Compreensão de Crônicas: construção de inferências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gazola, Fernanda Cordeiro
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Meireles, Maurício Dias, Teodoro, Maria Aparecida de Assis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EHUM
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/683
Resumo: eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v4i2.683RESUMO: Este artigo é uma análise das leituras produzidas por alunos do 3º ano do Ensino Médio, no que se refere à forma como eles constroem inferências para a compreensão das crônicas “O melhor dos mundos”, de Danuza Leão, e “Patético”, de Luiz Felipe Pondé. A leitura é um processo cognitivo complexo que abarca diferentes tipos de conhecimento do leitor. Esses conhecimentos são fundamentais para a construção de inferências e, consequentemente, para a construção de sentidos exigida ao se ler um texto. Assim, dispusemo-nos a analisar as leituras feitas por esses alunos, embasadas em estudos teóricos realizados por importantes autores da área de Linguística Textual, tais como Bronckart, Marcuschi, Bakhtin, Kleiman, Ducrot e outros.PALAVRAS-CHAVE: língua; texto; discurso; gênero textual; crônica; leitura; conhecimentos prévios; inferências.ABSTRACT: This article is an analysis of the readings produced by students of the 3rd year of high school, with regard to how they build inferences to understand the chronic "The best of all worlds" of Danuza Lion, and "Pathetic" by Luiz Felipe Pondé. Reading is a complex cognitive process that includes different types of reader's knowledge. This knowledge is fundamental for the construction of inferences, and consequently to build the required directions to read text. Thus, became willing to analyze the readings taken by these students, supported on theoretical studies by important authors of Linguistics Textual area, such as Bronckart, Marcuschi, Bakhtin, Kleiman, Ducrot and others.KEYWORDS: language; text; speech; genre; chronic; reading; prior knowledge; inferences.Recebido:30/11/2011     Aceito: 30/12/2011
id UNIBH-1_b65d94a95a73e5484ea061dbb3966f70
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/683
network_acronym_str UNIBH-1
network_name_str EHUM
repository_id_str
spelling Compreensão de Crônicas: construção de inferênciasLetras; Educação; Literatura; Humanidadeslíngua; texto; discurso; gênero textual; crônica; leitura; conhecimentos prévios; inferênciasCrônicaseoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v4i2.683RESUMO: Este artigo é uma análise das leituras produzidas por alunos do 3º ano do Ensino Médio, no que se refere à forma como eles constroem inferências para a compreensão das crônicas “O melhor dos mundos”, de Danuza Leão, e “Patético”, de Luiz Felipe Pondé. A leitura é um processo cognitivo complexo que abarca diferentes tipos de conhecimento do leitor. Esses conhecimentos são fundamentais para a construção de inferências e, consequentemente, para a construção de sentidos exigida ao se ler um texto. Assim, dispusemo-nos a analisar as leituras feitas por esses alunos, embasadas em estudos teóricos realizados por importantes autores da área de Linguística Textual, tais como Bronckart, Marcuschi, Bakhtin, Kleiman, Ducrot e outros.PALAVRAS-CHAVE: língua; texto; discurso; gênero textual; crônica; leitura; conhecimentos prévios; inferências.ABSTRACT: This article is an analysis of the readings produced by students of the 3rd year of high school, with regard to how they build inferences to understand the chronic "The best of all worlds" of Danuza Lion, and "Pathetic" by Luiz Felipe Pondé. Reading is a complex cognitive process that includes different types of reader's knowledge. This knowledge is fundamental for the construction of inferences, and consequently to build the required directions to read text. Thus, became willing to analyze the readings taken by these students, supported on theoretical studies by important authors of Linguistics Textual area, such as Bronckart, Marcuschi, Bakhtin, Kleiman, Ducrot and others.KEYWORDS: language; text; speech; genre; chronic; reading; prior knowledge; inferences.Recebido:30/11/2011     Aceito: 30/12/2011Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHGazola, Fernanda CordeiroMeireles, Maurício DiasTeodoro, Maria Aparecida de Assis2011-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/683e-hum; v. 4, n. 2 (2011): E-HUM; 42-661984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/683/381BrasilatualidadeDireitos autorais 2011 Fernanda Cordeiro Gazola, Maurício Dias Meireles, Maria Aparecida de Assis Teodorohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-05T03:59:02Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/683Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-05T03:59:02EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão de Crônicas: construção de inferências
title Compreensão de Crônicas: construção de inferências
spellingShingle Compreensão de Crônicas: construção de inferências
Gazola, Fernanda Cordeiro
Letras; Educação; Literatura; Humanidades
língua; texto; discurso; gênero textual; crônica; leitura; conhecimentos prévios; inferências
Crônicas
title_short Compreensão de Crônicas: construção de inferências
title_full Compreensão de Crônicas: construção de inferências
title_fullStr Compreensão de Crônicas: construção de inferências
title_full_unstemmed Compreensão de Crônicas: construção de inferências
title_sort Compreensão de Crônicas: construção de inferências
author Gazola, Fernanda Cordeiro
author_facet Gazola, Fernanda Cordeiro
Meireles, Maurício Dias
Teodoro, Maria Aparecida de Assis
author_role author
author2 Meireles, Maurício Dias
Teodoro, Maria Aparecida de Assis
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gazola, Fernanda Cordeiro
Meireles, Maurício Dias
Teodoro, Maria Aparecida de Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Letras; Educação; Literatura; Humanidades
língua; texto; discurso; gênero textual; crônica; leitura; conhecimentos prévios; inferências
Crônicas
topic Letras; Educação; Literatura; Humanidades
língua; texto; discurso; gênero textual; crônica; leitura; conhecimentos prévios; inferências
Crônicas
description eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v4i2.683RESUMO: Este artigo é uma análise das leituras produzidas por alunos do 3º ano do Ensino Médio, no que se refere à forma como eles constroem inferências para a compreensão das crônicas “O melhor dos mundos”, de Danuza Leão, e “Patético”, de Luiz Felipe Pondé. A leitura é um processo cognitivo complexo que abarca diferentes tipos de conhecimento do leitor. Esses conhecimentos são fundamentais para a construção de inferências e, consequentemente, para a construção de sentidos exigida ao se ler um texto. Assim, dispusemo-nos a analisar as leituras feitas por esses alunos, embasadas em estudos teóricos realizados por importantes autores da área de Linguística Textual, tais como Bronckart, Marcuschi, Bakhtin, Kleiman, Ducrot e outros.PALAVRAS-CHAVE: língua; texto; discurso; gênero textual; crônica; leitura; conhecimentos prévios; inferências.ABSTRACT: This article is an analysis of the readings produced by students of the 3rd year of high school, with regard to how they build inferences to understand the chronic "The best of all worlds" of Danuza Lion, and "Pathetic" by Luiz Felipe Pondé. Reading is a complex cognitive process that includes different types of reader's knowledge. This knowledge is fundamental for the construction of inferences, and consequently to build the required directions to read text. Thus, became willing to analyze the readings taken by these students, supported on theoretical studies by important authors of Linguistics Textual area, such as Bronckart, Marcuschi, Bakhtin, Kleiman, Ducrot and others.KEYWORDS: language; text; speech; genre; chronic; reading; prior knowledge; inferences.Recebido:30/11/2011     Aceito: 30/12/2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/683
url https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/683/381
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
atualidade

dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
dc.source.none.fl_str_mv e-hum; v. 4, n. 2 (2011): E-HUM; 42-66
1984-767X
reponame:EHUM
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str EHUM
collection EHUM
repository.name.fl_str_mv EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br
_version_ 1800216995143090176