JUAN DE VALDÈS LEAL Y LA PINTURA DE PERSPECTIVA EM LA SEVILLA DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EHUM |
Texto Completo: | https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/3092 |
Resumo: | eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v13i1.3092Juan de Valdés Leal e a Perspectiva da pintura em Sevilla no período Barroco Resumo: A face de Juan de Valdés Leal como muralista nas igrejas de Santa Caridad, San Clemente e Venerables Sacerdotes, demonstra que ele segue o procedimento de simulação de reboco das paredes, uma fórmula introduzida durante a reforma de Santa María, o branco. Além disso, a perspectiva ou a pintura quadrada são incorporadas ao último edifício, cuja introdução à cidade é atribuída a ele, embora pareça que essa novidade se deva a seu filho Lucas Valdés.Palavras-chaves: barroco, pintura mural, reboco falso, perspectiva, matemática.Resumen: En la faceta como muralista de Juan de Valdés Leal en las iglesias de la Santa Caridad, de San Clemente y de los Venerables Sacerdotes, sigue el procedimiento de simular sobre las paredes labores en yeso, una fórmula introducida durante la renovación de Santa María la Blanca. Además, en el último edificio se incorpora la pintura de perspectiva o de cuadratura, cuya introducción en la ciudad se le atribuye, si bien parece que tal novedad se debe a su hijo Lucas Valdés.Palabras claves: Barroco, pintura mural, yeserías fingidas, perspectiva, matemáticas.Recebido em: 11/07/2020 – Aceito em 23/08/2020 |
id |
UNIBH-1_b1057b284e078e85d471a512f50373d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/3092 |
network_acronym_str |
UNIBH-1 |
network_name_str |
EHUM |
repository_id_str |
|
spelling |
JUAN DE VALDÈS LEAL Y LA PINTURA DE PERSPECTIVA EM LA SEVILLA DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco.História da Arte; Filosofia da Arte; Artes; Artes VisuaisBarroco; pintura mural; perspectiva; falsa arquiteturaHumanidadeseoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v13i1.3092Juan de Valdés Leal e a Perspectiva da pintura em Sevilla no período Barroco Resumo: A face de Juan de Valdés Leal como muralista nas igrejas de Santa Caridad, San Clemente e Venerables Sacerdotes, demonstra que ele segue o procedimento de simulação de reboco das paredes, uma fórmula introduzida durante a reforma de Santa María, o branco. Além disso, a perspectiva ou a pintura quadrada são incorporadas ao último edifício, cuja introdução à cidade é atribuída a ele, embora pareça que essa novidade se deva a seu filho Lucas Valdés.Palavras-chaves: barroco, pintura mural, reboco falso, perspectiva, matemática.Resumen: En la faceta como muralista de Juan de Valdés Leal en las iglesias de la Santa Caridad, de San Clemente y de los Venerables Sacerdotes, sigue el procedimiento de simular sobre las paredes labores en yeso, una fórmula introducida durante la renovación de Santa María la Blanca. Además, en el último edificio se incorpora la pintura de perspectiva o de cuadratura, cuya introducción en la ciudad se le atribuye, si bien parece que tal novedad se debe a su hijo Lucas Valdés.Palabras claves: Barroco, pintura mural, yeserías fingidas, perspectiva, matemáticas.Recebido em: 11/07/2020 – Aceito em 23/08/2020Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHFAPEMIGMartinez, Alfredo José Morales2020-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/3092e-hum; v. 13, n. 1 (2020): Dossiê: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco.; 80-891984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/3092/1560InternacionalDireitos autorais 2020 Alfredo Javier Moraleshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-09T16:57:45Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/3092Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-09T16:57:45EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
JUAN DE VALDÈS LEAL Y LA PINTURA DE PERSPECTIVA EM LA SEVILLA DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco. |
title |
JUAN DE VALDÈS LEAL Y LA PINTURA DE PERSPECTIVA EM LA SEVILLA DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco. |
spellingShingle |
JUAN DE VALDÈS LEAL Y LA PINTURA DE PERSPECTIVA EM LA SEVILLA DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco. Martinez, Alfredo José Morales História da Arte; Filosofia da Arte; Artes; Artes Visuais Barroco; pintura mural; perspectiva; falsa arquitetura Humanidades |
title_short |
JUAN DE VALDÈS LEAL Y LA PINTURA DE PERSPECTIVA EM LA SEVILLA DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco. |
title_full |
JUAN DE VALDÈS LEAL Y LA PINTURA DE PERSPECTIVA EM LA SEVILLA DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco. |
title_fullStr |
JUAN DE VALDÈS LEAL Y LA PINTURA DE PERSPECTIVA EM LA SEVILLA DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco. |
title_full_unstemmed |
JUAN DE VALDÈS LEAL Y LA PINTURA DE PERSPECTIVA EM LA SEVILLA DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco. |
title_sort |
JUAN DE VALDÈS LEAL Y LA PINTURA DE PERSPECTIVA EM LA SEVILLA DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco. |
author |
Martinez, Alfredo José Morales |
author_facet |
Martinez, Alfredo José Morales |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FAPEMIG |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martinez, Alfredo José Morales |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Arte; Filosofia da Arte; Artes; Artes Visuais Barroco; pintura mural; perspectiva; falsa arquitetura Humanidades |
topic |
História da Arte; Filosofia da Arte; Artes; Artes Visuais Barroco; pintura mural; perspectiva; falsa arquitetura Humanidades |
description |
eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v13i1.3092Juan de Valdés Leal e a Perspectiva da pintura em Sevilla no período Barroco Resumo: A face de Juan de Valdés Leal como muralista nas igrejas de Santa Caridad, San Clemente e Venerables Sacerdotes, demonstra que ele segue o procedimento de simulação de reboco das paredes, uma fórmula introduzida durante a reforma de Santa María, o branco. Além disso, a perspectiva ou a pintura quadrada são incorporadas ao último edifício, cuja introdução à cidade é atribuída a ele, embora pareça que essa novidade se deva a seu filho Lucas Valdés.Palavras-chaves: barroco, pintura mural, reboco falso, perspectiva, matemática.Resumen: En la faceta como muralista de Juan de Valdés Leal en las iglesias de la Santa Caridad, de San Clemente y de los Venerables Sacerdotes, sigue el procedimiento de simular sobre las paredes labores en yeso, una fórmula introducida durante la renovación de Santa María la Blanca. Además, en el último edificio se incorpora la pintura de perspectiva o de cuadratura, cuya introducción en la ciudad se le atribuye, si bien parece que tal novedad se debe a su hijo Lucas Valdés.Palabras claves: Barroco, pintura mural, yeserías fingidas, perspectiva, matemáticas.Recebido em: 11/07/2020 – Aceito em 23/08/2020 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/3092 |
url |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/3092 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/3092/1560 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Alfredo Javier Morales https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Alfredo Javier Morales https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Internacional |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH |
dc.source.none.fl_str_mv |
e-hum; v. 13, n. 1 (2020): Dossiê: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco.; 80-89 1984-767X reponame:EHUM instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) instacron:UNIBH |
instname_str |
Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
instacron_str |
UNIBH |
institution |
UNIBH |
reponame_str |
EHUM |
collection |
EHUM |
repository.name.fl_str_mv |
EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
repository.mail.fl_str_mv |
ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br |
_version_ |
1824498154921263104 |