LIBROS DE PERSPECTIVA EN LOS TALLERES DE ARTISTAS SEVILLANOS DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EHUM |
Texto Completo: | https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/3095 |
Resumo: | eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v13i1.3095Livros de Perspetiva nas Oficinas de Artista do BarrocoBooks Perspective at Painters SevillianWorkshops of the BaroqueResumo: A presença de obras teóricas como arquitetura e livros de perspectiva nas bibliotecas dos pintores barrocos sevilhanos pode ser exemplificada na figura do pintor Domingo Martínez, um dos artistas mais importantes da primeira metade do século XVIII. Seu trabalho incluiu pintura mural e cavalete. Tanto em um como no outro, as cenas representadas são configuradas por meio de arquiteturas de perspectiva, sendo especialmente evidente no caso da pintura mural, onde são comuns as cópias de modelos de Andrea Pozzo e Samuel Marolois.Palavras-chave: Sevilha, século XVIII, Perspectiva, Andrea Pozzo, Domingo MartínezResumen: La presencia de obras teóricas como libros de arquitectura y de perspectiva en las bibliotecas de los pintores sevillanos del Barroco se puede ejemplificar en la figura del pintor Domingo Martínez, uno de los artistas más importantes de la primera mitad del siglo XVIII. Su obra abarcó la pintura mural y la de caballete. Tanto en una como en otra, las escenas representadas quedan configuradas mediante arquitecturas de perspectivas, siendo especialmente evidente en el caso de la pintura mural en donde son habituales la copia de modelos de Andrea Pozzo y Samuel Marolois.Palabra Clave: Sevilla, Siglo XVIII, Perspectiva, Andrea Pozzo, Domingo MartínezAbstract: The presence of theorical works such as architecture and perspective books at the libraries of baroque Sevillian artists can be illustrated with the figure of the creator Domingo Martínez, one of the most important artists of the first half of the XVIII century. His work encompasses wall and easel painting. In both styles, the depicted scenes are configured with architectures of perspectives, being specially evident in the case of wall painting, where the copy of Andrea Pozzo’s and Samuel Marolois’ models are usual. Keywords: Seville, XVIII century, perspective, Andrea Pozzo, Domingo MartínezRecebido em: 12/07/2020 – Aceito em 31/07/2020 |
id |
UNIBH-1_f038342ded8cc3676393b938cad36faa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/3095 |
network_acronym_str |
UNIBH-1 |
network_name_str |
EHUM |
repository_id_str |
|
spelling |
LIBROS DE PERSPECTIVA EN LOS TALLERES DE ARTISTAS SEVILLANOS DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco.História da Arte; Filosofia da Arte; Artes; Artes VisuaisAndrea Pozzo; Perspectiva; Sevilha seculo XVIII; BarrocoHumanidadeseoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v13i1.3095Livros de Perspetiva nas Oficinas de Artista do BarrocoBooks Perspective at Painters SevillianWorkshops of the BaroqueResumo: A presença de obras teóricas como arquitetura e livros de perspectiva nas bibliotecas dos pintores barrocos sevilhanos pode ser exemplificada na figura do pintor Domingo Martínez, um dos artistas mais importantes da primeira metade do século XVIII. Seu trabalho incluiu pintura mural e cavalete. Tanto em um como no outro, as cenas representadas são configuradas por meio de arquiteturas de perspectiva, sendo especialmente evidente no caso da pintura mural, onde são comuns as cópias de modelos de Andrea Pozzo e Samuel Marolois.Palavras-chave: Sevilha, século XVIII, Perspectiva, Andrea Pozzo, Domingo MartínezResumen: La presencia de obras teóricas como libros de arquitectura y de perspectiva en las bibliotecas de los pintores sevillanos del Barroco se puede ejemplificar en la figura del pintor Domingo Martínez, uno de los artistas más importantes de la primera mitad del siglo XVIII. Su obra abarcó la pintura mural y la de caballete. Tanto en una como en otra, las escenas representadas quedan configuradas mediante arquitecturas de perspectivas, siendo especialmente evidente en el caso de la pintura mural en donde son habituales la copia de modelos de Andrea Pozzo y Samuel Marolois.Palabra Clave: Sevilla, Siglo XVIII, Perspectiva, Andrea Pozzo, Domingo MartínezAbstract: The presence of theorical works such as architecture and perspective books at the libraries of baroque Sevillian artists can be illustrated with the figure of the creator Domingo Martínez, one of the most important artists of the first half of the XVIII century. His work encompasses wall and easel painting. In both styles, the depicted scenes are configured with architectures of perspectives, being specially evident in the case of wall painting, where the copy of Andrea Pozzo’s and Samuel Marolois’ models are usual. Keywords: Seville, XVIII century, perspective, Andrea Pozzo, Domingo MartínezRecebido em: 12/07/2020 – Aceito em 31/07/2020Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHFAPEMIGMartín, Maria Mercedes Fernández2020-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/3095e-hum; v. 13, n. 1 (2020): Dossiê: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco.; 90-1021984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/3095/1561InternacionalDireitos autorais 2020 Maria Mercedes Fernández Martínhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-09T16:54:50Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/3095Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-09T16:54:50EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LIBROS DE PERSPECTIVA EN LOS TALLERES DE ARTISTAS SEVILLANOS DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco. |
title |
LIBROS DE PERSPECTIVA EN LOS TALLERES DE ARTISTAS SEVILLANOS DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco. |
spellingShingle |
LIBROS DE PERSPECTIVA EN LOS TALLERES DE ARTISTAS SEVILLANOS DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco. Martín, Maria Mercedes Fernández História da Arte; Filosofia da Arte; Artes; Artes Visuais Andrea Pozzo; Perspectiva; Sevilha seculo XVIII; Barroco Humanidades |
title_short |
LIBROS DE PERSPECTIVA EN LOS TALLERES DE ARTISTAS SEVILLANOS DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco. |
title_full |
LIBROS DE PERSPECTIVA EN LOS TALLERES DE ARTISTAS SEVILLANOS DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco. |
title_fullStr |
LIBROS DE PERSPECTIVA EN LOS TALLERES DE ARTISTAS SEVILLANOS DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco. |
title_full_unstemmed |
LIBROS DE PERSPECTIVA EN LOS TALLERES DE ARTISTAS SEVILLANOS DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco. |
title_sort |
LIBROS DE PERSPECTIVA EN LOS TALLERES DE ARTISTAS SEVILLANOS DEL BARROCO. DOSSIÊ: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco. |
author |
Martín, Maria Mercedes Fernández |
author_facet |
Martín, Maria Mercedes Fernández |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FAPEMIG |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martín, Maria Mercedes Fernández |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Arte; Filosofia da Arte; Artes; Artes Visuais Andrea Pozzo; Perspectiva; Sevilha seculo XVIII; Barroco Humanidades |
topic |
História da Arte; Filosofia da Arte; Artes; Artes Visuais Andrea Pozzo; Perspectiva; Sevilha seculo XVIII; Barroco Humanidades |
description |
eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v13i1.3095Livros de Perspetiva nas Oficinas de Artista do BarrocoBooks Perspective at Painters SevillianWorkshops of the BaroqueResumo: A presença de obras teóricas como arquitetura e livros de perspectiva nas bibliotecas dos pintores barrocos sevilhanos pode ser exemplificada na figura do pintor Domingo Martínez, um dos artistas mais importantes da primeira metade do século XVIII. Seu trabalho incluiu pintura mural e cavalete. Tanto em um como no outro, as cenas representadas são configuradas por meio de arquiteturas de perspectiva, sendo especialmente evidente no caso da pintura mural, onde são comuns as cópias de modelos de Andrea Pozzo e Samuel Marolois.Palavras-chave: Sevilha, século XVIII, Perspectiva, Andrea Pozzo, Domingo MartínezResumen: La presencia de obras teóricas como libros de arquitectura y de perspectiva en las bibliotecas de los pintores sevillanos del Barroco se puede ejemplificar en la figura del pintor Domingo Martínez, uno de los artistas más importantes de la primera mitad del siglo XVIII. Su obra abarcó la pintura mural y la de caballete. Tanto en una como en otra, las escenas representadas quedan configuradas mediante arquitecturas de perspectivas, siendo especialmente evidente en el caso de la pintura mural en donde son habituales la copia de modelos de Andrea Pozzo y Samuel Marolois.Palabra Clave: Sevilla, Siglo XVIII, Perspectiva, Andrea Pozzo, Domingo MartínezAbstract: The presence of theorical works such as architecture and perspective books at the libraries of baroque Sevillian artists can be illustrated with the figure of the creator Domingo Martínez, one of the most important artists of the first half of the XVIII century. His work encompasses wall and easel painting. In both styles, the depicted scenes are configured with architectures of perspectives, being specially evident in the case of wall painting, where the copy of Andrea Pozzo’s and Samuel Marolois’ models are usual. Keywords: Seville, XVIII century, perspective, Andrea Pozzo, Domingo MartínezRecebido em: 12/07/2020 – Aceito em 31/07/2020 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/3095 |
url |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/3095 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/3095/1561 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Maria Mercedes Fernández Martín https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Maria Mercedes Fernández Martín https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Internacional |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH |
dc.source.none.fl_str_mv |
e-hum; v. 13, n. 1 (2020): Dossiê: A História da Arte e a construção da fantasia no mundo barroco.; 90-102 1984-767X reponame:EHUM instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) instacron:UNIBH |
instname_str |
Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
instacron_str |
UNIBH |
institution |
UNIBH |
reponame_str |
EHUM |
collection |
EHUM |
repository.name.fl_str_mv |
EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) |
repository.mail.fl_str_mv |
ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br |
_version_ |
1800216996046962688 |