MÃES TUTORAS E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS EM MARIANA (1790-1822). "Dossíê: História da Educação em Processo - Dinâmicas Educativas em Minas Séculos XVIII e XIX."

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Leandro Silva de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EHUM
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2592
Resumo: eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v11i2.2592Mothers as Tutors and Educational Strategies in Mariana 1790-1822Madres Tutoras y Estrategias Educativas em Mariana 1790-1822Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar o papel exercido pelas mães-tutoras na educação de seus filhos em Mariana (1790-1822). O intuito é investigar se tutores(as) que possuíam laços afetivos com seus tutelados – mais especificamente, as mães dos órfãos –, desempenhavam o exercício da tutela com maior empenho e recorriam mais intensamente a possíveis estratégias do que aqueles que não possuíam relacionamentos sociais anteriores à tutela. Após a análise documental de inventários e testamentos pude constatar a forte presença da figura materna na tutela dos filhos e situações em que mães tiveram papel importante como tutoras, adotando variadas estratégias para assegurar alguma forma de educação aos filhos.Palavras-chave: Educação de Órfãos, Mães-Tutoras, Mariana ColonialAbstract: This research is aimed at analyzing the role of mothers working as tutors to educate their children in Mariana (1790-1822). It seeks to investigate whether the tutors who had established emotional ties with their tutored ones – more specifically the orphans’ mothers – would perform their tutoring jobs with greater commitment and would resort more intensely to possible strategies rather than the ones who were not engaged in social relationships previous to the tutelage. After the document analysis of inventories and wills, it was verified a strong presence of the mother figure at their children’s tutoring and situations in which mothers had an important role as tutors, adopting varied strategies to provide their children with some form of education. Keyword: Orphans’ Education, Mothers as Tutors, Colonial MarianaResumen: El objetivo de esta investigación es analizar el papel ejercido por las madres-tutoras en la educación de sus hijos en Mariana (1790-1822). La intención es investigar si los tutores que poseían lazos afectivos con sus tutelados – más específicamente, las madres de los huérfanos –, desempeñaban el ejercicio de la tutela con mayor empeño y recurrían más intensamente a posibles estrategias que aquellos que no poseían relaciones sociales anteriores a la tutela. Tras el análisis documental de inventarios y testamentos pude constatar la fuerte presencia de la figura materna en la tutela de los hijos y situaciones en que madres tuvieron papel importante como tutoras, adoptando variadas estrategias para asegurar alguna forma de educación a los hijos.Palabras clave: Educación de huérfanos, Madres-Tutoras, Mariana ColonialRecebido em: 13/07/2018  – Aceito em 16/09/2018
id UNIBH-1_9d33bc601aa7a5c576f834015a347299
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/2592
network_acronym_str UNIBH-1
network_name_str EHUM
repository_id_str
spelling MÃES TUTORAS E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS EM MARIANA (1790-1822). "Dossíê: História da Educação em Processo - Dinâmicas Educativas em Minas Séculos XVIII e XIX."História; Educação; HumanidadesEducação de Órfãos; Mães-Tutoras; Mariana ColonialEducaçãoeoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v11i2.2592Mothers as Tutors and Educational Strategies in Mariana 1790-1822Madres Tutoras y Estrategias Educativas em Mariana 1790-1822Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar o papel exercido pelas mães-tutoras na educação de seus filhos em Mariana (1790-1822). O intuito é investigar se tutores(as) que possuíam laços afetivos com seus tutelados – mais especificamente, as mães dos órfãos –, desempenhavam o exercício da tutela com maior empenho e recorriam mais intensamente a possíveis estratégias do que aqueles que não possuíam relacionamentos sociais anteriores à tutela. Após a análise documental de inventários e testamentos pude constatar a forte presença da figura materna na tutela dos filhos e situações em que mães tiveram papel importante como tutoras, adotando variadas estratégias para assegurar alguma forma de educação aos filhos.Palavras-chave: Educação de Órfãos, Mães-Tutoras, Mariana ColonialAbstract: This research is aimed at analyzing the role of mothers working as tutors to educate their children in Mariana (1790-1822). It seeks to investigate whether the tutors who had established emotional ties with their tutored ones – more specifically the orphans’ mothers – would perform their tutoring jobs with greater commitment and would resort more intensely to possible strategies rather than the ones who were not engaged in social relationships previous to the tutelage. After the document analysis of inventories and wills, it was verified a strong presence of the mother figure at their children’s tutoring and situations in which mothers had an important role as tutors, adopting varied strategies to provide their children with some form of education. Keyword: Orphans’ Education, Mothers as Tutors, Colonial MarianaResumen: El objetivo de esta investigación es analizar el papel ejercido por las madres-tutoras en la educación de sus hijos en Mariana (1790-1822). La intención es investigar si los tutores que poseían lazos afectivos con sus tutelados – más específicamente, las madres de los huérfanos –, desempeñaban el ejercicio de la tutela con mayor empeño y recurrían más intensamente a posibles estrategias que aquellos que no poseían relaciones sociales anteriores a la tutela. Tras el análisis documental de inventarios y testamentos pude constatar la fuerte presencia de la figura materna en la tutela de los hijos y situaciones en que madres tuvieron papel importante como tutoras, adoptando variadas estrategias para asegurar alguna forma de educación a los hijos.Palabras clave: Educación de huérfanos, Madres-Tutoras, Mariana ColonialRecebido em: 13/07/2018  – Aceito em 16/09/2018Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHPaula, Leandro Silva de2018-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2592e-hum; v. 11, n. 2 (2018): E-HUM - Dossiê E-hum: História da Educação em processo: Dinâmicas educativas em Minas séculos XVIII e XIX.; 108-1171984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2592/1343NacionalDireitos autorais 2018 Leandro Silva de Paulahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-12T00:36:08Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/2592Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-12T00:36:08EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv MÃES TUTORAS E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS EM MARIANA (1790-1822). "Dossíê: História da Educação em Processo - Dinâmicas Educativas em Minas Séculos XVIII e XIX."
title MÃES TUTORAS E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS EM MARIANA (1790-1822). "Dossíê: História da Educação em Processo - Dinâmicas Educativas em Minas Séculos XVIII e XIX."
spellingShingle MÃES TUTORAS E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS EM MARIANA (1790-1822). "Dossíê: História da Educação em Processo - Dinâmicas Educativas em Minas Séculos XVIII e XIX."
Paula, Leandro Silva de
História; Educação; Humanidades
Educação de Órfãos; Mães-Tutoras; Mariana Colonial
Educação
title_short MÃES TUTORAS E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS EM MARIANA (1790-1822). "Dossíê: História da Educação em Processo - Dinâmicas Educativas em Minas Séculos XVIII e XIX."
title_full MÃES TUTORAS E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS EM MARIANA (1790-1822). "Dossíê: História da Educação em Processo - Dinâmicas Educativas em Minas Séculos XVIII e XIX."
title_fullStr MÃES TUTORAS E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS EM MARIANA (1790-1822). "Dossíê: História da Educação em Processo - Dinâmicas Educativas em Minas Séculos XVIII e XIX."
title_full_unstemmed MÃES TUTORAS E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS EM MARIANA (1790-1822). "Dossíê: História da Educação em Processo - Dinâmicas Educativas em Minas Séculos XVIII e XIX."
title_sort MÃES TUTORAS E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS EM MARIANA (1790-1822). "Dossíê: História da Educação em Processo - Dinâmicas Educativas em Minas Séculos XVIII e XIX."
author Paula, Leandro Silva de
author_facet Paula, Leandro Silva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Leandro Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv História; Educação; Humanidades
Educação de Órfãos; Mães-Tutoras; Mariana Colonial
Educação
topic História; Educação; Humanidades
Educação de Órfãos; Mães-Tutoras; Mariana Colonial
Educação
description eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v11i2.2592Mothers as Tutors and Educational Strategies in Mariana 1790-1822Madres Tutoras y Estrategias Educativas em Mariana 1790-1822Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar o papel exercido pelas mães-tutoras na educação de seus filhos em Mariana (1790-1822). O intuito é investigar se tutores(as) que possuíam laços afetivos com seus tutelados – mais especificamente, as mães dos órfãos –, desempenhavam o exercício da tutela com maior empenho e recorriam mais intensamente a possíveis estratégias do que aqueles que não possuíam relacionamentos sociais anteriores à tutela. Após a análise documental de inventários e testamentos pude constatar a forte presença da figura materna na tutela dos filhos e situações em que mães tiveram papel importante como tutoras, adotando variadas estratégias para assegurar alguma forma de educação aos filhos.Palavras-chave: Educação de Órfãos, Mães-Tutoras, Mariana ColonialAbstract: This research is aimed at analyzing the role of mothers working as tutors to educate their children in Mariana (1790-1822). It seeks to investigate whether the tutors who had established emotional ties with their tutored ones – more specifically the orphans’ mothers – would perform their tutoring jobs with greater commitment and would resort more intensely to possible strategies rather than the ones who were not engaged in social relationships previous to the tutelage. After the document analysis of inventories and wills, it was verified a strong presence of the mother figure at their children’s tutoring and situations in which mothers had an important role as tutors, adopting varied strategies to provide their children with some form of education. Keyword: Orphans’ Education, Mothers as Tutors, Colonial MarianaResumen: El objetivo de esta investigación es analizar el papel ejercido por las madres-tutoras en la educación de sus hijos en Mariana (1790-1822). La intención es investigar si los tutores que poseían lazos afectivos con sus tutelados – más específicamente, las madres de los huérfanos –, desempeñaban el ejercicio de la tutela con mayor empeño y recurrían más intensamente a posibles estrategias que aquellos que no poseían relaciones sociales anteriores a la tutela. Tras el análisis documental de inventarios y testamentos pude constatar la fuerte presencia de la figura materna en la tutela de los hijos y situaciones en que madres tuvieron papel importante como tutoras, adoptando variadas estrategias para asegurar alguna forma de educación a los hijos.Palabras clave: Educación de huérfanos, Madres-Tutoras, Mariana ColonialRecebido em: 13/07/2018  – Aceito em 16/09/2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2592
url https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2592/1343
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Leandro Silva de Paula
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Leandro Silva de Paula
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Nacional


dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
dc.source.none.fl_str_mv e-hum; v. 11, n. 2 (2018): E-HUM - Dossiê E-hum: História da Educação em processo: Dinâmicas educativas em Minas séculos XVIII e XIX.; 108-117
1984-767X
reponame:EHUM
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str EHUM
collection EHUM
repository.name.fl_str_mv EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br
_version_ 1800216996021796864