MÃES TUTORAS E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS EM MARIANA (1790-1822). "Dossíê: História da Educação em Processo - Dinâmicas Educativas em Minas Séculos XVIII e XIX."
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EHUM |
Texto Completo: | https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2592 |
Resumo: | eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v11i2.2592Mothers as Tutors and Educational Strategies in Mariana 1790-1822Madres Tutoras y Estrategias Educativas em Mariana 1790-1822Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar o papel exercido pelas mães-tutoras na educação de seus filhos em Mariana (1790-1822). O intuito é investigar se tutores(as) que possuíam laços afetivos com seus tutelados – mais especificamente, as mães dos órfãos –, desempenhavam o exercício da tutela com maior empenho e recorriam mais intensamente a possíveis estratégias do que aqueles que não possuíam relacionamentos sociais anteriores à tutela. Após a análise documental de inventários e testamentos pude constatar a forte presença da figura materna na tutela dos filhos e situações em que mães tiveram papel importante como tutoras, adotando variadas estratégias para assegurar alguma forma de educação aos filhos.Palavras-chave: Educação de Órfãos, Mães-Tutoras, Mariana ColonialAbstract: This research is aimed at analyzing the role of mothers working as tutors to educate their children in Mariana (1790-1822). It seeks to investigate whether the tutors who had established emotional ties with their tutored ones – more specifically the orphans’ mothers – would perform their tutoring jobs with greater commitment and would resort more intensely to possible strategies rather than the ones who were not engaged in social relationships previous to the tutelage. After the document analysis of inventories and wills, it was verified a strong presence of the mother figure at their children’s tutoring and situations in which mothers had an important role as tutors, adopting varied strategies to provide their children with some form of education. Keyword: Orphans’ Education, Mothers as Tutors, Colonial MarianaResumen: El objetivo de esta investigación es analizar el papel ejercido por las madres-tutoras en la educación de sus hijos en Mariana (1790-1822). La intención es investigar si los tutores que poseían lazos afectivos con sus tutelados – más específicamente, las madres de los huérfanos –, desempeñaban el ejercicio de la tutela con mayor empeño y recurrían más intensamente a posibles estrategias que aquellos que no poseían relaciones sociales anteriores a la tutela. Tras el análisis documental de inventarios y testamentos pude constatar la fuerte presencia de la figura materna en la tutela de los hijos y situaciones en que madres tuvieron papel importante como tutoras, adoptando variadas estrategias para asegurar alguna forma de educación a los hijos.Palabras clave: Educación de huérfanos, Madres-Tutoras, Mariana ColonialRecebido em: 13/07/2018 – Aceito em 16/09/2018 |
id |
UNIBH-1_9d33bc601aa7a5c576f834015a347299 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/2592 |
network_acronym_str |
UNIBH-1 |
network_name_str |
EHUM |
repository_id_str |
|
spelling |
MÃES TUTORAS E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS EM MARIANA (1790-1822). "Dossíê: História da Educação em Processo - Dinâmicas Educativas em Minas Séculos XVIII e XIX."História; Educação; HumanidadesEducação de Órfãos; Mães-Tutoras; Mariana ColonialEducaçãoeoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v11i2.2592Mothers as Tutors and Educational Strategies in Mariana 1790-1822Madres Tutoras y Estrategias Educativas em Mariana 1790-1822Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar o papel exercido pelas mães-tutoras na educação de seus filhos em Mariana (1790-1822). O intuito é investigar se tutores(as) que possuíam laços afetivos com seus tutelados – mais especificamente, as mães dos órfãos –, desempenhavam o exercício da tutela com maior empenho e recorriam mais intensamente a possíveis estratégias do que aqueles que não possuíam relacionamentos sociais anteriores à tutela. Após a análise documental de inventários e testamentos pude constatar a forte presença da figura materna na tutela dos filhos e situações em que mães tiveram papel importante como tutoras, adotando variadas estratégias para assegurar alguma forma de educação aos filhos.Palavras-chave: Educação de Órfãos, Mães-Tutoras, Mariana ColonialAbstract: This research is aimed at analyzing the role of mothers working as tutors to educate their children in Mariana (1790-1822). It seeks to investigate whether the tutors who had established emotional ties with their tutored ones – more specifically the orphans’ mothers – would perform their tutoring jobs with greater commitment and would resort more intensely to possible strategies rather than the ones who were not engaged in social relationships previous to the tutelage. After the document analysis of inventories and wills, it was verified a strong presence of the mother figure at their children’s tutoring and situations in which mothers had an important role as tutors, adopting varied strategies to provide their children with some form of education. Keyword: Orphans’ Education, Mothers as Tutors, Colonial MarianaResumen: El objetivo de esta investigación es analizar el papel ejercido por las madres-tutoras en la educación de sus hijos en Mariana (1790-1822). La intención es investigar si los tutores que poseían lazos afectivos con sus tutelados – más específicamente, las madres de los huérfanos –, desempeñaban el ejercicio de la tutela con mayor empeño y recurrían más intensamente a posibles estrategias que aquellos que no poseían relaciones sociales anteriores a la tutela. Tras el análisis documental de inventarios y testamentos pude constatar la fuerte presencia de la figura materna en la tutela de los hijos y situaciones en que madres tuvieron papel importante como tutoras, adoptando variadas estrategias para asegurar alguna forma de educación a los hijos.Palabras clave: Educación de huérfanos, Madres-Tutoras, Mariana ColonialRecebido em: 13/07/2018 – Aceito em 16/09/2018Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHPaula, Leandro Silva de2018-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2592e-hum; v. 11, n. 2 (2018): E-HUM - Dossiê E-hum: História da Educação em processo: Dinâmicas educativas em Minas séculos XVIII e XIX.; 108-1171984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2592/1343NacionalDireitos autorais 2018 Leandro Silva de Paulahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-12T00:36:08Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/2592Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-12T00:36:08EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MÃES TUTORAS E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS EM MARIANA (1790-1822). "Dossíê: História da Educação em Processo - Dinâmicas Educativas em Minas Séculos XVIII e XIX." |
title |
MÃES TUTORAS E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS EM MARIANA (1790-1822). "Dossíê: História da Educação em Processo - Dinâmicas Educativas em Minas Séculos XVIII e XIX." |
spellingShingle |
MÃES TUTORAS E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS EM MARIANA (1790-1822). "Dossíê: História da Educação em Processo - Dinâmicas Educativas em Minas Séculos XVIII e XIX." Paula, Leandro Silva de História; Educação; Humanidades Educação de Órfãos; Mães-Tutoras; Mariana Colonial Educação |
title_short |
MÃES TUTORAS E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS EM MARIANA (1790-1822). "Dossíê: História da Educação em Processo - Dinâmicas Educativas em Minas Séculos XVIII e XIX." |
title_full |
MÃES TUTORAS E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS EM MARIANA (1790-1822). "Dossíê: História da Educação em Processo - Dinâmicas Educativas em Minas Séculos XVIII e XIX." |
title_fullStr |
MÃES TUTORAS E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS EM MARIANA (1790-1822). "Dossíê: História da Educação em Processo - Dinâmicas Educativas em Minas Séculos XVIII e XIX." |
title_full_unstemmed |
MÃES TUTORAS E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS EM MARIANA (1790-1822). "Dossíê: História da Educação em Processo - Dinâmicas Educativas em Minas Séculos XVIII e XIX." |
title_sort |
MÃES TUTORAS E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS EM MARIANA (1790-1822). "Dossíê: História da Educação em Processo - Dinâmicas Educativas em Minas Séculos XVIII e XIX." |
author |
Paula, Leandro Silva de |
author_facet |
Paula, Leandro Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula, Leandro Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História; Educação; Humanidades Educação de Órfãos; Mães-Tutoras; Mariana Colonial Educação |
topic |
História; Educação; Humanidades Educação de Órfãos; Mães-Tutoras; Mariana Colonial Educação |
description |
eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v11i2.2592Mothers as Tutors and Educational Strategies in Mariana 1790-1822Madres Tutoras y Estrategias Educativas em Mariana 1790-1822Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar o papel exercido pelas mães-tutoras na educação de seus filhos em Mariana (1790-1822). O intuito é investigar se tutores(as) que possuíam laços afetivos com seus tutelados – mais especificamente, as mães dos órfãos –, desempenhavam o exercício da tutela com maior empenho e recorriam mais intensamente a possíveis estratégias do que aqueles que não possuíam relacionamentos sociais anteriores à tutela. Após a análise documental de inventários e testamentos pude constatar a forte presença da figura materna na tutela dos filhos e situações em que mães tiveram papel importante como tutoras, adotando variadas estratégias para assegurar alguma forma de educação aos filhos.Palavras-chave: Educação de Órfãos, Mães-Tutoras, Mariana ColonialAbstract: This research is aimed at analyzing the role of mothers working as tutors to educate their children in Mariana (1790-1822). It seeks to investigate whether the tutors who had established emotional ties with their tutored ones – more specifically the orphans’ mothers – would perform their tutoring jobs with greater commitment and would resort more intensely to possible strategies rather than the ones who were not engaged in social relationships previous to the tutelage. After the document analysis of inventories and wills, it was verified a strong presence of the mother figure at their children’s tutoring and situations in which mothers had an important role as tutors, adopting varied strategies to provide their children with some form of education. Keyword: Orphans’ Education, Mothers as Tutors, Colonial MarianaResumen: El objetivo de esta investigación es analizar el papel ejercido por las madres-tutoras en la educación de sus hijos en Mariana (1790-1822). La intención es investigar si los tutores que poseían lazos afectivos con sus tutelados – más específicamente, las madres de los huérfanos –, desempeñaban el ejercicio de la tutela con mayor empeño y recurrían más intensamente a posibles estrategias que aquellos que no poseían relaciones sociales anteriores a la tutela. Tras el análisis documental de inventarios y testamentos pude constatar la fuerte presencia de la figura materna en la tutela de los hijos y situaciones en que madres tuvieron papel importante como tutoras, adoptando variadas estrategias para asegurar alguna forma de educación a los hijos.Palabras clave: Educación de huérfanos, Madres-Tutoras, Mariana ColonialRecebido em: 13/07/2018 – Aceito em 16/09/2018 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2592 |
url |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2592 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/2592/1343 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Leandro Silva de Paula https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Leandro Silva de Paula https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Nacional |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH |
dc.source.none.fl_str_mv |
e-hum; v. 11, n. 2 (2018): E-HUM - Dossiê E-hum: História da Educação em processo: Dinâmicas educativas em Minas séculos XVIII e XIX.; 108-117 1984-767X reponame:EHUM instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) instacron:UNIBH |
instname_str |
Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
instacron_str |
UNIBH |
institution |
UNIBH |
reponame_str |
EHUM |
collection |
EHUM |
repository.name.fl_str_mv |
EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
repository.mail.fl_str_mv |
ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br |
_version_ |
1800216996021796864 |