres no lar e na vidaEducação; História; HumanidadesInstrução feminina; Colônia; Educação; Genero;Instrução feminina; Colônia; Educaçãoeoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v4i1.436RESUMO: Este texto configura-se como um recorte da pesquisa de doutorado que vem sendo realizada na Faculdade de Educação da UFMG e que apresenta como objeto de estudo o acesso aos elementos da cultura escrita e a inserção social feminina em Minas Gerais nos séculos XVIII e início do XIX. Questão candente, mas ainda pouco investigada na História da Educação, os saberes femininos no contexto colonial podem elucidar aspectos fundamentais da configuração e dinâmica social. Nossa investigação objetiva evidenciar como a apreensão de elementos da cultura escrita possibilitou a construção de estratégias de negociação com as instâncias representativas de poder e demonstrar como o acesso a esses saberes imprimiu marcas e gerou transformações na configuração colonial. Para tanto, seguimos as orientações teóricas da História Cultural e da História Social. Elegemos para nossa investigação as fontes manuscritas que compõem o acervo do Arquivo Histórico Ultramarino. São documentos relativos a Minas Gerais que foram digitalizados e estão disponíveis para consulta no Arquivo Público Mineiro em Belo Horizonte. Além dessa documentação, utilizamos os inventários e testamentos contidos no Arquivo Casa Borba Gato do Museu do Ouro/IPHAN (Sabará) referente ao período de 1750 a 1800.PALAVRAS-CHAVE: Instrução feminina; Colônia; Educação ABSTRACT: This text appears as part of a research doctorate that is being held at the Faculty of Education at UFMG and presenting as an object of study access to elements of literacy and social inclusion of women in Minas Gerais in the eighteenth and early nineteenth . Burning issue, but still poorly investigated in the History of Education, the women in the colonial context knowledge can elucidate key aspects of the setting and social dynamics. Our investigation has as objective evidence as the arrest of elements of print culture enabled the construction of trading strategies with the representative bodies of power and show how access to this knowledge and had impressed marks transformations in the colonial setting. Hence, we follow the guidelines of Cultural History and Social History. We elect our investigation to the manuscript sources that comprise the collection of the Overseas Historical Archive. These are documents relating to Minas Gerais, which have been digitized and are available for inspection in the Public Archives Mineiro in Belo Horizonte. Besides this documentation, we use the inventories and wills contained in House File Borba Gold Museum / IPHAN (Sabara) for the period 1750 to 1800.KEYWORDS: Female education; Colony; EducationRecebido: 17/06/2011      Aceito: 14/07/2011Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHVartuli, Silvia Maria Rachi2011-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/436e-hum; v. 4, n. 1 (2011): E-HUM; 78-971984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/436/236BrasilDireitos autorais 2011 Silvia Maria Rachi Vartulihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-05T04:19:28Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/436Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-05T04:19:28EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv Mulheres instruídas na América Portuguesa: práticas e afazeres no lar e na vida
title Mulheres instruídas na América Portuguesa: práticas e afazeres no lar e na vida
spellingShingle Mulheres instruídas na América Portuguesa: práticas e afazeres no lar e na vida
Vartuli, Silvia Maria Rachi
Educação; História; Humanidades
Instrução feminina; Colônia; Educação; Genero;
Instrução feminina; Colônia; Educação
title_short Mulheres instruídas na América Portuguesa: práticas e afazeres no lar e na vida
title_full Mulheres instruídas na América Portuguesa: práticas e afazeres no lar e na vida
title_fullStr Mulheres instruídas na América Portuguesa: práticas e afazeres no lar e na vida
title_full_unstemmed Mulheres instruídas na América Portuguesa: práticas e afazeres no lar e na vida
title_sort Mulheres instruídas na América Portuguesa: práticas e afazeres no lar e na vida
author Vartuli, Silvia Maria Rachi
author_facet Vartuli, Silvia Maria Rachi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vartuli, Silvia Maria Rachi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; História; Humanidades
Instrução feminina; Colônia; Educação; Genero;
Instrução feminina; Colônia; Educação
topic Educação; História; Humanidades
Instrução feminina; Colônia; Educação; Genero;
Instrução feminina; Colônia; Educação
description eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v4i1.436RESUMO: Este texto configura-se como um recorte da pesquisa de doutorado que vem sendo realizada na Faculdade de Educação da UFMG e que apresenta como objeto de estudo o acesso aos elementos da cultura escrita e a inserção social feminina em Minas Gerais nos séculos XVIII e início do XIX. Questão candente, mas ainda pouco investigada na História da Educação, os saberes femininos no contexto colonial podem elucidar aspectos fundamentais da configuração e dinâmica social. Nossa investigação objetiva evidenciar como a apreensão de elementos da cultura escrita possibilitou a construção de estratégias de negociação com as instâncias representativas de poder e demonstrar como o acesso a esses saberes imprimiu marcas e gerou transformações na configuração colonial. Para tanto, seguimos as orientações teóricas da História Cultural e da História Social. Elegemos para nossa investigação as fontes manuscritas que compõem o acervo do Arquivo Histórico Ultramarino. São documentos relativos a Minas Gerais que foram digitalizados e estão disponíveis para consulta no Arquivo Público Mineiro em Belo Horizonte. Além dessa documentação, utilizamos os inventários e testamentos contidos no Arquivo Casa Borba Gato do Museu do Ouro/IPHAN (Sabará) referente ao período de 1750 a 1800.PALAVRAS-CHAVE: Instrução feminina; Colônia; Educação ABSTRACT: This text appears as part of a research doctorate that is being held at the Faculty of Education at UFMG and presenting as an object of study access to elements of literacy and social inclusion of women in Minas Gerais in the eighteenth and early nineteenth . Burning issue, but still poorly investigated in the History of Education, the women in the colonial context knowledge can elucidate key aspects of the setting and social dynamics. Our investigation has as objective evidence as the arrest of elements of print culture enabled the construction of trading strategies with the representative bodies of power and show how access to this knowledge and had impressed marks transformations in the colonial setting. Hence, we follow the guidelines of Cultural History and Social History. We elect our investigation to the manuscript sources that comprise the collection of the Overseas Historical Archive. These are documents relating to Minas Gerais, which have been digitized and are available for inspection in the Public Archives Mineiro in Belo Horizonte. Besides this documentation, we use the inventories and wills contained in House File Borba Gold Museum / IPHAN (Sabara) for the period 1750 to 1800.KEYWORDS: Female education; Colony; EducationRecebido: 17/06/2011      Aceito: 14/07/2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-14
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/436
url https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/436/236
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2011 Silvia Maria Rachi Vartuli
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2011 Silvia Maria Rachi Vartuli
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil


dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
dc.source.none.fl_str_mv e-hum; v. 4, n. 1 (2011): E-HUM; 78-97
1984-767X
reponame:EHUM
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str EHUM
collection EHUM
repository.name.fl_str_mv EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br
_version_ 1800216995596075008