A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR PÚBLICA COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL PARA ALÉM DO CAPITAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Márden De Pádua
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Oliveira, Talita Renata Belintani, Cornélio, Alice da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EHUM
Texto Completo: https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/1415
Resumo: eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v7i1.1415RESUMO: O tema a ser discutido refere-se à gestão democrática nas instituições de ensino público. Neste sentido, o artigo apresenta como linha mestra a discussão posta por István Mészáros em sua obra “Educação para além do Capital”. O autor discorre a importância da educação como um dos caminhos para libertar a sociedade da ideologização crescente da doutrina capitalista. Defende-se, portanto, neste estudo a gestão democrática da escola pode servir como alternativa na construção de uma concepção de educação alternativa  para além da lógica do capital. Para tanto, é crucial que a gestão democrática escolar seja pensada sob a perspectiva do trabalho, da coletividade e da plena participação dos sujeitos nos processos decisórios. Evidencia-se, pois, neste trabalho, a necessidade por se lutar, conscientizar e promover uma  transformação social que conceba a educação bem como a instituição escolar,  como espaços de resistência e não de legitimação do capital.Palavras chave: Gestão escolar; Educação democrática; Capitalismo.ABSTRACT:The topic being discussed, refers to the democratic management in public education institutions. In this sense, the article is, as a guideline, the discussion brought by István Mészáros in his "Education beyond the capital". The author affirms the importance of education as one way to rid society of the growing ideology of capitalist doctrine. It is argued, therefore, that the democratic management of the school can serve as an alternative to building a design alternative education to the capital logic. Therefore, it is crucial that school democratic management is designed from the perspective of labor, community and full participation of people in decision-making. It is evident therefore, in this work, the need to fight for awareness of the needs to promote social change to devise education and the school institution as areas of resistance, and not capital legitimation.Keywords: School management; Democratic education; Capitalism.Recebido em: 30/11/2014 – Aceito em 31/12/2014
id UNIBH-1_bc7a1b4711e9040497b0fcb59c606f96
oai_identifier_str oai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/1415
network_acronym_str UNIBH-1
network_name_str EHUM
repository_id_str
spelling A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR PÚBLICA COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL PARA ALÉM DO CAPITALEducação; Gestão Escolar; CapitalismoEducação; Gestão Escolar; Capitalismo;Gestão Pedagógica;eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v7i1.1415RESUMO: O tema a ser discutido refere-se à gestão democrática nas instituições de ensino público. Neste sentido, o artigo apresenta como linha mestra a discussão posta por István Mészáros em sua obra “Educação para além do Capital”. O autor discorre a importância da educação como um dos caminhos para libertar a sociedade da ideologização crescente da doutrina capitalista. Defende-se, portanto, neste estudo a gestão democrática da escola pode servir como alternativa na construção de uma concepção de educação alternativa  para além da lógica do capital. Para tanto, é crucial que a gestão democrática escolar seja pensada sob a perspectiva do trabalho, da coletividade e da plena participação dos sujeitos nos processos decisórios. Evidencia-se, pois, neste trabalho, a necessidade por se lutar, conscientizar e promover uma  transformação social que conceba a educação bem como a instituição escolar,  como espaços de resistência e não de legitimação do capital.Palavras chave: Gestão escolar; Educação democrática; Capitalismo.ABSTRACT:The topic being discussed, refers to the democratic management in public education institutions. In this sense, the article is, as a guideline, the discussion brought by István Mészáros in his "Education beyond the capital". The author affirms the importance of education as one way to rid society of the growing ideology of capitalist doctrine. It is argued, therefore, that the democratic management of the school can serve as an alternative to building a design alternative education to the capital logic. Therefore, it is crucial that school democratic management is designed from the perspective of labor, community and full participation of people in decision-making. It is evident therefore, in this work, the need to fight for awareness of the needs to promote social change to devise education and the school institution as areas of resistance, and not capital legitimation.Keywords: School management; Democratic education; Capitalism.Recebido em: 30/11/2014 – Aceito em 31/12/2014Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BHRibeiro, Márden De PáduaOliveira, Talita Renata BelintaniCornélio, Alice da Silva2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/1415e-hum; v. 7, n. 1 (2014): E-Hum - Dossiê: História, Política e Intelectuais; 09-181984-767Xreponame:EHUMinstname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)instacron:UNIBHporhttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/1415/800NacionalDireitos autorais 2014 Márden De Pádua Ribeiro, Talita Renata Belintani Oliveira, Alice da Silva Cornéliohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-18T02:07:52Zoai:ojs.unibh.emnuvens.com.br:article/1415Revistahttps://revistas.unibh.br/dchlaPUBhttps://revistas.unibh.br/dchla/oaiehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br1984-767X1984-767Xopendoar:2021-06-18T02:07:52EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)false
dc.title.none.fl_str_mv A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR PÚBLICA COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL PARA ALÉM DO CAPITAL
title A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR PÚBLICA COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL PARA ALÉM DO CAPITAL
spellingShingle A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR PÚBLICA COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL PARA ALÉM DO CAPITAL
Ribeiro, Márden De Pádua
Educação; Gestão Escolar; Capitalismo
Educação; Gestão Escolar; Capitalismo;
Gestão Pedagógica;
title_short A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR PÚBLICA COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL PARA ALÉM DO CAPITAL
title_full A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR PÚBLICA COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL PARA ALÉM DO CAPITAL
title_fullStr A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR PÚBLICA COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL PARA ALÉM DO CAPITAL
title_full_unstemmed A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR PÚBLICA COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL PARA ALÉM DO CAPITAL
title_sort A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR PÚBLICA COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL PARA ALÉM DO CAPITAL
author Ribeiro, Márden De Pádua
author_facet Ribeiro, Márden De Pádua
Oliveira, Talita Renata Belintani
Cornélio, Alice da Silva
author_role author
author2 Oliveira, Talita Renata Belintani
Cornélio, Alice da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Márden De Pádua
Oliveira, Talita Renata Belintani
Cornélio, Alice da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Gestão Escolar; Capitalismo
Educação; Gestão Escolar; Capitalismo;
Gestão Pedagógica;
topic Educação; Gestão Escolar; Capitalismo
Educação; Gestão Escolar; Capitalismo;
Gestão Pedagógica;
description eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifierhttp://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v7i1.1415RESUMO: O tema a ser discutido refere-se à gestão democrática nas instituições de ensino público. Neste sentido, o artigo apresenta como linha mestra a discussão posta por István Mészáros em sua obra “Educação para além do Capital”. O autor discorre a importância da educação como um dos caminhos para libertar a sociedade da ideologização crescente da doutrina capitalista. Defende-se, portanto, neste estudo a gestão democrática da escola pode servir como alternativa na construção de uma concepção de educação alternativa  para além da lógica do capital. Para tanto, é crucial que a gestão democrática escolar seja pensada sob a perspectiva do trabalho, da coletividade e da plena participação dos sujeitos nos processos decisórios. Evidencia-se, pois, neste trabalho, a necessidade por se lutar, conscientizar e promover uma  transformação social que conceba a educação bem como a instituição escolar,  como espaços de resistência e não de legitimação do capital.Palavras chave: Gestão escolar; Educação democrática; Capitalismo.ABSTRACT:The topic being discussed, refers to the democratic management in public education institutions. In this sense, the article is, as a guideline, the discussion brought by István Mészáros in his "Education beyond the capital". The author affirms the importance of education as one way to rid society of the growing ideology of capitalist doctrine. It is argued, therefore, that the democratic management of the school can serve as an alternative to building a design alternative education to the capital logic. Therefore, it is crucial that school democratic management is designed from the perspective of labor, community and full participation of people in decision-making. It is evident therefore, in this work, the need to fight for awareness of the needs to promote social change to devise education and the school institution as areas of resistance, and not capital legitimation.Keywords: School management; Democratic education; Capitalism.Recebido em: 30/11/2014 – Aceito em 31/12/2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/1415
url https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/1415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unibh.br/dchla/article/view/1415/800
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Nacional


dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
dc.source.none.fl_str_mv e-hum; v. 7, n. 1 (2014): E-Hum - Dossiê: História, Política e Intelectuais; 09-18
1984-767X
reponame:EHUM
instname:Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron:UNIBH
instname_str Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
instacron_str UNIBH
institution UNIBH
reponame_str EHUM
collection EHUM
repository.name.fl_str_mv EHUM - Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH)
repository.mail.fl_str_mv ehum.revista@gmail.br||ehum@unibh.br
_version_ 1800216995703029760