JUAN DE VALDÈS LEAL Y LA PINTURA DE PERSPECTIVA EM LA SEVILLA DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinez, Alfredo José Morales
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EHUM
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/3092
Resumo: eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier  http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v13i1.3092Juan de Valdés Leal e a Perspectiva da  pintura em Sevilla no período Barroco Resumo: A face de Juan de Valdés Leal como muralista nas igrejas de Santa Caridad, San Clemente e Venerables Sacerdotes, demonstra que ele segue o procedimento de simulação de reboco das paredes, uma fórmula introduzida durante a reforma de Santa María, o branco. Além disso, a perspectiva ou a pintura quadrada são incorporadas ao último edifício, cuja introdução à cidade é atribuída a ele, embora pareça que essa novidade se deva a seu filho Lucas Valdés.Palavras-chaves: barroco, pintura mural, reboco falso, perspectiva, matemática.Resumen: En la faceta como muralista de Juan de Valdés Leal en las iglesias de la Santa Caridad, de San Clemente y de los Venerables Sacerdotes, sigue el procedimiento de simular sobre las paredes labores en yeso, una fórmula introducida durante la renovación de Santa María la Blanca. Además, en el último edificio se incorpora la pintura de perspectiva o de cuadratura, cuya introducción en la ciudad se le atribuye, si bien parece que tal novedad se debe a su hijo Lucas Valdés.Palabras claves: Barroco, pintura mural, yeserías fingidas, perspectiva, matemáticas.Recebido em: 11/07/2020  – Aceito em 23/08/2020
id UNIBH-1_b1057b284e078e85d471a512f50373d1
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/3092
network_acronym_str UNIBH-1
network_name_str EHUM
repository_id_str
spelling JUAN DE VALDÈS LEAL Y LA PINTURA DE PERSPECTIVA EM LA SEVILLA DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco.História da Arte; Filosofia da Arte; Artes; Artes VisuaisBarroco; pintura mural; perspectiva; falsa arquiteturaHumanidadeseoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier  http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v13i1.3092Juan de Valdés Leal e a Perspectiva da  pintura em Sevilla no período Barroco Resumo: A face de Juan de Valdés Leal como muralista nas igrejas de Santa Caridad, San Clemente e Venerables Sacerdotes, demonstra que ele segue o procedimento de simulação de reboco das paredes, uma fórmula introduzida durante a reforma de Santa María, o branco. Além disso, a perspectiva ou a pintura quadrada são incorporadas ao último edifício, cuja introdução à cidade é atribuída a ele, embora pareça que essa novidade se deva a seu filho Lucas Valdés.Palavras-chaves: barroco, pintura mural, reboco falso, perspectiva, matemática.Resumen: En la faceta como muralista de Juan de Valdés Leal en las iglesias de la Santa Caridad, de San Clemente y de los Venerables Sacerdotes, sigue el procedimiento de simular sobre las paredes labores en yeso, una fórmula introducida durante la renovación de Santa María la Blanca. Además, en el último edificio se incorpora la pintura de perspectiva o de cuadratura, cuya introducción en la ciudad se le atribuye, si bien parece que tal novedad se debe a su hijo Lucas Valdés.Palabras claves: Barroco, pintura mural, yeserías fingidas, perspectiva, matemáticas.Recebido em: 11/07/2020  – Aceito em 23/08/2020Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHFAPEMIGMartinez, Alfredo José Morales2020-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/3092e-hum; v. 13, n. 1 (2020): Dossiê: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco.; 80-891984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/3092/1560InternacionalDireitos autorais 2020 Alfredo Javier Moraleshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-09T16:57:45Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/3092Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-09T16:57:45EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv JUAN DE VALDÈS LEAL Y LA PINTURA DE PERSPECTIVA EM LA SEVILLA DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco.
title JUAN DE VALDÈS LEAL Y LA PINTURA DE PERSPECTIVA EM LA SEVILLA DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco.
spellingShingle JUAN DE VALDÈS LEAL Y LA PINTURA DE PERSPECTIVA EM LA SEVILLA DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco.
Martinez, Alfredo José Morales
História da Arte; Filosofia da Arte; Artes; Artes Visuais
Barroco; pintura mural; perspectiva; falsa arquitetura
Humanidades
title_short JUAN DE VALDÈS LEAL Y LA PINTURA DE PERSPECTIVA EM LA SEVILLA DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco.
title_full JUAN DE VALDÈS LEAL Y LA PINTURA DE PERSPECTIVA EM LA SEVILLA DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco.
title_fullStr JUAN DE VALDÈS LEAL Y LA PINTURA DE PERSPECTIVA EM LA SEVILLA DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco.
title_full_unstemmed JUAN DE VALDÈS LEAL Y LA PINTURA DE PERSPECTIVA EM LA SEVILLA DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco.
title_sort JUAN DE VALDÈS LEAL Y LA PINTURA DE PERSPECTIVA EM LA SEVILLA DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco.
author Martinez, Alfredo José Morales
author_facet Martinez, Alfredo José Morales
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPEMIG
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinez, Alfredo José Morales
dc.subject.por.fl_str_mv História da Arte; Filosofia da Arte; Artes; Artes Visuais
Barroco; pintura mural; perspectiva; falsa arquitetura
Humanidades
topic História da Arte; Filosofia da Arte; Artes; Artes Visuais
Barroco; pintura mural; perspectiva; falsa arquitetura
Humanidades
description eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier  http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v13i1.3092Juan de Valdés Leal e a Perspectiva da  pintura em Sevilla no período Barroco Resumo: A face de Juan de Valdés Leal como muralista nas igrejas de Santa Caridad, San Clemente e Venerables Sacerdotes, demonstra que ele segue o procedimento de simulação de reboco das paredes, uma fórmula introduzida durante a reforma de Santa María, o branco. Além disso, a perspectiva ou a pintura quadrada são incorporadas ao último edifício, cuja introdução à cidade é atribuída a ele, embora pareça que essa novidade se deva a seu filho Lucas Valdés.Palavras-chaves: barroco, pintura mural, reboco falso, perspectiva, matemática.Resumen: En la faceta como muralista de Juan de Valdés Leal en las iglesias de la Santa Caridad, de San Clemente y de los Venerables Sacerdotes, sigue el procedimiento de simular sobre las paredes labores en yeso, una fórmula introducida durante la renovación de Santa María la Blanca. Además, en el último edificio se incorpora la pintura de perspectiva o de cuadratura, cuya introducción en la ciudad se le atribuye, si bien parece que tal novedad se debe a su hijo Lucas Valdés.Palabras claves: Barroco, pintura mural, yeserías fingidas, perspectiva, matemáticas.Recebido em: 11/07/2020  – Aceito em 23/08/2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/3092
url https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/3092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/3092/1560
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Alfredo Javier Morales
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Alfredo Javier Morales
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Internacional


dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
dc.source.none.fl_str_mv e-hum; v. 13, n. 1 (2020): Dossiê: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco.; 80-89
1984-767X
reponame:EHUM
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str EHUM
collection EHUM
repository.name.fl_str_mv EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br
_version_ 1800216995669475328