LIBROS DE PERSPECTIVA EN LOS TALLERES DE ARTISTAS SEVILLANOS DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martín, Maria Mercedes Fernández
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EHUM
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/3095
Resumo: eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v13i1.3095Livros de Perspetiva nas Oficinas de Artista do BarrocoBooks Perspective at  Painters SevillianWorkshops of the BaroqueResumo: A presença de obras teóricas como arquitetura e livros de perspectiva nas bibliotecas dos pintores barrocos sevilhanos pode ser exemplificada na figura do pintor Domingo Martínez, um dos artistas mais importantes da primeira metade do século XVIII. Seu trabalho incluiu pintura mural e cavalete. Tanto em um como no outro, as cenas representadas são configuradas por meio de arquiteturas de perspectiva, sendo especialmente evidente no caso da pintura mural, onde são comuns as cópias de modelos de Andrea Pozzo e Samuel Marolois.Palavras-chave: Sevilha, século XVIII, Perspectiva, Andrea Pozzo, Domingo MartínezResumen: La presencia de obras teóricas como libros de arquitectura y de perspectiva en las bibliotecas de los pintores sevillanos del Barroco se  puede ejemplificar en la figura del pintor Domingo Martínez, uno de los artistas más importantes de la primera mitad del siglo XVIII. Su obra abarcó la pintura mural y la de caballete. Tanto en una como en otra, las escenas representadas quedan configuradas mediante arquitecturas de perspectivas, siendo especialmente evidente en el caso de la pintura mural en donde son habituales la copia de modelos  de Andrea Pozzo y Samuel Marolois.Palabra Clave: Sevilla, Siglo XVIII, Perspectiva, Andrea Pozzo, Domingo MartínezAbstract: The presence of theorical works such as architecture and perspective books at the libraries of baroque Sevillian artists can be illustrated with the figure of the creator Domingo Martínez, one of the most important artists of the first half of the XVIII century. His work encompasses wall and easel painting. In both styles, the depicted scenes are configured with architectures of perspectives, being specially evident in the case of wall painting, where the copy of Andrea Pozzo’s and Samuel Marolois’ models are usual.  Keywords: Seville, XVIII century, perspective, Andrea Pozzo, Domingo MartínezRecebido em: 12/07/2020  – Aceito em 31/07/2020
id UNIBH-1_f038342ded8cc3676393b938cad36faa
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/3095
network_acronym_str UNIBH-1
network_name_str EHUM
repository_id_str
spelling LIBROS DE PERSPECTIVA EN LOS TALLERES DE ARTISTAS SEVILLANOS DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco.História da Arte; Filosofia da Arte; Artes; Artes VisuaisAndrea Pozzo; Perspectiva; Sevilha seculo XVIII; BarrocoHumanidadeseoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v13i1.3095Livros de Perspetiva nas Oficinas de Artista do BarrocoBooks Perspective at  Painters SevillianWorkshops of the BaroqueResumo: A presença de obras teóricas como arquitetura e livros de perspectiva nas bibliotecas dos pintores barrocos sevilhanos pode ser exemplificada na figura do pintor Domingo Martínez, um dos artistas mais importantes da primeira metade do século XVIII. Seu trabalho incluiu pintura mural e cavalete. Tanto em um como no outro, as cenas representadas são configuradas por meio de arquiteturas de perspectiva, sendo especialmente evidente no caso da pintura mural, onde são comuns as cópias de modelos de Andrea Pozzo e Samuel Marolois.Palavras-chave: Sevilha, século XVIII, Perspectiva, Andrea Pozzo, Domingo MartínezResumen: La presencia de obras teóricas como libros de arquitectura y de perspectiva en las bibliotecas de los pintores sevillanos del Barroco se  puede ejemplificar en la figura del pintor Domingo Martínez, uno de los artistas más importantes de la primera mitad del siglo XVIII. Su obra abarcó la pintura mural y la de caballete. Tanto en una como en otra, las escenas representadas quedan configuradas mediante arquitecturas de perspectivas, siendo especialmente evidente en el caso de la pintura mural en donde son habituales la copia de modelos  de Andrea Pozzo y Samuel Marolois.Palabra Clave: Sevilla, Siglo XVIII, Perspectiva, Andrea Pozzo, Domingo MartínezAbstract: The presence of theorical works such as architecture and perspective books at the libraries of baroque Sevillian artists can be illustrated with the figure of the creator Domingo Martínez, one of the most important artists of the first half of the XVIII century. His work encompasses wall and easel painting. In both styles, the depicted scenes are configured with architectures of perspectives, being specially evident in the case of wall painting, where the copy of Andrea Pozzo’s and Samuel Marolois’ models are usual.  Keywords: Seville, XVIII century, perspective, Andrea Pozzo, Domingo MartínezRecebido em: 12/07/2020  – Aceito em 31/07/2020Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHFAPEMIGMartín, Maria Mercedes Fernández2020-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/3095e-hum; v. 13, n. 1 (2020): Dossiê: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco.; 90-1021984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/3095/1561InternacionalDireitos autorais 2020 Maria Mercedes Fernández Martínhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-09T16:54:50Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/3095Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-09T16:54:50EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv LIBROS DE PERSPECTIVA EN LOS TALLERES DE ARTISTAS SEVILLANOS DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco.
title LIBROS DE PERSPECTIVA EN LOS TALLERES DE ARTISTAS SEVILLANOS DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco.
spellingShingle LIBROS DE PERSPECTIVA EN LOS TALLERES DE ARTISTAS SEVILLANOS DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco.
Martín, Maria Mercedes Fernández
História da Arte; Filosofia da Arte; Artes; Artes Visuais
Andrea Pozzo; Perspectiva; Sevilha seculo XVIII; Barroco
Humanidades
title_short LIBROS DE PERSPECTIVA EN LOS TALLERES DE ARTISTAS SEVILLANOS DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco.
title_full LIBROS DE PERSPECTIVA EN LOS TALLERES DE ARTISTAS SEVILLANOS DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco.
title_fullStr LIBROS DE PERSPECTIVA EN LOS TALLERES DE ARTISTAS SEVILLANOS DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco.
title_full_unstemmed LIBROS DE PERSPECTIVA EN LOS TALLERES DE ARTISTAS SEVILLANOS DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco.
title_sort LIBROS DE PERSPECTIVA EN LOS TALLERES DE ARTISTAS SEVILLANOS DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco.
author Martín, Maria Mercedes Fernández
author_facet Martín, Maria Mercedes Fernández
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPEMIG
dc.contributor.author.fl_str_mv Martín, Maria Mercedes Fernández
dc.subject.por.fl_str_mv História da Arte; Filosofia da Arte; Artes; Artes Visuais
Andrea Pozzo; Perspectiva; Sevilha seculo XVIII; Barroco
Humanidades
topic História da Arte; Filosofia da Arte; Artes; Artes Visuais
Andrea Pozzo; Perspectiva; Sevilha seculo XVIII; Barroco
Humanidades
description eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v13i1.3095Livros de Perspetiva nas Oficinas de Artista do BarrocoBooks Perspective at  Painters SevillianWorkshops of the BaroqueResumo: A presença de obras teóricas como arquitetura e livros de perspectiva nas bibliotecas dos pintores barrocos sevilhanos pode ser exemplificada na figura do pintor Domingo Martínez, um dos artistas mais importantes da primeira metade do século XVIII. Seu trabalho incluiu pintura mural e cavalete. Tanto em um como no outro, as cenas representadas são configuradas por meio de arquiteturas de perspectiva, sendo especialmente evidente no caso da pintura mural, onde são comuns as cópias de modelos de Andrea Pozzo e Samuel Marolois.Palavras-chave: Sevilha, século XVIII, Perspectiva, Andrea Pozzo, Domingo MartínezResumen: La presencia de obras teóricas como libros de arquitectura y de perspectiva en las bibliotecas de los pintores sevillanos del Barroco se  puede ejemplificar en la figura del pintor Domingo Martínez, uno de los artistas más importantes de la primera mitad del siglo XVIII. Su obra abarcó la pintura mural y la de caballete. Tanto en una como en otra, las escenas representadas quedan configuradas mediante arquitecturas de perspectivas, siendo especialmente evidente en el caso de la pintura mural en donde son habituales la copia de modelos  de Andrea Pozzo y Samuel Marolois.Palabra Clave: Sevilla, Siglo XVIII, Perspectiva, Andrea Pozzo, Domingo MartínezAbstract: The presence of theorical works such as architecture and perspective books at the libraries of baroque Sevillian artists can be illustrated with the figure of the creator Domingo Martínez, one of the most important artists of the first half of the XVIII century. His work encompasses wall and easel painting. In both styles, the depicted scenes are configured with architectures of perspectives, being specially evident in the case of wall painting, where the copy of Andrea Pozzo’s and Samuel Marolois’ models are usual.  Keywords: Seville, XVIII century, perspective, Andrea Pozzo, Domingo MartínezRecebido em: 12/07/2020  – Aceito em 31/07/2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/3095
url https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/3095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/3095/1561
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Maria Mercedes Fernández Martín
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Maria Mercedes Fernández Martín
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Internacional


dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
dc.source.none.fl_str_mv e-hum; v. 13, n. 1 (2020): Dossiê: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco.; 90-102
1984-767X
reponame:EHUM
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str EHUM
collection EHUM
repository.name.fl_str_mv EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br
_version_ 1800216996046962688